Comida de Anime 8: OKONOMIYAKI

okonomiyaki com ovo e salsichinha do animê KON! 
OKONOMYAKI (お好み焼き)
Em alguns lugares eu vi como crepe, outros como panqueca, outros como omelete e até como pizza japonesa!
 Fato é: não temos nada parecido com isso.
Vamos ao nome: okonimiyaki. Yaki você já deve conhecer, é o mesmo de yakisoba e yakitori. Quer dizer "Frito", "grelhado na chapa". 
Okonomi quer dizer "o que você quiser" ou "o que você deseja". Ou seja, é o que você quiser grelhado na chapa. No bom e velho português é um misturebão ou mexidão frito. Mas é chique falar okonomiyaki.risos

Mas sério, tem muuuitos recheios. Tem gente que põe até macarrão! Escolha o que você quer e faça.
Esta receita eu aprovei e comprou que é muito fácil. Estou super in love com essa massa!! Ela é ótima de virar na frigideira! Total aprovada pra quem quer algo rápido e fácil. - e suja pouco a cozinha.


Essa receita é perfeita pra quem não gosta muito de comer vegetais e verduras! Porque incorporado na massa ou no recheio fica muito gostoso! Experimente.
isso verdinho por cima é alga 


AVISO DAS FOTOS: Eu fiz uma versão mais light pra mim e foi dessa light que eu bati foto... por isso não está igualzinho, é só pra te dar uma ilustrada. A receita que eu escrevi aqui é mais gostosa do que a do que eu comi (nas fotos), mas se você quiser fazer uma mais light, troque a maionese por light e o leite por desnatado. Também diminuío recheio: em cada okonomiyaki eu coloquei só 1 fatia de presunto e só coloquei 1 col de queijo ralado pra dar uma douradinha. Dieta é dieta, mas um diazinho pode.
Massa: 
super amo essa massa! Muito fácil de virar, e ela fica grossinha fácil com a farinha. Tenha fé!
400g de repolho fatiado (use o repolho branco- eu usei o roxo risos)
2 ovos
1 xíc. de farinha de trigo
1/2 xíc. de leite
300g de queijo fatiado
Recheio.(eu escolhi presunto*)

*Geralmente o recheio que eu vejo as meninas comendo é porco. Mas tem muitos recheios possíveis, como frango, peixes, camarão, calabresa, bacon, lula, champigon... 

Pra servir use molho de okonomiyaki ou barbecue e maionese! Peguei na net uma receita de molho.

Molho- fiz mas não sei se gosteeeei...SÓ GOSTEI. mas pra quem não tem nenhum vale a pena:
4 colheres de sopa de maionese
4 colheres de sopa de catchup
4 colheres de sopa de molho shoyu.
                                                                                                                                                       


#Comofaz?
1. No liquidificador bata os ovos, a  farinha de trigo e o leite.
Se for fazer à mão, bata os ovos antes, separado.
2. Misture até a massa ficar homogênea- uma dica que minha avó dizia pra saber o ponto da massa é só bater até ficar com bolhinhas. (eu sou "psica" e bati TUDO à mão mesmo). Salgue ao seu gosto. Eu não sou de usar muito sal e o molho já era bem salgado, coloquei uma colher de shoyu.

3. Numa tigela coloque a massa e por último o repolho. A massa fica com uma cor linda! Não use repolho roxo como eu fiz... Eu queria "dar uma corzinha" risos. no fim, acheio que poderia ter ficado mais bonito.

Nâo use repolho roxo. *coloquei uma col de shoyu.

5. Coloque um fio de óleo pra esquentar. Se o seu recheio já for cozido como o meu,eu usei presunto lembra?, coloque um pouco da massa da frigideira, cuidando pra massa ficar numa espessura que dê pra ser virarada. (1 medida de concha dá BASTANTE).
Se você não cozinhou o recheio, numa chapa aquecida doure a carne de porco e jogue uma medida de concha da massa por cima, dourando-a dos dois lados até ficar cozida.

HORA DA VIRADA: Nervosismo e Ânsiedade hahah

6. Você vai saber quando está na hora de virar quando as bordas da massa já estiverem mudando de cor. E se for de teflon, a massa vai estar toda descolada do fundo da frigideira. Antes de virar cubra a "panqueca" com o queijo e o recheio escolhido. -eu devia ter picado o presunto mas tive preguiça.
Vire a panqueca pra dar uma cozinhada no lado que tem o recheio e pra cozinha o restante de massa;
Frite até que o recheio esteja no ponto -costuma ser rápido porque já está tudo cozido!







Agora repita os passos com o restante da massa

tire os restos que caem: eles deixam o próximo okonomiyaki com gosto de queimado.


ATENÇÃO: a sua frigideira já vai estar quente, por isso, o tempo de cozimento tende a diminuir do primeiro okonomiyaki pro segundo. 
Outra coisa super importante, é antes de você colocar o segundo pra fazer, tire todos os restinhos que ficaram na frigideira. Isso queima rápido e deixam a comida com gosto de queimado. Limpe com um papel ou só tire com a espátula. Coloque mais um fio de azeite. Fique ligada!
    ah vá, pra rapidez que foi tá bom. Vai ter molho por cima mesmo...

    Prepare o molho à parte misturando todos os ingredientes e sirva sobre o okonomiyaki.(sem foto) Geralmente as pessoas fazem um desenho tipo jogo-da-velha por cima com a maionese e o molho, mas tem quem faça coração, estrela, ursinhos... você pode inventar.

    Rende 4 porções

    Eu geralmente não gosto de postar coisas que dão pra muuuitas pessoas percebeu? Se o seu grupo for maior, basta dobrar tudo. Se você não se sente segura de dobrar a receita, uma de cada vez, repetindo o procedimento. Muitas vezes eu faço isso pra nada desandar.


    O QUE EU ACHEI:
    Eu adorei a receita! É gostoso, rápido e fácil. super aprovo e farei novamente. Eu fiz numa quarta-feira depois de um dia inteiro na rua...
    Eu achei o gosto bom. A massa não é crocante, ela é mais macia, como a do takoyaki. Fica douradinha linda!!! E é fácil de virar na frigideira.
    MAAS achei a cara do prato feia. Fica uma fritura bonita, mas você precisa decorar por cima depois.
    Agora entendi porque todo okonomiyaki vem com recheio em cima ou cheio de molho, pra esconder a carinha dele.
    Eu também não tive a manha de pensar em fazer a borda bem redondinha.... queria só fazer rápido. Mas a massa dá pra fazer aquela escultura em que a borda fica redondinha.
    O que eu não gostei foi do molho, a maionese deu uma bolinhas... Eu devia ter batido mais....

    *quero provar com o molho barbecue! Deve ficar um espetáculo!

    ainda chego neste nível de maestria!
    EDITADO:
    Gente, hoje eu acho muito fácil fazer um assim, só precisa picar os ingredientes melhor, coisa que eu não fiz, e é bom ter uma frigideira rasa e mais larga. Hoje em dia faço pro meu namorado e fica assim.
    Também faço Omurice e ele bate até foto <3

    Comments

    1. Incrivelmente eu tenho tudo aqui em casa, vou começar a fazer agora! Me deu uma vontaaade de comer...adoro misturebas!

      ReplyDelete
    2. @Sweet
      depois conta como ficou? Se gostou, se não gostou...
      -posso abusar:
      tira uma foto?

      ReplyDelete
    3. ahahah Fotografei!!!! Depois eu mando!*---------*
      Achei delicioso...Mas como eu tenho estômago de avestruz....Coloquei umas tirinhas de queijo mussarela também(doida)!

      ReplyDelete
    4. @Sweet

      boa! depois mostra pra gente;
      O legal do okonomiyaki é ter a liberdade de poder mudar os ingredientes a seu gosto.
      Eu quero fazer um próximo mais enfeitadinho
      -e comprar molho barbecue

      ReplyDelete
    5. Ameei a receita *--*
      Sempre vi em alguns animes e sempre quis saber como é *----*
      Depois vou tentar uma dessas aqui em casa ;D

      ReplyDelete
    6. Menina! Adorei seu blog! Eu procurava loucamente receira de Kare Pan... Okonomiyaki e essas coisas, e aqui tem tudo explicadinho! MUITO obrigada! xD

      ReplyDelete
    7. @Anônimo

      oie Guria!!

      segue a gente e nos dê um help!

      ReplyDelete
    8. Nos restaurantes japoneses voce mesmo frita o seu, as mesas ja tem uma chapa.

      ReplyDelete

    Post a Comment

    H-SAMA.com: TODOS os comentários serão lidos, respondidos com carinho (pode demorar uns dias então volte pra ver!).
    +++
    All comments are read and will be up. Come back to see it.