Comida de Anime14: Mitarashi Tare

Mitarashi (みたらしだれé um molho de soja (mais um) feito com açúcar e um pouco de mirim. 
Ele é muito usado como cobertura e acompanhamento para wagashi (和果子)

Receita:
60 ml ou 1/4 xícara de água

1,5 colher de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de mirin 味醂 ou みりん - tipo de um sake doce, mas eu usei sake normal (u.u)
50g ou 1/3 xícara de açúcar
1 colher de sopa amido kudzu (usei maiezena mermo)
1 colher de sopa dissolvendo o amido kudzu
1 pedaço de alga kombu (optional)


Em uma das receitas que vi a kombu é usada, ela é um realçador do sabor natural. Você pode usá-la ou não, o que você preferir.
Em vez de amido kudzu você pode usar amido de milho (maizena) como espessante.
Dizem que kudzu  tem uma textura e gosto muito melhores . (eu não tenho aqui e quando provei mitarashi a primeira vez, não sei se foi mesmo usado isso - enfim)

Aqueça a água (com kombu, se quiser), até ferver. Descarte o kombu e adicione o mirin, açúcar e shoyu, deixe ferver um pouco. 
Dissolver o amido em 1 colher de sopa de água e adicione ao molho, mexendo sempre. O líquido vai engrossar, deixe ferver um pouco e desligue o calor.

Sirva num copo baixo que dê pra pessoa mergulhar a comida ou sobre a própria comida
As vezes eu tenho a impressão de que o que não é feito de soja no japão é feito de arroz, feijão, vegetais/frutas, peixes ou simplesmente não se come.

Comments