COMO FAZER uma anágua fácil


Como fazer anágua fácil:


"Cadê o post com tutorial de anágua que vc disse que ia ter? to esperando, de preferencia com moldes pra eu fazer em casa! "via Formspring



hahahahah. Verdade! Tô enrolando.

Eu fiz um e achei que ficou ruim. Daí comecei a fazer outro. Desculpa! 

Já que a Aqualye xamou na xinxa AGORA SAIU. Vem ver:



Como fazer anágua

Antes algumas meninas pediram como fazer anáguas,  mas de um jeito meio vapt-vupt (que nós aqui, carinhosamente apelidamos de jeito H-Sama - que não é convencional mas também dá certo. risos) 


anáguaanágua


Mas o que é uma anágua?


Uma anágua é uma saia usada para acabar com a transparência do tecido ou para armar uma saia.



Esta última, é como uma saia com camadas de babados feitos de tulle  para servir de armação (ou de outro material - até arame! Aí o nome é crinolina e temos post aqui anágua de arames).




Eu de noiva com uma anágua pra vestido sereia n9 
e minha daminha também com anágua, porém godê n12 curta




Ao se fazer anáguas não é preciso usar tule obrigatoriamente, mas costuma-se usar porque o tule é extremamente leve e arma fácil e é consideravelmente fácil de costurar.

Quanto mais franzido o babado, mais armado fica o tule. Consequentemente, mais "forte" a anágua e mais ela "segura" tecidos mais pesados.




O tipo de tulle também influência. 
Tem tules que são muito finos, daí armam muito pouco. - O que é ruim.
Opte por tule grosso mesmo ou tela. Se você não encontrar vale mais a pena usar outro material do que tules muito finos se o tecido da sua saia for grosso...

As vezes, o tecido é tão pesado que você tem que fazer uma armação mais forte por baixo. Daí só o tule não dá conta.


Em lojas de material de forração de sofás e estofamentos costumam vender uma tela de buracos miúdos que eles usam como acabamento em assentos, que parece um "tule grosso". Eu costumava usá-la em saias longas ou mais pesadas. É barato, extremamente leve e arma fácil - precisa de pouco material pra conseguir o efeito necessário, só que fica feio - só serve mesmo pra ficar embaixo da saia.


EDITADO: No meu vestido de casamento eu usei essa tela na anágua do meu vestido e a parte visível é de tule. Mas por baixo tem a bixa fortona. Ninguém vê.
Eu queria a leveza do tule na capa e na barra da saia, mas a força da tela por baixo pra abrir a roda e não ficar pisando no vestido.


****





2013-03-30-15-04-49.jpg (5184×3456)

Como fazer uma anágua sem costuras!!


Serve para vestidos de algodão de tamanho curto /médio (tipo a maioria dos de lolita simples ou as roupinhas de ballet para crianças)

Não serve para roupas em que a anágua pode aparecer. Porque é feiosa meio simples. risos.[Esta aqui é como usar um cheater, porque na verdade o povo chama isso de tutu sem costura]




Você vai precisar de:
- no mínimo 4m de Tulle na cor desejada (opte uma cor próxima ao do tom da saia ou, se for usar tela industrial, use a branca)

 - Elástico ou Fita de 2cm de largura (comprimento = circunferência da sua cintura)
- Tesoura



#comofaz?
Una as duas pontas do elástico. pode ser com um nó. - eu prefiro costurar.
Corte todo o tulle em tiras de mais ou menos 10cm de largura.

Amarre cada tira de tulle no elástico. Não aperte muito. Pra conferir se está legal enfie o dedo entre o elástico e o tulle amarrado.
Cubra toda a volta do elástico. Apare as pontas tortas e voilá.
Pronto!


EDITADO: Olha só a diferença de UMA CAMADA, DUAS CAMADAS ou 3 CAMADAS de tulle. Isso pode resolver o seu problema; :)



Beautiful Ball Gown | A step by step tutorial with pictures!:



EDITADO: Se você está procurando aqueles tutus de ballet bandeja você vai precisar de arame. Aqui tem como fazer uma anágua de arames




EDITADO: Você consegue efeitos diferentes com alturas diferentes e, lógico, variando a quantidade de tule. Meno tule, menos armado. Mais tule mais armada.



Original_No-Sew-Tutu-three-on-dress-forms_h.jpg.rend.hgtvcom.1280.960.jpeg (1280×960)







Material cosplay: tudo sobre tule




****








Como fazer uma anágua com camadas

Serve para qualquer tipo de vestido, desde vestidos de princesa a vestidos de sereia....
A diferença vai ser aonde você vai colocar os babados de tule.

Para vestidos lolita você pode usar a modelo número 1;

Para vestidos rockabilly ou anos 50, número 2;

Para vestidos de sereia, faça a saia justinha e coloque os babados só embaixo, tipo a número 9, 

Para vestidos de noiva princesa ou "bolo de noiva" , 5, 10, 11 e 12. Vai variar o que você quer e o peso da saia... Para uma saia pesada como a da Bella de A Bela e a Fera eu usaria a número 10.

Modelos como a 3, 4, 6 e 7 são para vestido sequinhos em cima e abertos em baixo. Sendo a 6 pra saias leves, como vestidos de noiva com saia em tulle em formato evasê.

petticoats:

MATERIAIS: 
Você vai precisar de:
tecido de algodão
Tule ou Tela (LEIA AQUI TUDO SOBRE TULE E TELA).
Viés de algodão ou sintético





Desenho da Saia Franzida | Tânia Neiva:

#Comofaz?

O molde da anágua vai depender do molde da saia que você quer armar.
Se a sua saia ou vestido é evasê, você faz uma anágua evase, 
se a sua saia ou vestido é gode, você faz gode.

Faça uma saia evasê sem pences (em "A") ou godê (em "O") com o tecido de algodão.- lembre-se que o modelo depende do modelo da saia que vai por cima (da que você quer armar), use o mesmo molde da sua saia.

**agora, se a sua saia não for nem godê nem evasê (se ela for balonê por exemplo), veja qual dos dois fica melhor: se você quer mais volume, faça godê, se quiser menos: evasê. 
Se a saia for sereia (no caso da foto 1) ela vem justa até os joelhos e do joelho pra baixo sai evasê - ou seja, vai costurar uma anágua normalr evasê numa justa pra fazer a anágua do vestido.)


SaiaEvase:




SaiaFranzida:







BABADOS DE TULE

Meça cuidadosamente o tule e corte. Aqui você tem duas opções: ou corte todos os babados em larguras iguais ou corte em larguras um pouco maiores de babado pra babado, ou seja,  fazendo um degradê.  Leia abaixo.


Cortar em tamanhos iguais é mais fácil se você está começando.
Corte o tule, e franza com a ajuda de uma agulha e linha. Meça tudo pra garantir a exata medida de tecido franzido. Distribua o franzido uniformemente e só então pense em prender na saia

NOTE: se estiver muito franzido de um lado e do outro não, a saia fica torta. risos. por isso é importante você ter paciência agora pra não ter que desmanchar tudo. Vai por mim que eu já fiz isso. hahahah







pink crinoline petticoat:


sakurakinomotocardcapto-4.png (1024×1408)EFEITOS DOS BABADOS

se você quer mais volume em baixo --Você tem que fazer os babados de cima menores e os de baixo maiores

É bem comum. Aparece até em saias bem sequinhas em cima e rodadas embaixo - ex. Praticamente todas asa saias da Sakura Kinomoto são assim.




se você quer mais volume em cima--- os babados de cima maiores e os de baixo menores

Eer... não é exatamente comum isso, É bem estranho, na verdade- ex. serviria pra saias tipo uma BOLA! tipo a carta DOCE da Sakura "The Sweet" à direita.








DIY Tulle Skirt Tutorial:


COSTURANDO OS BABADOS


Eu gosto de pôr uma fita de viés de algodão por cima de onde vai passar a costura, na hora de prender o babado de tule no tecido da saia. Isso porque o viés reforça a costura

Isso aumenta a vida útil da saia e evita o tule rasgar bem na costura (como acontece).

Comece prendendo primeiro o babado da barra e depois vá subindo em direção ao topo. Coloque só até a altura pra precisar.



[ • sweet lolita - petticoat detail • ]:


Saias curtas tipo lolita, geralmente,  não precisam de babado até a cintura para se sustentarem. 


Note como as camadas de tule só começam uns 10 cm or 20 cm abaixo do cós da cintura.

White Lolita Netting Bell Shape Petticoat Pettiskirt Underskirt Fully Lined Large Poof- i should diy this :D:







21 Ridiculously Stunning Long Sleeved Wedding Dresses \\ House of Mooshki - Confetti Daydreams via Burnett's Boards:

Saias longas tipo princesa, famosas bolo-de-noiva, precisam de volume até na cintura.


how to make a tulle skirt or petticoat http://www.andreaschewedesign.com/1/post/2014/02/tulle-skirts-1427-sewing.html:




Se você quer uma armação tipo a da Sakura Kinomoto, extra armada, precisa armar tudo da cintura até a barra.

E você vai precisar de mais volume ainda na parte de baixo, por isso costure 2 ou 3 babados juntos na barra. (um por cima do outro mesmo- quanto mais volume melhor!)



Best petticoat tutorial so far.: Creative Chaos: Pettiskirt Sewing Instructions & Tips- Part 2:





Depois disso tudo, você pode ainda colocar crinolina na barra de cada babado do tecido do vestido como na foto abaixo. Leia TUDO SOBRE CRINOLINA AQUI!


Horsehair braid in hem:



COMO CALCULAR tecidos de olho?





O QUE ACHARAM? Ajudou alguém?
tem alguma ideia? Deixe um comentário!

O blog se alimenta de comentários, se você não comenta, o blog fica com fome e pode até morrer! Não deixe mais um blog brasileiro morrer! 

Ave Sakura,  Rainha das saias armadas!





post top 05 do blog
como confeccionar uma anagua simples , como cortar e montar uma anagua





LEIA MAIS:


PINTEREST, TUMBLR OU FACEBOOK






No idea who made this:

Tutorial: COMO FAZER  UM TUTU BANDEJA PARA BALLET








Material cosplay: tudo sobre tule




como fazer uma crinolina anagua de metal

Tutorial: Anágua de Metal, anágua gaiola ou Crinolina









AJUDE A DIVULGAR: 
SALVE ESSA IMAGEM E NOSSO LINK NO SEU BLOG, 
PINTEREST, TUMBLR OU FACEBOOK


Como fazer anágua fácil
COMO FAZER uma anágua fácil - CLIQUE AQUI




 ----------------------------------------- 





Comments

  1. Ahh tava querendo aprender sobre anaguas desde que vi aquelas pra vestido de noiva :D
    útil em diversas ocasiões, vou tentar fazer uma aqui mesmo que não sirva pra nada xD

    ReplyDelete
  2. Ahhhhhhhh.... Que mara *.*

    Li a pouco o post de vcs ensinando a fazer o festido da Sharon - Pandora Hearts e já ia começar a procurar o tutorial da anágua... No caso do vestido dela, qual tipo ficaria melhor?

    O post:http://h-sama.blogspot.com/2011/04/como-faz-cosplay-de-sharon-rainsworth.html

    a anágua que vc sugeriu: http://www.wedding-bridal-boutique.co.uk/acatalog/3-Bone-Hoop-Tulle-Wedding-Petticoat-Image.jpg

    Será que uma costureira dá conta de fazer o vestido? A anágua eu consigo (acho). Quantos metros de tecido (acho que oxford) vc acha mais ou menos que daria?

    Desculpa tantas perguntas XD

    AMO seu blog

    ReplyDelete
  3. @Miranda

    a anágua costurada mesmo.
    Com a base em murim (ou outro tecido de algodão) e os babados em tela ou tule grosso.
    Anágua deve ter corte godê e babados duplos na barra.

    Essa da foto da anágua que eu postei leva uma barbatana dentro,
    mas eu acho que não precisa.

    Fiz um vestido de Eufemia Li Brittania de Code Geass sem a barbatana!

    ------------------------------
    TECIDO
    não sei mesmo.
    isso varia de pessoa a pessoa.
    Se você é alta, magra, quais as medidas exatamente.

    Eu chutaria uns 6 metros. (4,5 pra saia e 1,5 pra blusa)

    ReplyDelete
  4. nossa esse post foi tudo de bom
    resolveu muitas duvidas minhas
    quero me vestir de lolita nos eventos mas ñ tinha ideia por onde começar
    agora sei
    bjs

    ReplyDelete
  5. ahsuahsuahs xD
    valeu Hairan.
    vo ali comprar tule e ver no que dá... lendo assim parece fácil! ^^

    ReplyDelete
  6. @Aqualye

    é mole mesmo.
    se você puder tentar o tutu antes, vai ver como é fácil.
    E você pode fazer de várias cores e usar sozinho com um shortinho + meia calça. fica show

    ReplyDelete
  7. bem fácil de fazer, e explica bem.
    o estilo sereia é o que me deixo mais escantada, é muito lindo *u*

    ReplyDelete
  8. H, como consegue fazer tutoriais tão bem explicados????? #ficaaduvida
    Sério, acho que mesmo pra quem não tinha essa dúvida **eu** foi mesmo muito útil porque conhecimento de hand made é sempre bom né???

    Kissu kissu ^3^
    Ori
    http://kaorimatsumoto.blogspot.com/

    ReplyDelete
  9. muito legal e util esse seu post. Eu adoro as roupas da sakura e um dia farei um cosplay dela ^.^

    ReplyDelete
  10. Amei a matéria! Estava mesmo atrás de como fazer anágua pra um vestido lolita que estou pensando em fazer.
    Você explica muito bem.

    ReplyDelete
  11. Caramba, origatou H-sama *o*
    Tou tentando desesperadamente fazer um vestido estilo lolita gótica. O tule vai deixar ele bem armado ^-^

    ReplyDelete
  12. muito dificil eu gostaria de um passo a passo com vc mostrando.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Se vocÊ é iniciante, experimente a anágua fácil.
      tem video já no blog.

      Delete
  13. Ola. e se caso for usar arame, como fazer para costurar os arames no tecido.. dae tecido de criar um caseado na saia dae. agradeço ..

    ReplyDelete
    Replies
    1. uma anágua de arame é totalmente diferente!
      Ela serve pra segurar muito peso de tecido em cima. É ideal para vestidos e saias muito bordados.

      Ela é toda de metal e não é costurada no tecido da saia. Aliás, anágua nenhuma é costurada na saia.

      aqui tem um esquema:
      http://divadollscloset.com/newshop/img/p/209-685-large.jpg

      O arame usado depende do peso da saia, eu já fiz com arame de bitola (diâmetro) de 2 -3 (nem lembro mais) e já fiz com vergalhão também- este último foi uma fantasia de porta-bandeiras pra carnaval.

      Delete
  14. Ola. e se vou usar arame como faço para costurar o arame com a saia.. e que tipo de arame usar... obrigado

    ReplyDelete
  15. Um dia fiz um passo a passo de montagem de soutien sem base frotal com bojos pré moldados e passei por fax pra uma empresa pra outra cidade, foi tão bem elaborado que fui convidada a ministrar curso de costura industrial em produção de lingerie, atuei por mais de 05 anos, a boa didática é tudo na aprendizagem, muito bem explicadinho mesmo, vou salvar o blog nos favoritos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. ai que bacana!!!
      Muito obrigada mesmo pelo elogio! Você não sabe o quanto significa!

      sucesso pra ti e parabéns.

      Delete
  16. Oi...Pesquisando aqui encontrei seu blog,
    Parabéns gostei muito da explicação de ''Como fazer uma anágua fácil"

    Bom eu sou costureira e essa semana recebi a missão de fazer o vestido da Athena
    E estou na dúvida de qual anágua eu devo fazer vc pode me indicar?
    Aguardo resposta
    Desde já agradeço bjuss até mais

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oie, Angélica,
      eu faria a godê com camadas na barra até o joelho,ou coxa (depende da altura da menina)

      Aqui embaixo ela usou bambolês. Eu acho que não precisa. Use tule grosso. Em casas de material para estofado você acha. Parecem uma telinha.
      http://yayahan.com/images///cosplay/athena/athena20.jpg

      Delete
  17. oiiii H-sama, bem eu tive uma duvida sobre a anágua sem custura, com 4 mt de tecido em tiras, com tanto tecido, eu chego a dar voltas no elástico e fazendo nós encima do próprio tule?
    bjs
    adorei a matéria

    ReplyDelete
    Replies
    1. não sei. depende do tamanho do elástico. mas eu acho que não.... 4 metros não é tanto para um adulto; mas se for criança, pode ser

      Delete
  18. oiii eu preciso fazer uma anágua dessa pra mim vestir em uma saia d baiana bem rodada ai eu tenho q fazer uma anágua tipo ( 0 ) e eu tenho 1.60 d altura,eu devo fazer a saia ate o joelho,ou fik muito longo pra mim...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oiii <3
      Desculpe-me, mas eu não entendi a pergunta.

      Delete
  19. Faz tutorial de como fazer vestido Lolita? *u* Pfvr! Quero fazer pra ir em um evento de anime <3 Obg <3

    ReplyDelete
  20. Fiquei animada vou comprar tulle e vou tentar fazer, parabens

    ReplyDelete
    Replies
    1. Que bom, Solange! Se você fizzer eu quero ver!!

      Delete
  21. !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ReplyDelete
  22. Lo preparas en, más o menos, 20 minutos y es muy sencillo: precalienta el horno a 180 grados,
    corta cebolla, zanahoria y calabacín en rodajas pequeñas.


    my site; recetas reposteria thermomix ()

    ReplyDelete
  23. I'm really impressed along with your writing skills and also with the structure to your blog.
    Is this a paid theme or did you modify it
    yourself? Either way stay up the excellent quality writing, it's rare to peer a nice blog like this one
    today..

    Stop by my weblog - MICROPIGMENTACION PELO A PELO MALAGA

    ReplyDelete
  24. Simply want to say your article is as astounding.

    The clarity in your post is simply great and i can assume you are an expert on this subject.
    Fine with your permission allow me to grab your RSS feed
    to keep updated with forthcoming post. Thanks a million and
    please continue the rewarding work.

    Have a look at my website; Jurassic World The Game Hack ()

    ReplyDelete
  25. Thanks on your marvelous posting! I seriously enjoyed reading it, you will be a great author.I will make
    sure to bookmark your blog and definitely will come back someday.
    I want to encourage that you continue your great job, have a nice holiday weekend!


    Feel free to visit my weblog - AUMENTAR de LABIOS en MARBELLA

    ReplyDelete
  26. En ese aceite pondremos a freír el pollo troceado junto a las hojas
    de lauro, y lo dejaremos que se fría bien por doquier.


    my website - recetas faciles de pollo guisado []

    ReplyDelete
  27. adorei sou umbandista as saias sao bem rodadas que tipo de anagua posso usar ? as saias sao levis

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Patrícia. Dá uma olhada na tabela de 1 a 12. Tem mostrando vários modelos diferentes.

      Para vestidos de noiva princesa ou "bolo de noiva" , 5, 10, 11 e 12. Vai variar o que você quer e o peso da saia... Para uma saia pesada como a da Bella de A Bela e a Fera eu usaria a número 10.

      Aí é só você ver como é a sua saia...
      Como é o modelo da sua saia e que efeito você quer?
      Quanto mais babados de tule, mais aramada a saia. <3

      Delete
  28. sou umbandista adoro vesti as sais bem rodadas so que nao ficarao ainda como eu gostaria tenho 1.49 de altura que de anagua recomendaria para min ? obr ecintinui seu trabalho e maravilhoso

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi, obrigada pelo elogio.
      Eu não tenho como calcular pra você. É bom você saber exatamente o que você gosta, quanto você quer rodada e qual o tecido que vai por cima e por aí´vai.
      Uma vez definindo isso, Você pode calcular sozinha ou com sua costureira <3

      Delete
  29. Boa tarde Hairan Zuchelli!
    Quanto metros de tules vou precisar para fazer uma anágua de um vestido dos anos 50,gostaria que ficasse armado médio (nem de mais,nem de menos),se você poder me informar também a quantidade de mestro de tecido para a saia te agradeço muito.este vestido será para minha filha de dez anos.
    Muito grata.
    Parabéns,gostei muito da postagem e me foi útil.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada pelo comentário e pelo carinho.
      Mas Eu não tenho como calcular pra você. É bom você saber exatamente o que você gosta, quanto você quer de rodada e qual o tecido que vai por cima e qual a grossura do seu tule, altura e peso da criança e por aí´vai.
      Uma vez definindo isso, Você pode calcular sozinha quando for a loja e ver o tule. Coloquei acima um video que eu fiz ensinando um pouquinho como calcular tecidos. <3

      Delete
  30. Boa tarde Hairan Zuchelli!
    Quanto metros de tules vou precisar para fazer uma anágua de um vestido dos anos 50,gostaria que ficasse armado médio (nem de mais,nem de menos),se você poder me informar também a quantidade de mestro de tecido para a saia te agradeço muito.este vestido será para minha filha de dez anos.
    Muito grata.
    Parabéns,gostei muito da postagem e me foi útil.

    ReplyDelete
  31. Boa tarde!
    Parabéns por sua postagem.
    Você sabe me me informar ou me dar uma média de quantos metros de tule precisarei para fazer uma anágua de um vestido anos 50 para minha filha de dez anos,te agradeço desde já.

    ReplyDelete
  32. Adorei, eu queria um mais detalhado do estilo bolo.... Grata

    ReplyDelete
    Replies
    1. oi Lyvia! Vou tentar fazer. Compartilhe esse post no seu facebook pra ajudar <3

      Delete
  33. Parabéns pelo post! Para mim simplesmente perfeito. Bjocas!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada por deixar um comentário! Fico muito feliz que tenha ajudado!

      Delete
  34. Olá H Sama... preciso muito da tua ajuda para fazer uma saia volumosa de tule estilo giambattista. . Conhece né? Pode me ajudar? Aguardo e agradeço. ANGÉLICA

    ReplyDelete
  35. Olá H Sama... preciso muito da tua ajuda para fazer uma saia volumosa de tule estilo giambattista. . Conhece né? Pode me ajudar? Aguardo e agradeço. ANGÉLICA

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Angelica,
      Não conheço não. manda link pra gente ver. Você está falando de uma saia de babados de tulle como o designer Giambattista fez nos últimos desfiles??

      http://sheerluxe.com/sites/default/files/2016/01/1_19.jpg

      Se você está falando de saia volumosa com certeza precisa de anágua ou crinolina.
      Temos matérias aqui de como fazer anágua e como fazer crinolina.

      Delete
  36. boa noite adorei seu post mas estou com dificuldades em armar um tutu bandeja quantos mts de filó usar esse arame que não acho em lugar nemhum tentei com barbatana mais.... ficou ondulado me ajuda obrigada

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi, tudo bem? eu não sei quanto de tule usar, realmente depende da altura da pessoa e de como vc quer que a bandeja fique.

      💮 Aqui em cima no artigo tem um link pro tutu bandeja 💮
      http://www.h-sama.com/2012/08/como-fazer-uma-anagua-de-arame.html

      Arame vc compra em loja de material de construção. É bem barato.

      💮 Que tipo de barbata vc usou? e quanto de tule? Ficou pesado??
      Não porque não daria certo... e ficar ondulado. Tem como mandar foto??
      MAs vc pode usar os dois <3

      Delete
  37. Boa noite! Adorei tudo no site! Gostaria de uma ajuda. Já fiz uma saia de tule sem costura com os nós pranuma fantasia pra minha filha, agora quero fazer uma pra eu usar em um casamento, logo tem que ser melhor o acabamento. Gostaria de uma base pra pode calcular a quantidade de tecido em cima da altura q quero e da minha cintura. Att Bianca Reis

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Bianca, é meio dificil calcular tulle, eu te recomendo usar a mesma quantidade que você usou na fantasia da sua guria, ou mais - dependendo do efeito. :)

      Delete
    2. Olá bom dia, eu adorei seu post, mas fiquei em duvida sobre a anágua numero 6 (da imagem onde tem várias armações), ela é indicada para qual modelo de vestido?
      Obrigada pela atenção

      Delete
  38. Olá a anágua numero 6 (da imagem que tens vários modelos) é indicado para que tipo de vestido?
    Obrigada...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Vamos lá! Anonima, a imagem tem varios modelos.
      cada modelo é bom pra uma saia diferente. Por exemplo os modelo 6 e 7 ficam lindos pra saias EVASÊS.
      Sendo a 6 pra uma em tecido mais leve e a 7 pra tecido um pouco mais encorpado.
      Porém digamos que você vai fazer uma saia evasê em JEANS , aí vai precisar de uma "gaiolinha"
      tipo a 10 porém NO FORMATO da 6. Sacou? Varia de acordo com:
      a. o tipo da saia.
      b. o peso do tecido de cima

      Delete
  39. Olá bom dia, eu adorei seu post, mas fiquei em duvida sobre a anágua numero 6 (da imagem onde tem várias armações), ela é indicada para qual modelo de vestido?
    Obrigada pela atenção

    ReplyDelete
    Replies
    1. oi Jaque respondi em cima igual
      Vamos lá! Anonima, a imagem tem varios modelos.
      cada modelo é bom pra uma saia diferente. Por exemplo os modelo 6 e 7 ficam lindos pra saias EVASÊS.
      Sendo a 6 pra uma em tecido mais leve e a 7 pra tecido um pouco mais encorpado.
      Porém digamos que você vai fazer uma saia evasê em JEANS , aí vai precisar de uma "gaiolinha"
      tipo a 10 porém NO FORMATO da 6. Sacou? Varia de acordo com:
      a. o tipo da saia.
      b. o peso do tecido de cima

      A anagua 6 é a que fica "SEQUINHA" perto da barriga e abertona do meio pra baixo.
      NÃO É SEREIA. Ela fica tipo um "A" no corpo

      Delete
    2. se vc quiser sereia, não sei se é isso que vocês estão procurando.
      Seria tipo a 9, e a quantidade de babados varia do seu gosto e do peso do vestido.
      O meu vestido de noiva nós usamos umas 4 babados do joelho pra baixo - porque eu queria BEM SEREIA MESMO. :)

      Delete
  40. Boa tarde pode me ajudar por favor ? A costureira pediu para eu comprar tecido para forro para fazer o saiote do vestido de noiva . Fui na loja eles me ofereceram o Cetim com elastano está certo ou você aconselha comprar outro tipo ?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Lucy, como é o modelo? Tem foto?
      -- Eu super não sou de seguir ordens do tipo "Você tem que fazer roupa de noiva com tecido x" --

      1. Depende do seu gosto, é pra você? gostou do toque? achou bonito?
      2. E PRINCIPALMENTE : A COSTUREIRA TE MANDOU COMPRAR O QUE?

      te falo isso como a coisa mais importante porque cada costureira gosta de trabalhar com uma coisa.

      Não adianta, por ex, eu te passar uma coisa que ela odeia ou que nunca tenha trabalhado. O ideal é que ela ja esteja ACOSTUMADA.
      Assim ela sabe que agulha usar, que pressão a maquina dela costura bem...

      E claro, é importante que você goste do toque do tecido.

      SOBRE O CETIM COM ELASTANO:
      Ele é "típico tecido de noiva"
      O elastano fica confortavel em vestidos mais justos, porém, se não for o caso eu não vejo utilidade em ter elastano ou não.

      O meu vestido embora justo NÃO TEVE elastano.
      Ele foi feito na minha medida e NÃO esticava.
      Planejamos assim.

      MAMÃE e eu usamos tricoline porque eu gosto de algodão e também tivemos medo d'eu ter alergia pois sou alergica a sinteticos e preferimos não arriscar num dia tão especial.

      Tem cliente que NÃO ia gostar de um forro de tricoline porque acredita que "não é um tecido pra noivas".

      Eu por outro lado quis conforto, o luxo tá do lado de fora! Dentro ninguém precisa ver.

      Além disso: O meu vestido também foi muito bordado e por isso era PESADO, um forro de cetim não aguentaria o peso, ou seja, NÃO SERIA FUNCIONAL.

      Se você pretende vender o vestido depois, deve se preocupar com o tipo de forro, se não, compre o que a sua costureira indicar porque ela sabe o caimento.

      Cetim serve pra forro? Sim.
      Fica ótimo mas depende do vestido.
      Um vestido PESADO, bordado, não ficaria armado costurando os babados no cetim eu imagino... (só um exemplo)

      Na dúvida, converse com a sua costureira porque ela vai saber bem mais do que moça da loja :)


      Delete
  41. Olá bom diaaa! Parabéns pelas as dicas ,mim ajudou muito....muito obrigado!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Que bom fico muito feliz! obrigada por ter deixado um comentário! isso me ajuda bastante

      Delete
  42. Oi H, sei que o post é antigo, mas talvez você possa me ajudar. A questão é que eu sou Asperger (caso você não saiba o que é, é um transtorno do espectro autista em que a pessoa consegue levar uma vida mais comum sem tantos problemas) e eu não conseguiria ficar com o tule em contato com a pele por causa da textura e porque faz minhas pernas suarem, me incomodaria demais. O que você recomendaria que eu fizesse pra usar uma anágua com uma textura mais agradável? Talvez algum tecido que barre o tule de tocar nas pernas... Tem jeito? Obrigada desde já, adoro seu blog, acho tudo muito informativo e completo. <3

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi minha lindeza! Tem sim jeito!
      Eu sou como você com o tule, morro de alergia.
      A solução é bem simples:

      Você vai ter que prender os babados o tule em uma base, né?
      A base ao invés de ser em tule também, é só fazem em um tecido de algodão.

      todas as minhas bases de anágua na parte que toca a pele são feitas em algodão, assim refresca, absorve suor, não dá alergia, não pinica, não dá problema.

      lembre só de lavar o tecido de algodão ANTES de cortar e costurar porque pode ser que o tecido encolha um pouco na primeira lavagem
      tirando isso é tudo igual
      .
      Sobre o Asperger eu sei sim o que é! Tenho vários amigos que são, é engraçado que antes eu não tinha idéia do que era, nunca tinha ouvido falar e não conhecia ninguém agora que conheço parece que vejo que mais e mais pessoas ao meu redor são. Me mande foto de como ficou?
      beijix
      H.

      ps. desculpe a demora, fiquei muito doente e não pude responder antes.

      Delete
  43. bellissimo post

    ReplyDelete
  44. Eu fiquei meio sem entender o jeito de fazer anágua facil no blog... pra usar pouco tulle e mais volume tem q usar a crinolina em tira ou tubo. =D e também tem q ter máquina de costura, linha, tesoura, elástico, tulle ou tela, cetim e viés de algodão p tulle ou a tela não rasgarem ;) eu não uso viés na anágua e mesmo assim funciona :D um jeito raro de fazer =)
    Beijos,
    Sabrina

    ReplyDelete
  45. Olá, H-Sama. Sabrina outra vez :) Pesquisei por tela industrial no google só apareceu tela de celular :( Pesquisei por tule industrial não achei nenhuma imagem... só de tule normal... pesquisei por filó achei muito tule e pouca tela... e outra vez quando procurei tule de armação quase não achei tela... muitos a chamam de filó... é caro, comprei 6 metros na caçula p fazer uma fantasia custava 10 reais o metro... minha mãe torrou o dinheiro com esses 60 reais (6 metros) :( Agora ela diz que vai ficar dificil comprar 8 metros de filó (tulle) na caçula porque a tela é cara e eu quero comprar 4 metros de tule mais a crinolina sintetica para substituir os outros 4 metros do tecido de tela... oq vc acha da minha ideia??? Concorda ou não concorda???

    ReplyDelete
  46. H-Sama Sabrina voltando hehehe... a anágua lolita é usada também para saias caipiras, ou seja, de festa junina. risos :) (: :D =D

    ReplyDelete
  47. O melhor post e o mais confiável para fazer anágua e cosplay

    ReplyDelete
  48. Olá, adorei o seu post, explicou bem as minhas dúvidas, mas eu queria fazer uma anagua com forro de si da e não acho nenhuma informação.

    Vc teria alguma imagem, nome ou local que venda?

    Obrigada

    ReplyDelete
  49. Bom dia,

    Adorei seus posts, mas tenho um problema pois já fiz duas saias de tutu para ballet para minha filha, inclusive a que você mostra aqui sem costura, só que a saia vai se enrrugando, grudando e enrrolando a saia nem pude mais usar na pequena... e quero fazer outra mas com tutu inteiro e costurado, saberia me dizer como faço para não enrolar a barra da saia. A saia vai ser armada com 4 camadas franzidas e não sei qual o tipo de tule pq é o único que vende na loja.

    Se souber me informar, alguma goma sei lá... não imagino oque fazer!

    Obrigada

    ReplyDelete
  50. Amo seu blog!! Gosto de costurar ele tem me salvado muuuuuuuiiiiiiito!!! Obrigada!!

    ReplyDelete
  51. HI,H-sama! Como sempre seu post salvou mais um cosplay kkkk
    Preciso montar uma anagua para armar aquele vestido clássico da Sakura (vermelho da primeira abertura) e tava muito na dúvida. Vou me basear no seu blog e em breve compartilho fotos <3 Thanks ^^

    ReplyDelete
  52. gracias !!! gracias !!!... a trabajar !!!!! despues contare como me fue con el tutu para mi sobrina

    ReplyDelete
  53. Oi! Estou maluca atrás de anagua e achei simplesmente a ideia excepcional!
    Terei um evento na faculdade a fantasia e preciso armar um vestido que já tenho (pra não gastar muito com outra roupa), tenho 1,80 de altura o vestido é até o chão. O primeiro exemplo, de so amarrar o tule é viável? Se sim, quantos metros recomenda para armar o vestido no estilo século 18?

    ReplyDelete
  54. Só tive uma dúvida. Esse tecido, corta-se no fio ou não faz diferença? Parabéns pelo seu trabalho. 👏🏽👏🏽👏🏽

    ReplyDelete
    Replies
    1. tecidos do tipo tulle não tem fio. Não precisa se preocupar

      Delete
  55. Caramba ... adorei ... achei super útil... vou voltar mais vezes !

    ReplyDelete

Post a Comment

H-SAMA.com: TODOS os comentários serão lidos, respondidos com carinho (pode demorar uns dias então volte pra ver!).
+++
All comments are read and will be up. Come back to see it.