O segredo de uma boa maquiagem...


...é uma pele bem cuidada. Fato, gente. Todos os grandes maquiadores falam isso.




Go Hye Sun, a Jandi, de Boys over Flowers, foi eleita a atriz coreana com a pele mais bonita. Os coreanos tem uma preocupação quase doentia em cuidar da pele.


Eu sei que quando falamos de base, corretivo, blush, sempre surgem expressões como: "aspecto natural", "carinha saudável", "sem imperfeições", etc. Mas acho que antes de buscar essas qualidades através da maquiagem, precisamos cuidar para que a maquiagem seja só um recurso para ressaltar a nossa pele bem cuidada e realmente saudável.

Existem milhões de produtos, cada um com uma função e efeito. Caso você sofra de algum problema específico, um dermatologista pode te indicar o melhor tratamento. Mas em geral, a maioria das pessoas só precisa de cuidados básicos com a pele. Marcas conhecidas que tem produtos dermatologicamente testados e bem avaliados podem ser uma boa opção.

Não vou indicar nenhum produto específico. Se vocês quiserem depois eu faço um post falando da minha rotina de cuidados com a pele, os produtos que eu uso e tal. Mas hoje quero falar um pouco dos cuidados básicos que fazem toda a diferença e precisam ser incorporados na nossa rotina.


Alimentação



Não vou dar lição de moral, mas acho que todas sabemos o quanto a alimentação influencia não só na nossa saúde, mas também na aparência dos cabelos, unhas e da pele. É muito importante ter uma alimentação equilibrada com muitas frutas, verduras, coisas leves, evitar gorduras e açúcar. Isso faz muita diferença.


Hidratação




A água é fundamental para absorção dos nutrientes e para a hidratação da pele. É importante consumir diariamente 2 litros de água para ajudar a manter sua pele saudável. Além disso, é bom usar um hidratante para o seu tipo de pele, seja ela seca, mista ou oleosa. Os hidratantes mais modernos contêm vitaminas A, C e E, que combatem os radicais livres, responsáveis pela oxidação e envelhecimento da pele.


Limpeza




No dia-a-dia, nossa pele tem que lidar com poluição, maquiagem, suor e impurezas diversas, que muitas vezes causam espinhas, cravos, oleosidade e envelhecimento precoce. Por isso, a limpeza é fundamental para a saúde da pele. Existem dois produtos essenciais nesse quesito: o demaquilante e o sabonete para o rosto específico para o seu tipo de pele.

A temperatura da água também é importante: ela tem que ser sempre morna ou fria. A água quente acaba com a película de oleosidade natural da pele e causa ressecamento e descascamento.

É recomendado lavar o rosto de manhã, para remover as secreções eliminadas durante a noite e "acordar" a pele preparando-a para a hidratação; e à noite, para remover as impurezas que se impregnam na pele durante o dia.


Proteção



O sol é essencial para uma pele viçosa e saudável, mas o excesso de exposição pode causar o aparecimento de manchas e contribuir no envelhecimento da pele. Por isso, é muito importante usar um protetor solar específico para o rosto todos os dias antes da maquiagem. Essa função pode ser cumprida pelo hidratante, caso ele tenha um FPS razoável, no mínimo 15. Quando for à praia, use um chapéu que cubra todo o rosto e um protetor solar não oleoso específico para o rosto.

Não tem segredo

Esses são os cuidados básicos totalmente possíveis de incorporar à nossa rotina. Não existe milagre nem segredo para uma pele bonita. Eu particularmente não confio em produtos que prometem uma pele bonita instantaneamente. Existem ótimos cosméticos, base, corretivo, pó que podem ajudar muito naqueles dias em que a pele resolve reagir, seja por causa da correria do dia-a-dia ou dos hormônios da TPM que nos enlouquecem. Maquiagem é ótimo, mas é essencial cuidar para que ela só um recurso que venha salientar nossa beleza natural e bem cuidada.


E você? Tem alguma rotina de cuidados com a pele?

Comments

  1. Vou dar meu depoimento aqui : Quando eu estava estudando, só comia porcaria, entupia a cara de maquiagem e não hidratava a pele.

    Mas nas férias começei a me cuidar melhor, comer melhor, limpar a pele passa um hidratante com fps 15 (nunca fui disso) e minha pele melhorou horrores

    Hj as espinhas que eu tinha sumiram, e minha pele tá muito mais bonita... Isso só com os cuidados básicos que a H disse...

    ReplyDelete
  2. T-T CAAAAAAARA,TÔ VENDO BBF E JÁ CHOREI HORRORES!E OLHA QUE AINDA ME FALTAM UNS 10 EPISÓDIOS D:

    ReplyDelete
  3. @Ju Lee

    Aconteceu a mesma coisa comigo.
    Eu fazia exercícios e comia bem.
    comecei a trampar e comer fora o dia todo, só porcarias: frituras, salgados...

    não deu outra, além de engordar minha cara pipocou

    ReplyDelete
  4. Tirando a água, que preciso tomar mais, faço tudo isso mas não consigo parar de ter espinhas. Já fui em dermatologistas, que chegram a receitar aquele reéio hiper pesado para parar com as espinhas, mas as minhas não são tao graves para tanto. Nãos ei o que fazer T.T

    ReplyDelete
  5. Adorei essa foto da goo hye sun, adoro essa fofa

    ReplyDelete

Post a Comment

H-SAMA.com: TODOS os comentários serão lidos, respondidos com carinho (pode demorar uns dias então volte pra ver!).
+++
All comments are read and will be up. Come back to see it.