SHINDA TOKI 1: como comer cerretamente com Hashis


NEEEEEEEEEEEEEEEEEE?
Toda vez que saio pra comer com alguém pela primeira vez a pessoa me pergunta como usar os hashis. 
Sabe? Aqueles palitinhos de bambu? Então.
Aqui vão algumas dicas e regrinhas pra se comer com os danadinhos e mais: 
começamos agora nossas regras de etiqueta à mesa  para você evitar gafes (Shinda Toki)

O QUE FAZER?
- o correto é segurar o hashi com a mão direita e usar a esquerda para levantar as tigelas de arroz e de sopa para comer. 
- segure o hashi perto da parte final e não no meio ou no começo;

O QUE NÃO FAZER NUNCA JAMAIS!!
- nunca cruze o hashi;
*tadinho... ele está aprendendo!


Japanese chopstick manners, Neburi bashi
NEBURI BASHI (ねぶりばし/ねぶり箸)- Não lamba  nem chupe o seu Hashi. Ele é feito só pra levar a comida até a boca .


KUAWAE BASHI (くわえばし/くわえ箸)- Não deixe o seus hashis na boca enquanto você faz outra coisa. É até perigoso.


SASHI BASHI (さしばし/刺し箸)- nunca pegue a comida na posição vertical, nem espete como se fosse um garfo, mas sim pegue pelas laterais;


WATASHI BASHI (わたしばし/渡し箸)- quando não estiver usando o hashi ou quando tiver terminado de comer, coloque-o na sua frente, com a ponta virada para esquerda.

Japanese chopstick manners, Hotoke bashi
HOTOKE BASHI (ほとけばし/仏箸)- não espete o hashi na comida. ESPECIALMENTE no arroz. No japão Fazem oferendas aos mortos assim: enche-se uma tijela com arroz e fincam os hashis bem no centro e colocam no altar do morto. o_0


HASHI WATASHI (はしわたし/箸渡し)- não passe comida do seu hashi diretamente para o hashi de outra pessoa. Após a cremação, em um funeral japonês, os parentes costumam utilizar os hashis para passar os ossos do falecido uns para os outros. Apenas ossos da cremação em funerais são passados dessa maneira.

Japanese chopstick manners, Mayoi bashi
MAYOI BASHI (まよいばし/迷い箸)- é falta de educação escolher comida. Sabe quando aquela pessoa fica dançando com a mão escolhendo o que pegar? NÃO FAÇA ISSO. Escolha antes e pegue. Simples assim (odeio gente assim)
 Aliás, não pode também apontar pessoas e objetos com o hashi.

 YOSE BASHI (よせばし/寄せ箸)- não movimente pratos ou tigelas com o hashi. Não puxe nem empurre.

OUTRAS REGRAS
Não empurre comida do prato pra sua boca.
O Correto é pegar com uma das mãos a tijela e com a outra usar o talher.

Miso você pode beber direto da tijela, sempre levantando o prato da mesa.

Outros alimentos você pode colocar na sua tigela de arroz e levantar da mesa. Ou então usar a sua Torizara que significa "levar as coisas para"

Outros pratos não devem ser levantados.

 *li que vietinamitas e chineses empurram o arroz do prato para a boca, mas sempre levantando a tigela.
** outra exceção é o Tamago Kare Gohan  que é um arroz que tem um ovo mole por cima. Ele fica muito melado e ão dá pra pegar. Outros arroz são assim também e pelo visto qualquer outro arroz muito "meladinho"

- Não use o seu hashi para pegar comida no prato comunal. Quando houver pratos que serão degustados por todos, terá um talher ou hashi para cada prato, onde você irá utilizá-lo para se servir.  ALIÁS GENTE, isso é regra mundial de educação, viu?

- garfo e faca são usados apenas para pratos ocidentais
-Colheres às vezes são utilizadas em pratos japoneses que apresentam uma certa dificuldade de serem consumidos com o hashi, por exemplo, alguns donburi 丼 ou   どんぶり (Literalmente: Tijela ) ou Kare Raisu カレーライス(literalmente: Curry Rice). A colher chinesa de cerâmica ocasionalmente é usada para sopas.
Acima dois Donburi de carne: um não precisa de muita ajuda além dos hashis no outro seria interessante usar talheres adicionais. (Me dá uma colher aí, tio?)



Modo de usar o hashi:

Comments

  1. antes eu nao sabia usar o hashi e pegava logo com a mao lol
    agora eu sei e como like a boss

    ReplyDelete
  2. aprendi a usar os hashis brincando com duas canetas e uma borracha na escola quando eu era criança >< mas essas regras de etiqueta eu não conhecia... sempre bom saber como se portar á mesa

    ReplyDelete
  3. ai amei o post ja trabalhei em restaurante japones ^^ penei pra aprender pq tinhamos que ensinar pros clientes pelo menos o basico eu sei depois disso virei fã de comida japonesa
    bjs

    ReplyDelete
  4. Muito interessantes os posts sobre a cultura japonesa.
    É sempre bom se informar um pouco pra evitar gafes.

    ReplyDelete
  5. @Amanda Croix

    como assim como um boss??

    ReplyDelete
  6. sou canhota e agora?
    como com hashi assim mesmo,meu vô japones na hora de me ensinar nem deve ter reparado que eu comia com a 'mao errada'

    ReplyDelete
  7. @Alana Satie

    honestamente? Não sei. risos.
    No ocidente isso de canhoto ou destro é completamente ignorado em se tratando de etiqueta.
    Vou dar uma perguntada pras obaa-chan se isso de mão direita é coisa fixa.

    acho que é, mas não tenho certeza. Se não fosse diram. Se alguém achar a resposta me diz aqui?! Plix

    ReplyDelete
  8. Só os coreanos cruzam o hashi.Aprendi com anos a usar o hashi, e não consigo tentar imitar o coreanos XD

    ReplyDelete
  9. Wa~ Achei super interessante! Como com hashi há anos, e não sabia de metade dessas coisas **sempre aponto pras coisas com o hashi ¬¬"**
    Amei! Essas regras são boas pra quem vai a algum restaurantes neh? Mas é fixa tbm para ambientes familiares???

    Kissu kissu ^3^
    Ori
    http://kaorimatsumoto.blogspot.com/

    ReplyDelete
  10. que interessante , não sabia metade dessas regras XD

    ReplyDelete
  11. lições para a vida....
    .
    Que pena, adoro sugar o restinho de shoyo que fica no palitinho *-*~

    ReplyDelete
  12. O-ONunca soube dessas regras de etiqueta. acho que agora eu entendi

    ReplyDelete
  13. @Lais

    não sabia disso!!
    Como são diferentes as culturas, né?

    **aliás, não sei nada de korea

    ReplyDelete
  14. @Ori-chan

    Essas regras servem pra todos sempre.
    principalmente em casa.

    A educação começa em casa com todos à mesa.

    ReplyDelete
  15. usei essas regras ontem mesmo \o/
    dessas regras, a unica q eu sabia era a do Hotore Bashi (não espetar o hashi na comida). Além de ser dada como oferenda aos mortos, dizem que traz um azar danado a pessoa que recebe o prato...

    ReplyDelete
  16. "enche-se uma tijela com arroz e fincam os hashis bem no centro e colocam no altar do morto"
    Fiquei curiosa, o que fazem com o arroz? ‘-‘
    Comem? Jogam fora? Seria um desperdício se jogassem fora tbm ._.’
    Acho bem legal comer com hashi :3
    Mais eu nem me importei se tinha regras ou não xP
    Vlw pela dica xD LOLQ

    ReplyDelete
  17. amei essas dicas, faz um tempo que estou querendo saber como se come com hashi ^^

    ReplyDelete
  18. Eu não uso muito essas regras, principalmente pra comer em casa. De fato devemos nos portar a mesa, mas algumas coisas exageram. Quando se come em algum restaurante voce tem de abaixar pra comer o arroz porque ele não vem em tigela separada.

    ReplyDelete

Post a Comment

H-SAMA.com: TODOS os comentários serão lidos, respondidos com carinho (pode demorar uns dias então volte pra ver!).
+++
All comments are read and will be up. Come back to see it.