Ola a todos sou eu novamente, O Advogado... vindo escrever mais uma vês sobre o assunto que atraiu a atenção de todos na ultima semana, o RPG!
Continuando de onde parei, hoje vou abordar alguns sistemas de RPG... mas o que é mesmo um sistema?
Como falei anteriormente, um sistema é um conjunto de regras que define um “modo de controle” sobre as ações dos personagens no decorrer do jogo, cada sistema e voltado há um estilo de jogo, mas não necessariamente se limitando a ele.
Conheço mais de uma dúzia de sistemas, mas vou comentar sobre os mais famosos/jogados, mas se algum leitor quiser saber algo sobre um sistema em particular e só perguntar.
Como em todos os RPG’s, os jogadores controlam um personagem, chamado PJ (Personagem Jogador). Os personagens de D&D são muito semelhante a muitos jogos eletrônicos, todos devem permanecer a uma classe, que é uma profissão que o mesmo segue podendo ser: guerreiro, mago, clérigo, paladino e muitas outras.
Para dar um exemplo fácil de compreender, o estilo de jogo e muito semelhante ao demonstrado pela seqüência de filmes Senhor dos Anéis, com personagens heróicos sendo este o RPG que introduziu o conceito de raças exóticas como elfos, anões e gnomos.
As partidas são chamadas de aventuras e nelas os jogadores interagem com o mundo de jogo ganhando pontos de experiência e ficando mais fortes.
GURPS foi lançado no final dos anos 80 e atraiu muitos jogadores, perdendo em popularidade apenas para o D&D.
Este sistema carrega a macula de ser difícil de aprender e que é preciso ler muito para aprendê-lo, mas isso não acontece! GURPS realmente tem muitas regras, muitos suplementos... aproximando quase 300 suplementos abrangendo tudo o que os jogadores podem imaginar, há ate uma piada sobre isso que diz “A realidade imita GURPS”. Se você deseja uma campanha medieval ou futurista, com magias ou poderes psíquicos, viagem no tempo ou pelas dimensões tudo isso pode ser feito com gurps, cada um de cada vez ou todos juntos! Tudo isso dependendo da vontade dos jogadores. Uma característica marcante do sistema e o sistema de pontos, em uma aventura o poder dos personagens e medido em pontos, como se fossem os níveis no D&D, com esses pontos o jogador pode escolher os aspectos dos seus personagens, habilidades, vantagens e perícias. E a cada aventura concluída cada jogador recebe uma quantidade de pontos para que ele possa aprimorar o seu personagem.
Possui um sistema de regras próprio com certo nível de complexidade, mas de jogabilidade muito simplificada e rápida, que é o estilo do jogo.
Em Cyberpunk 2020 os jogadores nunca param, imagine jogar no ritmo do Heavy Metal, tendo que tomar decisões rápidas e agindo rápido... pois sua vida depende disto!!
Semelhante ao D&D, o sistema possui um sistema de profissões que guiam o processo de criação de personagem e é bastante intuitivo, particularmente eu gosto muito deste sistema.
O sistema introduz no RPG o conceito de implantes cibernéticos, melhorias mecânicas e eletrônicas que ampliam as capacidades dos jogadores.
O sistema de combate (ironicamente denominado Tiroteio de Sexta a Noite) e extremamente letal. Isto obriga os jogadores a usarem mais a tática e estratégia, como emboscadas e fugas, e menos o combate franco.
A ambientação esta focada nos Estados Unidos no ano de 2020. Apos o colapso econômico seguido de um período de lei marcial, diversas megacorporacoes (multinacionais) assumem o poder político e econômico do pais. Surge um cenário e de contrastes: com alta tecnologia, beleza, pobreza, opressão...
As principais inovações do sistema são a introdução da magia junto com a tecnologia e do retorno das raças fantásticas (anões, elfos, orcs, trolls e outras).
Shadowrun é um sistema DUCA!!! Sinto saudades de jogar ele...
Comments
Post a Comment
H-SAMA.com: TODOS os comentários serão lidos, respondidos com carinho (pode demorar uns dias então volte pra ver!).
+++
All comments are read and will be up. Come back to see it.