Olá a todos ... sou eu novamente, o que tudo sabe, o senhor dos combos, o arauto dos conhecimentos obscuros, o senhor das regras ... o Advogado!!
Já pincelei para vocês alguns conceitos básicos sobre o RPG, oque eh o RPG, sobre sistemas e cenários, hoje vou abordar algo mais tangível ... os "brinquedinhos" que usamos para jogar.
Mas o que vem a ser acessórios de jogo? Bem, isso é uma pergunta meio sem resposta, em um jogo onde podemos imaginar qualquer coisa ... qualquer coisa pode ser um acessório! Mas eu vou falar dos mais básicos e/ou simples.
O básico do básico, papel disponível para anotações e o com o que escrever neles, aqui vale tudo, bloquinhos, cadernos, papel A4 ... o importante e não ficar sem o que escrever.
DADOS
Dados são utilizados no RPG para determinar os eventos que necessitam de um fator aleatório. (Como assim ?!?!!?)
Imaginem a seguinte situação: Um homem jogando basquete arremessa a bola em direção a cesta, oque determina se ele acerta ou não a cesta? Simples, uma jogada de dados ... se ele alcançar um valor pre determinado ao jogar o dado ele consegue acertar a cesta, senão ele erra! A frequência com que se joga dados em uma partida de RPG varia muito, varia com o sistema e principalmente com o estilo de jogo dos jogadores ...
Os dados normalmente tem formatos iguais aos Sólidos Platônicos, isso mesmo, o filosofo matemático! Mas podem assumir formatos mais exóticos.
TABULEIROS, MINIATURAS E MASCADORES
Miniaturas e marcadores são utilizados em tabuleiros para representar os objetos e/ou os personagens. Os marcadores podem ser virtualmente qualquer coisa, pedras, conchas, bolinhas de vidro, fichas de poker. As miniaturas variam em complexidade e tamanho, podendo ser o clássico bonequinho de chumbo ou uma miniatura articulada pintada a mão, com o tema do jogo.
MUSICA
Oque o Advogado ouve?
Enquanto escrevia este post ouvi uma seleção light da minha extensa "musicoteca":
- Silversun Pickups
- Bjork
- Bauhaus
Advogado
Advogado!!
ReplyDeleteTodos estes são acessórios indispensáveis!
Em todas as fichas tem algo anotado, um desenho de algum objeto ou um mini mapa que representa uma situação. De todos o mais importante e de menor custo é mesmo a Imaginação. Sobre os dados, são sem dúvida os traçadores de rotas dos personagens! Em aventuras de Storyteller sempre usávamos todos, desde o d4 ao d100.
Mais uma vez, ótimo post!!!
=)
Quanto eu jogava com a rapaziada não tinha tudo isso não,só o papel,o ataque era estipulado de forma justa e lógica pelo "mestre"(não lembro que nome se dá) se dava(armadilha,ataque) em algo ou não ia no chinelo mesmo e o resto na pura criatividade,pode parecer besteira,mas para pirralhos descompromisados aquilo era uma maravilha.
ReplyDeletenunca joguei com musica vou tentar um di a desses
ReplyDelete@Caty
ReplyDeleteObrigado pelo elogio!
@Luciana
Um exemplo maravilhoso de como uma boa dose de imaginação e criatividade rendem uma tarde de diversão.
@c8ris
ReplyDeleteFica bom com musicas instrumentais ... mas com volume baixo ... particularmente eu gosto de uma banda de Folk/Black Metal, Lord Wind, 80% das musicas são um instrumental estilo "montanhas, neve e quebra quebra".
This comment has been removed by a blog administrator.
ReplyDelete@Paula
ReplyDeleteseu comentário foi retirado por se tratar de propaganda.
Nós fazemos propagandas dos nossos parceiros.
Gostaria de se tornar parceira do blog?
grata
H-Sama