Kizuna (絆)




Todo fim de ano um kanji é escolhido para representar o ano em uma palavra.
Daí ele vira oficial e é considerado o kanji do ano (今年の漢字)

Ano passado ficou sendo Kizuna (絆) que significa algo com  União,  e também significa Obrigações.
Este ideograma foi escolhido justamente porque após os terremotos as pessoas se uniram e, conjuntamente, venceram as adversidades tão injustamente impostas pela natureza. 

Hoje, várias áreas já foram totalmente reconstruídas e nem parece que um dia foi afetada, mas em contrapartida, algumas áreas ainda estão sendo reconstruídas... Dever sendo cumprido com primazia.

Ano retrasado (2010) o kanji escolhido foi Atsu (暑) que significa Calor, Quente.

Comments

  1. Bem escolhido... pelo que me constou foi mais problemático o problema das usinas do que o terremoto em si... Um acidente nuclear é algo que afeta por muitos anos devido ao longo tempo de meia-vida das substâncias... Se depender até hoje Hiroshima e Nagasaki não se recuperaram 100% da 2ª guerra mundial

    ReplyDelete
  2. Eu acho muito legal essa ideia de Kanji ainda mais qdo é pra incentivar as pessoas , como esse do Kizuna. No Brasil eles poderiam criar algo assim tbm :)

    ReplyDelete
  3. q lindo,bem q as pessoas aqui do brasil poderiam ser assim + unidas ^^

    ReplyDelete
  4. Antes no Brasil tinha aquelas camisetas pretas com palavras aleatórias de certo nível de significância... como FÉ, AMOR, PAZ e por aí vai... nunca mais vi uma dessas...
    O fato de se vestirem de branco no ano novo (eu vesti jeans mesmo... nao tenho roupas brancas eu acho) já é uma forma de expressar mensagem de paz... apesar de não levarem à risca o restante do ano...

    ReplyDelete
  5. O Kanji do ano passado foi bem escolhido, afinal era o que os japoneses mais precisavam^^
    eu acho que no Brasil as pessoas não se importam muito com isso, não todas claro, mas a maioria infelizmente...

    ReplyDelete
  6. Atsu todos os anos estão sendo xD
    Tentei achar o Kanji do ano em que eu nasci mas não consegui =/

    ReplyDelete

Post a Comment

H-SAMA.com: TODOS os comentários serão lidos, respondidos com carinho (pode demorar uns dias então volte pra ver!).
+++
All comments are read and will be up. Come back to see it.