Seijin no hi (成人の日) Dia dos Adultos

ank rouge

Oieee
Me perguntaram há algum tempo porque os japoneses se vestem de kimono na virada do ano.
(ou algo assim, já não lembro mais)


Bom, isso tem 2 respostas:
1. No feriado do Ano Novo muita gente vai até os templos participar das festividades, agradecer e fazer pedidos. Lá é um local formal, e devido à formalidade das festividades, a pessoa se veste com o que tem de melhor. Por isso crianças e adultos usam kimonos.

2. Costumamos ver muitas -muitas fotos de meninas de kimono e várias revistas fazem especiais de kimono. Isso por causa do Dia dos Adultos (成人の日) que ocorre no segunda Segunda-Feira de janeiro.




 Seijin no hi  (成人の日), 
Dia dos Adultos

Este dia celebra os jovens que entram para a idade adulta. Pessoas que tem 20 ou que farão 20 anos neste ano vão aos templos usando kimonos (ou ternos para alguns meninos) para participarem da cerimonia.
Depois, é muito comum ver as pessoas indo comemorar juntas em parques de diversão ou shoppings  usando os kimonos.



Nesta segunda feira as pessoas que tem 20 anos atingirão sua maioridade e com isso poderão votar, beber, fumar e, claro, ser considerados adultos legalmente, com todas as suas responsabilidades.

 Antigamente este festival era celebrado dia 15 de janeiro, mas depois da política japonesa da "Segunda-feira feliz" este feriado foi transferido para segunda, dando assim mais um fim de semana prolongado.



Seijin Shiki 成人式
Neste dia os jovens adultos se reunirão na prefeitura ou outro prédio público para ouvir uma palestra do prefeito  e outros oficiais, e várias outras tradições. Esta cerimônia é chamadas de Seijin Shiki.


Essa é a parte que ninguém gosta. Ficar sentado ouvindo discursos... mas depois é a diversão.
As pessoas geralmente tiram milhões de fotos e vão comemorar juntas,  pode ser na Disneylândia ou outro parque de diversão, vão à um evento patrocinado e voltam altas horas ou podem ainda sair pra jantar com sua família num restaurante, ridiculamente, caro.








Se antes tudo era tradicionalíssimo, agora virou um show!
 Milhares de garotas desfilando kimonos caríssimos e penteados idem.

O evento é tão popular que as pessoas marcam hora nos salões com meses de antecedência.
Pra se arrumarem as gurias começam a chegar nos salões às 5am!

Antigamente, era um orgulho pra família poder pagar o luxo de ter uma filha vestida num belo furisode (kimono formal de mangas longas e esvoaçantes para jovens moças não-casadas), depois, ela tiraria fotos em estúdio com a família e elas seriam mandadas para os familiares, de acordo com a tradição...
Em alguns casos, a mãe pode usar o seu próprio furisode que ganhou quando fez 20 anos pra tirar fotos tbm.

Poder vestir a filha com um kimono de Y 1,000,000 é a prova de que a família se esforçou e trabalhou duro. Prova de que fizeram a coisa certa, mas isso é mais a cabeça dos pais, hoje em dia a cabeça da molecada não pensa assim... a maioria das meninas preferiria ganhar um carro. ( Só pra constar  Y 1,000,000 é tipo 12,955.24 dólares ou 23,780.79 reais, tá bom pra você? - Por isso eu só tenho furisode de 2ª mão)

Como a recessão tá brava, o preço dos kimonos baixou um pouco, fora que também tem muitos kimonos pré-fabricados e sintéticos feitos na china - um povão têm comprado lá, por isso você acha alguns mais baratos. Como se não bastasse isso, tem também a pele dos chales, que muitas vezes é verdadeira.

Infelizmente o Japão ainda não é um país consciente neste quesito ( e eu não vou nem falar das baleias)


A cantora Sifow mostrou fotos do seu dia sem peles verdadeiras ( a lindona de azul).





MENINOS

Um Gyaruo de Kimono cinza e uma Gyaru com furisode Azul

Muitos meninos usam geralmente ternos. Depois das guerras, os "homens sérios" no japão usam terno e tem cabelo curto. Hoje só usa kimonos os meninos de família muito tradicionais (riquinhos de escolas elitizadas) e
como a moda Gyaru é basicamente contra-cultura massificada, os meninos (Gyaruo) se vestem de kimonos. Belos conjuntos com Hakama  e penteados legais. Extremos opostos.

成人式
Eu acho gato.
também gosto de conjuntos de hakama coloridos, embora o preto fique um arraso!





_42425021_japanesegirls_getty.jpg
Yoi Shu-matsu wo.
Tenha um bom fim de semana!

google ano passado!


Comments

  1. Woooow!!!!! eu quero comemorar o seijin no hi aki no Brasi, (okay, eu tbm quero um gyaro de kimono *¬* ) e iria ser o máximo no ano novo a gente se vestir de kimono *o*

    ReplyDelete
  2. Woooow!!!!! eu quero comemorar o seijin no hi aki no Brasi, (okay, eu tbm quero um gyaro de kimono *¬* ) e iria ser o máximo no ano novo a gente se vestir de kimono *o*

    ReplyDelete
  3. Aqui no Brasil podia ter, ia ser um sonhoo *¬*

    ReplyDelete
  4. Nossa que caros os kimonos.. kk eu tbm ia preferir ganhar um carro ;p

    ReplyDelete
  5. Adorei a matéria, pois não sabia desta tradição. E que kimonos lindos eim:? Tbm, pelo preço ¬¬" haiuhas

    ReplyDelete
  6. Ah não sei se mais alguém perguntou mas eu mandei a pergunta no formspring ano passado... eu queria ter visto antes porque mesmo sendo em novembro eu queria ter usado um kimono no meu aniversário... completei 20 anos ano passado aí que me surgiu a curiosidade :)

    ReplyDelete
  7. Aaaaah pq eu naum nasci no Japão?
    quando eu for completar 20 vou comemorar usando kimonos *-*
    (claro que naum vai ser tao caros)

    ReplyDelete
  8. Minha professora de japonês sempre contava pros alunos como ela gostou desse festival e como ela gosta de kimonos fofinhos xD
    Eu acho os kimonos masculinos tão lindos que eu provavelmente preferiria usar um masculino do que o feminino.

    ReplyDelete
  9. Vou comemorar o meu, mas ainda tenho 18 hsauhsusha

    ReplyDelete
  10. Ahhh meu sonho é usar um Furisode *o*

    Vou fazer 18 ainda, mas queria muuito comemorar meus 20 anos no Japão usando um!

    ReplyDelete
  11. que kimonos fofis !! ia ser mt legal se aqui comemora-se os 20 anos assim ^^

    ReplyDelete
  12. Eu não vou der festa de quinze anos (ke dó ç-ç).
    Então vou tentar (mais que tentar..) Seiji no hi lá. UHu
    E como eu faço aniversário em janeiro (dia 31) daria certinho U-U.
    Adorei os penteados ^^ e os kimonos são um arraso.

    ReplyDelete
  13. H-sama, gosto muito do seu blog, acho super original e interessante, mas não consigo ler os posts até o final, pois quando me deparo com tantos erros de português eu desanimo. Não tome isso como ofensa, é apenas um conselho para melhorar ainda mais o blog. Dá uma olhada na grafia correta das palavras e na concordância verbal e nominal.

    ReplyDelete
  14. @Anônimo

    Infelizmente isso acontece mesmo.
    A gente acaba tendo que escrever de uma maneira acessível e um português muito formal atrapalha, mas seria muito bom evitar vários erros que acabam saindo.
    Infelizmente, isso acontece porque não temos uma revisora.

    Já que você curte o blog, que tal vc ser a nossa Revisora?
    Fica o convite;

    beijix
    H-SAMA

    ReplyDelete

Post a Comment

H-SAMA.com: TODOS os comentários serão lidos, respondidos com carinho (pode demorar uns dias então volte pra ver!).
+++
All comments are read and will be up. Come back to see it.