Comida do Hina Matsuri

hina-matsuri
No dia do Hina Matsuri as famílias costumam dar uma comida especial para as meninas.
 
chirashi-sushi - que é tipo um mistureba de sushis.

hina-arare - que é uma pipoca de arroz, só que nas cores do hina matsuri : Rosa - representando as flores do pessegueiro, branco - a neve; e verde- o novo crescimento após a neve.

Eles são muito vendidos por aí. Creio que vocês achem na liberdade. Aqui tem uma receita em português.

e claro, também tem o hishimochi 
Hishimochi - mochi diamante. o mesmo doce que aparece tantas vezes nos hina dans.


Ainda no clima de Hina Matsuri, que tal dar um mimo para as meninas?
Mas esse é um hishimochi falso!

H-SAMA HISHIMOCHI
- doce de morango
- doce de leite em pó
- doce  chá verde

Você precisa de leite condensado, creme de leite com soro, um envelope de gelatina para cada item, leite em pó, suco em pó de morango e chá verde.
Misture o leite condensado com o creme de leite e separe em 3 porções.
Ferva cada porção misturando sempre: sendo uma com chá verde, outra com leite em pó e a última com morango - sempre deixando gelar antes de despejar a outra camada por cima.
Você também pode servir um mousse com as três camadas.

Comments

  1. O Chirashi-sushi não é exatamente uma mistureba... ok também é... mas é mais definido como uma forma de fazer o sushi diferente do maki-sushi e do nigiri-sushi ou mesmo dos temakis... ótimo para quem não tem prática (ou paciência) para fazer os makis... eu já fiz, é muito facil :) um igrediente muito utilizado são fios de usuyaki tamago, que nada mais é um "crepe" fino feito com gemas de ovos e outros igredientes à gosto... uma maravilha!

    cada camada do hishimochi originalmente é de sabor diferente? Vou tentar fazer aqui :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. não tinha visto chirashi-sushi de crepe não...
      só de arroz e macarrão... talvez varie de acordo com a ocasião ou região... sei lá, tou chutando...

      - eu adoro como eles preparam o tamago assim tão fininho. AMO. mas não tenho muita paciência. Fiz poucas vezes...

      agora

      Delete
    2. agora,
      falando do hishimochi eu acho que é mais uma desilusão dos doces japonesas: muda o formato e cor, mas tem tudo o mesmo gosto.

      eu não sei meeesmo.
      gostaria de provar. Não vi falando absolutamente NADA sobre o sabor ser diferente do mochi regular
      li em algum lugar que a parte verde ao invés de chá verde é feita com artemísia, mas isso só me antecipa o sabor peculiar....

      -que desta vez não é salvo pelo recheio de azuki. (amo azuki - pra mim é o que "salva" os doces)

      Delete
    3. Não é complicado fazer fininho não... o segredo é peneirar pra nao ficar aquelas partes grossas do ovo batido... pode fazer no microondas tambem... só cobrir um prato raso com papel filme e cozinhar até ficar bom... ou - eu prefiro usar - uma frigideira para panquecas porque é rasinha... mas é aquela coisa... bom começar com fogo baixo pra não começar a queimar e uma dica boa é ir sempre esfriando a frigideira numa toalha umida e fria ;)

      Sobre qualquer variedade... engraçado parece que não é aquela coisa doooce, doce com gostinho de frutas... o que tem mesmo é beleza nos doces japoneses (e põe beleza... são lindos!) mas não parece ter um sabor tão evidente...
      E azuki é algo que estou seca pra provar desde que vi em varios lugares que era bom... Vou ver se acho por aqui (e acabei de descobrir que no Japão vende Pepsi sabor azuki O_O)

      Delete
    4. NOSSAAAA- acho que essa pepsi seria ruim mas interessante provar.

      eu adoro azuki. É a única coisa que eu provei que é verdadeiramente doce como os doces brasileiros.
      Eu gosto de azuki e de gelatinas com frutas. Amooo

      Delete
    5. Eu vou tentar isso do microondas

      Delete

Post a Comment

H-SAMA.com: TODOS os comentários serão lidos, respondidos com carinho (pode demorar uns dias então volte pra ver!).
+++
All comments are read and will be up. Come back to see it.