Como guardar os seus Cosplays

foto e cosplay by Grasi Fink

Tem vários jeitos de guardar cosplays. 
Não há certo ou errado...

Sempre fui curiosa em saber como as pessoas fazem para conservar os seus cosplays, procurei algumas pessoas para saber como elas os guardam. Leia abaixo a matéria.


Eu como sou grande e acabo tendo cosplay volumosos... Minhas capas tem no mínimo 2m.  Para guardá-los faço assim:
Dobro-os bem apertado (sempre que possível) e embalo-os quase a vácuo em sacolas plásticas. 
Assim, ocupo o menor tamanho do guarda-roupas. Também guardo minhas perucas em sacos do tipo zip-locks. Isso evita ar, umidade, bolor, etc etc... Note que eu disse "dobro e embalo em sacolas plásticas" e não "soco dentro de sacolas plásticas"

Partes com armaduras eu coloco dobradas para fora. Aliás, qualquer parte marcante do cosplay eu coloco para fora, para ajudar na identificação, assim, mesmo sem abrir eu sei quais cosplays são. O da Esquerda é o de Tempestade do Xtreme X-men e o da Direita O de Senhora do Terror de Aah! Megamisama, ambos são maiôs pretos com detalhes em vermelho.

Também guardo junto quaisquer outros detalhes do cosplay para que eu não esqueça-os em casa. SEMPRE esquecia. Resolvi costurando TUDO o que podia ser costurado à própria roupa: luvas, até gaunlets, cintos, enfim, todo tipo de coisa. O que costuma ser duro e não poder ir à lavadora eu faço como broche e tiro para guardar: Ensacolo em uma pequena sacolinha e coloco no meio do cosplay, enrolando-a com o próprio cosplay. Quando abro, vejo a sacolinha bem no meio e só aí me lembro da existência dos brincos, enfeites de cabelo, pulseiras e e etc...

Geralmente 48h antes de usar o cos eu o penduro para acabar com os amassados.
O mesmo serve para as perucas. Ainda que eu vá viajar, eu os penduro para desfazer os vincos, e então dobro-os de novo, levemente, deixando-os por cima na mala.

Mesmo que eu não os use, vez ou outra eu tiro os cosplays para arejar. Faço como os kimonos: depois de 3 dias seguidos de sol eu coloco-os para tomar ar fresco durante a tarde. Assim evito umidade - e qualquer tipo de água...


Também evito sol direto. Eu tive alguns cosplays que perderam a cor na parte dourada por conta de sol direto (as partes de tecido metálico são muito sensíveis). Existem tecidos que mancham com a exposição do sol direto - os corantes pretos costumam ser afetados em alguns casos (ficam com um tom amarronzado/avermelhado)... Para aumentar a vida útil do cosplay, deixe secando à sombra.




lo



Armaduras são especialmente difíceis de se guardar. Perguntei como ela as guarda:

"Guardo meus cosplays dentro daqueles compartimentos com ziper que se vende roupa de cama sabe nao sei se é o melhor lugar mas acho q desocupa bastante espaço
a armadura eu guardo envolvida em plastico bolha dentro de uma caixa.
Eu nao sei se o jeito que eu guardo é o melhor jeito mas tento ser bem cuidadosa"
"Nao sei se é certo ou nao pq o meu foco é q as roupas ocupem menos espaço e ao mesmo tempo nao estraguem com mofo e talz mas nao sei se há um meio certo"

"É sempre importante lembrar que como é cosplay é algo que você usa muito pouco, a pessoa tem que, de vez em quando, deixar as roupas tomar um ar ou lavá-las, pelo menos eu faço isso pra evitar que aconteça algo com a roupa e talz... 

Eu separo as roupas brancas das mais escuras, e deixo luvas e acessorios tipo gravatas e cintos em sacolinhas menores pra não perder. Eu guardo  os meu cosplays de uma forma que ocupem menos espaço, por isso eu acabo zipando-os literalmente hehehe ^^~, pelo menos é o meu foco hoje em dia.






A Grasi guarda as perucas como eu, nos sacos próprios das perucas (tipo zip-lock). 


Guardar a peruca em cabeças não é ideal. Deixar a peruca exposta é coisa de loja.
Isso vai desgastando o elástico da peruca e é extremamente chato retirá-lo, a maioria das pessoas acaba jogando fora a peruca. Boa, Grasie!





 A Lyriel sempre faz props de impacto! 
Ela já usou uma Harpa, Báculos e outras armas grandes que eu tive que perguntar como fez para guardá-los.

Bem, eu costudo ter capa protetora para todos eles ou então uso um saco plastico grande para por em volta do cabide. Deixo todos eles  em cabides com essa capa protetora, procuro coloca-los nos cabides de forma a não marcar a roupa e nem estica-las, mesmo que eu tenha que misturar peças de cosplays diferentes.

Tambem deixo eles arejar de vez enquando, tirando a capa protetora. Partes pequenas como luvas, tapa olho etc ....... eu guardo em caixas de papelão separadas das roupas. 
Todas minhas perucas ficam em caixas de sapato, quando abre meu guarda roupa de cosplay parece que é uma super coleção de sapatos mas são as perucas, cada uma em uma caixa. Sei que ocupa espaço mas acho perucas bem delicadas para deixar em saquinhos então prefiro assim, tanto que todas elas estão em otimo estado.

Armas são um grande broblemas ^^'
Eu tenho umas na parte superior do mesmo armário de cosplay então a Harpa em especial fica desmontada (para aqueles que ja se perguntaram como eu faço para leva-la aos eventos, a Harpa desmonta em 3 partes sendo mais fácil para guarda-la e tambem para carrega-la para um evento) e envolvida em muito plastico bolha (para não estragar a pintura) e fica em cima do guarda roupa. Todos minhas armas estão envolvidas em plastico bolha para não sujar e nem estragar a pintura. As armas pequenas ficam dentro do guarda roupa mesmo, agora os báculos e a harpa na parte superior.

Minhas dicas seriam :
Depois de usar em um evento examinar o cosplay para ver se soltou alguma parte ou de sujou demais (nesse caso eu ja mando para a landeria, nunca lavo eu mesma em casa)
Quando for guardar no cabide dobre ele de um jeito que as partes de corte e costura da roupa sejam a parte da dobra na hora de coloca-los no cabide, assim você evita fazer marcas na roupa, principalmente em  partes visíveis.

Não deixe armas e acessorios sem proteção, sempre use plastico bolha ou mesmo um tecido para envolvelos antes de guarda-los, isso evita sujeira e arranhões nas pinturas.

[source]














Então só recapitulando com dicas DE OURO que todos deram:

Photobucket1. Guarde seus cosplays limpos ;
2. Guarde em sacos plásticos transparentes ou em cabides com proteção.
3. De tempos em tempos tire os cosplays para arejar;
4. Armas e outras props devem ser guardadas protegidas com plástico bolha - de preferência;
5. Acessórios miúdos devem ser guardados em pequenos pacotes para não perder;
6. Perucas devem ser guardadas individualmente e fora de "cabeças".
7. Evite luz solar direta, mofo e aromatizantes / coisas que possam afetar a cor;
8. Tente dobrá-los nas costuras pra evitar marcas;
9. Antes do evento passe seu cosplay (se necessário), separe os itens que você precisar, e faça um teste de sua maquiagem;
10. Após o evento, vistorie o cosplay, procure por quebras, perda de pedras, rasgos... e conserte-os. Guardar assim você pode esquecer e ser pego de surpresa.








E você em casa? Faz alguma coisa em comum?? Quem tiver dicas de como guarda os seus por favor compartilhe!

Comments

  1. Acho que cada um tem seus métodos para guardar cosplay... o meu é baseado no espaço no quarto

    ReplyDelete
    Replies
    1. Então... não é todos que dispõem de espaço... depois que eu me mudei passei a ter 2 armários grandes no quarto... ficando um vazio eu o uso especialmente para o cosplay... no chão guardo as peças do cosplay, na parte de cima eu guardo as perucas... numa cabeça improvisada com bolas de isopor de um diâmetro próximo ao da minha cabeça... já onde pendura eu guardo as roupas, obviamente coisas como anáguas podem amassar... aí é bom tirar para arruma com bastante antecedência... sapatos é bom ter uma prateleira para isso... eu uso as que eu guardo meus sapatos mesmo... assim não ficam amontoados...
      Uma dica é usar plástico bolha em peças maiores para por em cima do armário como asas por exemplo... o plástico protege da poeira e amassos...

      Delete
  2. Muito obrigada às cosplayers pela mini-entrevista!!

    ReplyDelete
  3. Adorei a entrevista e amei ter participado H^^ É sempre bom ter novas informações e legal ver como cada um guarda seus cosplays.
    Parabéns!
    Grasie.

    ReplyDelete
  4. amei a h-sama de pocahontas, ficou perfeito! otima escolha, pois tudo contribuiu, cor da pele, local da foto, seu corpo.. enfim: Ta linda!

    ReplyDelete
  5. amei a h-sama de pocahontas, ficou perfeito! otima escolha, pois tudo contribuiu, cor da pele, local da foto, seu corpo.. enfim: Ta linda!

    ReplyDelete
  6. amei a h-sama de pocahontas, ta perfeito! otimo post

    ReplyDelete
  7. GEEEEENTE HELP ME!!!
    comprei uma peruca sintética verde água em um evento e agora queria saber melhor > a minha peruca é um pouco cacheada nas pontas, como eu lavo ela??? como guardo???

    socorro i.i

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oie Jacque!

      Manda foto da peruca por email? vc sabe que tipo de fio ela é?

      Delete
    2. e como ela é costurada. manda foto do avesso

      Delete

Post a Comment

H-SAMA.com: TODOS os comentários serão lidos, respondidos com carinho (pode demorar uns dias então volte pra ver!).
+++
All comments are read and will be up. Come back to see it.