O fotógrafo Thomas Czarnecki fez uma série de fotos um tanto bizarra e está gerando polêmica! Trata-se da From Enchantment to Down que mostra um final nada feliz para as famosas princesas.
Que estupro é um assunto polêmico, já se sabe, mas a questão que está gerando polêmica é: são fotos realmente anti-estupro ou são sugestivas?
Se você não estiver vendo as fotos é porque o post está fechado.
Clique mais informações para abrir.
Essas fotos são da série From Enchantment to Down (que pode ser traduzida como:Do encantamento para Baixo).
Alice – Just a Trap
Cinderella – Too Fast
The Little Mermaid – On the other Shore
Jasmine – One Last Wish
The Little Red Riding Hood – Happy End
Snow White – My Sweet Prince
The Beauty and the Beast – Not So Romantic
Sleeping Beauty – Naughty Girl
Pocahontas – One More Trophy
Na minha humilde opinião a arte pode e deve ser subversiva sim!
Penso que muitas vezes é preciso chocar para que algumas pessoas prestem atenção em certos temas!
E acho que considerar repulsivo ou atraente vai dos olhos de quem vê. Eu acho o estupro, o preconceito, a caça, o tráfico de mulheres e tudo o mais MUITO repulsivo.
Por isso a minha foto preferida é a da Pocahontas, que parece conter todos esses conceitos e, aliás é a única em que a princesa aparece com o outro.
O QUE VOCÊ ACHA DISSO??
fonte: Do encantamento para Baixo
desnecessário a realidade já se encarrega das bizarrices legal deixar os contos de fada como são
ReplyDeleteEu gostei das fotos. Nao relacionei nenhuma delas ao estupro.
ReplyDeleteUm final triste com a princesa morta. A da Pocahontas com certa a mais chocante; com todos aquelas cabeças penduradas e ele trazendo mais um de seus "premios" para o mural.
Realmente sao cenas fortes, se analisadas com calma (e dependendo da interpretaçao) mas nao achei nada de repulsivo nas fotos.
Isso é arte sim e pa.. mas vão ter os maniacos tarados que vão levar isso de um jeito estranho pra vida deles e sair pelas ruas estuprando todo mundo que ve pela frente
ReplyDeleteTudo é questão de opinião... Simples assim... Igual uma época da historia no qual um quadro de uma mulher nua recebendo flores (nome: A cortesã) chocou as pessoas da época... Quadros de mulheres nuas eram comum na época... A diferença que os outros quadros tratavam-se de anjos... Esse nao... E eu particularmente só percebi a diferença quando me explicaram... A interpretação do quadro e das fotos, em suma, vai de cada um... Eu achei artístico mesmo que triste...
ReplyDeleteNee nos dias de hoje o assunto estupro é tão "normal" que já nem choca mais como deveria.
ReplyDeleteAcredito eu,na minha opinião que,o autor fez o certo,tentou chamar a atenção meio que como dizendo "Ei,você não vê?Uma das maiores desgraças do mundo chegou até mesmo nos contos de fadas,que são puros e felizes".
Assino em baixo.
Deletee só botando MAIS lenha na fogueira:
Acho que ele tentou mostrar com alguma coisa que TODO MUNDO considera puro como as Princesas Disney, e como "prêmio" dessa pureza, ela merece um FINAL FELIZ.
Porque eu vejo MUITAS pessoas hoje ainda dizendo que se "tal menina" foi estuprada era porque ela era "vadia, bagunceira, doidinha" - ou seja, algo não puro e por isso, ela meio que "devia esperar pelo final triste"
tipo a da Bella que, por sinal acontece muito:
DeleteA garota sai com o rapaz para ir à uma festa, baile, e acaba forçada a fazer o que não quer.
Ou conhece alguém durante a festa, e porque bebeu demais o rapaz se aproveita da situação.
Só para esclarecer para os mais novos que estão lendo:
Nos dois casos acima, mesmo que o rapaz NÃO use de violência física, está errado.
("Not so romantic" pode ser traduzido como "não tão romântico")
Essas imagens só mostram um fato MTO corriqueiro e que as pessoas fecham os olhos. Digo, 80% dos estupros são feitos por conhecidos da vítima. É, amigo, pai, padrasto, tio, enfim. E são em casa ou durante a manhã, ou seja, nada do imaginário da garota de saia curta andando na viela mal iluminada.
ReplyDeleteE eu concordo com o fato que se a garota é casta e pura, comportada, ela é uma coitada. Mas se é uma garota popularmente conhecida como vadia, piranha e etc, ela nem pode reclamar, afinal ela pediu por isso. Esse é o pensamento popular, as pessoas deveriam entender que não é não.
Mas aí eu caio em outro fato que alguns amigos meus relatam: o não que quer dizer sim. A garota que fica de glicose anal ou se faz de difícil para "se dar o valor". Espera, o que é se dar ao valor? Se fazer de difícil pra que se os dois querem? Se querem, rachem a conta do motel e se divirtam, parem de joguinhos.
Só pra finalizar 1: Os meninos deveriam ser ensinados a não estuprar, e não as garotas a 'usar saia comprida, não usar decote, mimimimi'
Só pra finalizar 2: Tá na hora de fazer um curso de 3 meses de defesa pessoal. Aliás, passou da hora.
Acredito que qualquer forma de arte deve impactar e incomodar o emocional das pessoas. Do contrário, a arte não cumpre seu papel. Também acredito que a produção artística só faz sentido para a época à qual pertence. Depois disso, passa à condição de peça de museu, relíquia, ornamento. Enquanto para nós a estória de uma princesa pura se encontrando com um príncipe encantado é algo impossível de acontecer, mas que se sonhava em algum momento histórico (ou seja, tornou-se uma "peça de museu"), os fatos envolvendo situações de violência à mulher se tornaram mais expostos nos dias de hoje, aumentando a indignação das pessoas. O autor dessas imagens conseguiu atualizar muito bem o que outrora era apenas um conto que nos trazia sentimentos de nostalgia, para algo impactante, notório e contestador.
ReplyDelete