A ópera Kabuki Fuji Musume é muito famosa e respeitada nos quatro cantos da Terra.
É uma das que eu mais gosto também - creio que seja mais simples de se entender...
Nesta, só aparece um personagem, a Fuji Musume, que dança sozinha durante toda a ópera. Para quem estava esperando ver como seria o Takê (que eu comentei aqui), não verá: os movimentos dele são deduzidos a partir dos dela, já que ele é imaginário. (o que é sensacional! Eu nunca tinha visto isso antes e o artista Tamasaburo é perfeito!)
A história se trata em Otsu, uma área fora de Kiyoto e perto do lago Biwa. otsu é uma cidade famosas por seus quadros. As pessoas passam observando as pinturas dos artistas nas ruas.
Uma pintura, a de uma dama com acácias, chamou atenção de um rapaz que passava.
o olhar dele na pintura fez com que a dama se apaixonasse por ele. De fato, ela se enamorou tanto que tomou vida, saindo da pintura.
Retrata basicamente como era o amor de mulheres na era Edo (1603-1868)
É uma ópera muito antiga e não se sabe ao certo quem a criou a música, mas em 1826 ela foi apresentada como um conjunto de cinco danças por um único dançarino representado vários personagens (hengemono) . Cada uma sendo um movimento:
PRIMEIRO MOVIMENTO
O espírito da fuji é representada como uma menina nova, inocente e vergonhosa vestindo um kimono bonito e colorido, e um extravagante obi (faixa) com a distinta estampa de flores de fuji. Sobre a cabeça, um belo chapéu de laca preto, que vez ou outra carrega no ombro, e além disso, também carrega um galho enorme de flores logo no início.
A ópera é feita no estilo nagauta - um dos mais antigos estilos de kabuki e significa canto longo.
A letra da ópera é riquíssima e meio complicada, ela toda hora faz figuras de imagem ou trocadilhos... por exemplo:
Edo era associada com a cor roxa e a fuji é uma planta de flores roxas, por isso a história se passa lá.
Na letra se canta Yukari no iro indicando uma pessoa que é amada e próxima.
SEGUNDO MOVIMENTO
Ela coloca o chapéu a sua frente em uma altura acima de sua cabeça, representando o homem... e ela flerta com ele... e se apaixona.
O homem promete não se encontrar com outras mulheres awasu ( vista de local com mesmo nome) kanegoto (barulho do sino famoso do mesmo local)
E eles trocam juras e fazem promessas, ela amarra o laço mostrando a união dos dois (enlaçados vem daí) votos fortes como pedra (ishi - monte ishi)
mas hoje a vida dela é vazia como uma casca de cigarra vazio= kara (karasaki - vista famosa)
Ela passa várias noites acordadas esperando por ele, mas o amor dele esfriou como as noites de neve em hira.
Ela chega a tentar bater nele, e chora... lembrando quantas cartas ela escreveu declarando amor enganada pela língua mentirosa dele. mas as cartas só foram de um lado, porque ela não recebeu resposta. Aqui "de um lado só"= katada yori é de katada
A dança varia basicamente entre dois opostos: a alegria de uma jovem mulher amando e depois o aborrecimento e a tristeza de uma traição.
TERCEIRO MOVIMENTO
O terceiro movimento é um super famoso!!
Depois de uma troca de roupa super rápida, depois falo dessa técnica, o dançarino reaparece com fazendo a dança dos dois amantes após ter brigado.
Feliz, batendo palmas, com uma das mangas ela serve o sake (como se fosse o homem) e com a outra manga, aceita com o copo (ela mesma) - mas demarra tristemente,
Um nome antigo para pinheiro em japonês é Tokaeri e kaeri é parte do verbo retornar. Aqui a menina tenta impedir que o homem retorne para casa. De braços abertos, cercando-o. Mas ela observa o rapaz indo embora e seca umas lágrimas... e tapa os ouvidos para não ouvir mais sobre isso.
e então vem uma dancinha abstrata e maravilhosa que eu sempre danço!!
O leque abrindo representa o passar de horas e o sol se pondo
-e logo em seguida, representa uma cortina por onde ela vê o amado. O qual ela tenta chamar atenção.
e uma porta de correr, que ela abre e depois fecha.
QUARTO MOVIMENTO
Agora o homem a puxa pela manga do kimono impedindo que ela vá embora (se alguém já te puxou pela manga do furisode, é assim mesmo!!)
Agora já persuadida a ficar, ela ri e serve sake, usando o leque como copo, desta vez vira tudo de uma vez.
Ela levanta a mão como se fosse cortar, mas depois muda de ideia mostrando pela letra que o relacionamento dos dois nunca será cortado (sim, ela escuta a letra da música!) acho que ela pega no mindinho por conta disso de ser pra sempre.
Agora alterada pela bebida, ela tenta dançar de novo.
Embora ela faça muita coisa só para agradá-lo, chama pra deitar sob uma árvore e aproveitar a vista, bebe sakê com ele até não aguentar mais (minha parte favorita!!) ele, mesmo assim, resolve voltar para casa.
QUINTO MOVIMENTO
Após ter abaixado a parte de cima do kimono e o dançarino volta.
Pinheiro é conhecido por sua Eternidade.
Aqui ela dança sobre a imortalidade dos distritos das Oirans de Harima
As tradições das cortesãs nunca serão quebradas e durarão para sempre.
Aqui ela cobre os olhos quando a letra canta sobre sua falta de sono
Harima tem muitos pinheiros cobertos de fujis, e sob elas é um bom local para se dormir.
Implora pra o amado vir dormir com ela. Que não responde.
Ao soar do gongo simboliza o fim do dia.
Hora para o espírito da Fuji Musume voltar de onde veio, embora muito triste e relutante.
Fonte: Fuji Musume ,Otsu-e, Kabuki repertoire e Zen Garden
Você já conhecia? Se não, o que achou?
*Corrigida. Obrigada ao dvad78 por achar um erro na ordem dos títulos da postagem. Se você achar algum erro, por favor, me informe.
Corrected. Thanks to dvad78 for finding a mistake in the labels order. If you find any mistake, please, let me know.
Happy to help. :)
ReplyDeleteyou always do! ^^
Deletehope u liked the fugi musume though.
DeleteYou haven't said anything yet (^__^-)
It is a beautiful (and very sad) story. I think the dance is a little slow, but I think that is intentional because it is more about refinement.
ReplyDeleteI think part of it could be also the clothes. The kimono restricts some movements.
DeleteYou can't really dance fast in one like this (furisode type) *ﬦ*