Lendo blogs sobre kitsuke (como se vestir em kimono) me deparei com uma coisa muito incrível:
A dona comprou um kimono irmão do meu!
Só que o meu é um kimono do tipo Furisode... um kimono de mangas longas e bastante bordado, tendo em vista de que eu não sou casada e sou uma pessoa jovem...
Salvo alterações de cor na foto, o dela parece ter a mesma padronagem do meu, eles podem ser do mesmo fabricante - mas o que é extremamente raro achar, porque o fabricante muda as cores para não ficar um kimono igual ao outro. Ou devia dizer, mudava, kimonos artesanais e antigos como os meus eram feitos assim, agora com a produção em larga escala isso mudou muito...
O meu kimono é verde maçã e fica muito bonito com pessoas de pele alaranjada como eu.
No tecido tem um desenho de ondas de água de rio feito na trama ( no ombro dá pra ver) e os bordados são de borboletas e flores de fuji. (acácias em português ou wisteria em inglês)
É um kimono extremamente feminino e delicado.
No Japão as flores de fuji são consideradas femininas e há até uma opera de kabuki sobre o espirito de uma fuji que se apaixona por um pinheiro (takê). O kimono desta dama é cheio de acácias e de ondas fluidas do rio. Falarei no próximo post sobre esta ópera que eu amo!
Liiiiiiiiiiiiiiiiiiiiindo arrasou!
ReplyDeleteAmo a cultura japonesa! ^_^
Como sempre adoooooro seu blog.
Tem dias que eu me pergunto por que raios eu não nasci/moro no Japão ¬¬ (tá eu correria risco de vida mais acho que morreria feliz XD)
ReplyDeleteENFIM *O* liiindo de morrer *O* amo kimonos *O*