TUDO SOBRE KIMONOS vol 02


Sim!faz um ano desde o último tudo sobre kimonos
Que sentimento sensacional... (nostalgia)


ESPECIAL de KIMONOS do blog H-Sama
tudo o que você precisa saber sobre kimonos
(nível básico)


RELEMBRANDO: O kimono é uma roupa tradicional japonesa e quer dizer literalmente "coisa de vestir" (ki = vestir e mono= coisa) portanto tudo o que falaremos é " kimono". Mas para simplificar, vamos tratar como "kimono" só a peça de roupa usada no exterior, como roupa mesmo. E por isso 

neste post falaremos das roupas íntimas usadas sob o kimono.





Falando em kimono, abaixo eu coloquei um esquema de nomes para você olhar e ir lembrando:

***







                                                                   
HADA JUBAN(肌襦袢)

O hadajuban é a primeira peça a ser utilizada sob o kimono. É como uma lingerie.
Hoje em dia até usa-se calcinha e sutiã, mas tradicionalmente, não. 
Ele é a primeira peça usada diretamente na pele, não é usado uma faixa separada para amarrá-lo.

TECIDO: algodão e seda
ESTAMPA: não costumam ter nenhuma
BORDADO: quase nunca tem bordados. 
COR: Costumam variar do branco puro e rosa claríssimo .


(Pequena História: lembro-me de um evento em que tinha um tiozão japa-tarado em que ele me perguntou se eu estava usando um kimono do jeito tradicional, na época não entendi e respondi que sim, porque pensei que ele estava falando sobre o jeito de amarrar o obi, o kimono... e depois me explicaram: era se eu estava sem nada por baixo... errr e eu respondi na hora que sim ... O__o saco! Na dúvida, fique calada! Risos)
着物スリップ

***



JUBAN (長襦袢 ou 襦袢)


É também um tipo de Lingerie.
Ele serve para proteger o kimono do suor do seu corpo. Eu sempre uso.


É que ele aparece sob o kimono, veja a foto do topo: Viu aquela gola branca aparecendo? É do Juban dela.
Além de aparecer na gola, ele também aparece sob o buraco da manga (furi), nos buracos sob as axilas (miyatsu guchi ou miyatsukuchi) e nos punhos (sodegochi).

 Em alguns casos, especialmente os de dança, pode acontecer da pessoa abaixar um dos lados do kimono de fora e deixar o juban aparecendo. Acho que já vi algumas fotos de meninos gyaruo fazendo isso...

**VÍCIO: na animação de Jigoku Shoujo (Hell Girl) a avó de Ai sempre fala: Ai, eu trouxe o seu juban... ou 
Ai, seu juban está pronto...

TECIDO: são feitos de seda e de seda sintética chirimen

ESTAMPA: Eles costumam ter padronagem sim, mas muito mais simples que o kimono,
 podendo ser completamente estampado mas neste caso tem estampas corridas, isto é, o mesmo motivo se repetindo...
Gosto quando eles tem uma padronagem no próprio tecido, acho muito bonito mesmo.


BORDADO: quase nunca tem bordados pois o tecido é leve. (vez ou outra há um reforço nas costas em que pode ser feito um bordado)

COR: Costumam variar do branco puro, rosa chegando até o vermelho. Agora, como as coisas estão modernas dá para se encontrar de várias cores, mas em sua maioria, claras.


長襦袢
Jubans, embora estampados, costumam ter a gola branca. 

poucos tem a gola estampada como esse aí embaixo com uma belíssima estampa de sho-chiku-bai.


Shô-Chiku-Bai é um motivo famoso que significa pinho, bambu e ameixa. São considerados exemplos de superação à adversidades e estão presentes desde a literatura, enfeites até as estampas dos kimonos.
Depois falarei mais sobre esse trio.




Em alguns casos para facilitar a vida na hora de se vestir, são usados os modelos de duas peças.
Como saia e blusa mesmo.

二部式長襦袢
ケープ


男性用”ちょい悪”長襦袢

HOMENS

TECIDO: algodão e seda
ESTAMPA: Estampas corridas com padronagens simples e em tons pouco contrastantes. Os lisos costumas ter um desenho no painel das costas, bem ao centro.  Tigres, Dragões, Fenix, montanhas e paisagens plácidas são desenhos recorrentes. Mas também podem ter também máscaras do teatro noh.
Xadrez ichimatsu (igual ao tabuleiro), xadrezad Koshi (格子) que significa grade, ou gradeado.

BORDADO: quase nunca tem bordados. 
COREm contra partida, os jubans de homens não costumam ter padronagens  coloridas. Muito azul, marrom, verde, cinza e preto O que me parece muito correto tendo em vista que a maioria dos kimonos masculinos são em tons escuros ou preto.


Eu gostaria de comprar um e cortar para usar como casaco (u.u)

Até a próxima vez, gals.


Comments

  1. vi gyarus usando uma roupa que a parte de cima é igual a do kimono mas a parte de baixo é uma saia pregada aquilo tbm é consiiderado kimono?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nyaah, é meio que as roupinhas no estilo wa-loli, ne??

      Eu não acho que tenha um nome para isso, geralmente eu vejo como mini yukata mesmo. Uma alternativa moderna para as roupas de verão.

      http://www.kigurumi-store.com/shop/images/products_apparel/SAN-222_01.jpg

      Basicamente, qualquer "coisa de vestir" é considerada um tipo de kimono, heheh. Mas em termos práticos, elas vão ter aquela gola eri e as mangas sode dos kimonos.

      Delete
  2. Ameii! Uma curiosidade legal, a amiga de uma amiga minha está no Japão fazendo mestrado, e na graduação o pessoal usa kimono/hakama. Ela não usou, pois disse que os kimonos de gradução são caros, aí ela foi normalzinha mesmo.. :p

    ReplyDelete
  3. Como nao tenho $$ pra comprar decidi fazer um yukata por mim mesma (devem lembrar dos trocentos e-mails que mandei) ate agora o que fiz foi um susoyoke... Uma parte de baixo feminina que veste com o hadajuban... Eu ia fazer a parte de cima mas a máquina quebrou xD mas graças às respostas por e-mail que tive uma ótima noção!

    ReplyDelete
  4. oii, eu tenho um kimono furisode walolli de cetim com esta de flores rosas, uma vez me falaram q tava errado pq o tecido de kimono nn pode ter brilho e só pode de algodão, ele tava certo? meu kimono ta errado?

    ReplyDelete
    Replies
    1. que flores??
      Eu aqui fiz uma postagem tentando te responder...
      http://www.h-sama.com/2017/08/meu-waloli-e-kimono-existe-kimono-lolita.html

      Delete

Post a Comment

H-SAMA.com: TODOS os comentários serão lidos, respondidos com carinho (pode demorar uns dias então volte pra ver!).
+++
All comments are read and will be up. Come back to see it.