Viagem de Um dia - Day trip


day trip


Ah! A primavera chegando e o tempo ficando ótimo para uma viagem!

Muita gente deixa de viajar porque não tem dinheiro de passar vários dias em outra localidade.
Ok, te entendo, mas que tal uma viagem de UM dia, ou DAY TRIP em inglês.
Sim, um dia. Você vai de manhã e volta ao entardecer. É super bacana e mais barato.

Separei algumas dicas de como programar a viagem:


1. AMIGOS: COMBINE QUEM VAI
É preciso combinar de antemão que vai e quem não vai. Precisa ter certeza! Grupos ganham descontos em alguns lugares como restaurantes, são mais econômicos pois ajudam a repartir a conta e são muito mais divertidos. Sabendo quantas pessoas vão também ajuda a definir alguns programas e meio de transporte, por exemplo: Se só 4 pessoas vão, dá pra ir num carro, mas se 6 vão, vocês precisarão de 2, e no caso 2 motoristas, o que pode ser um problema...

Não faça Day Trip com pessoas que não sejam suas amigas. ponto.
Você pode ser "voto vencido" caso eles decidam "mudar de ideia" no meio do caminho, ou podem te "esquecer" lá... enfim, é extremamente perigoso. Não ignore isso.


2. LOCALIZAÇÃO: AONDE VOCÊS VÃO?
Extremamente importante pro Day Trip! Afinal, vocês só têm um dia pra curtir! 
Precisa ser um local perto! Por exemplo o Passeio Público de Curitiba, super central!

Veja quantos quilômetros de distância o local ou a atração está e se dá pra chegar lá em no máximo 2 horas ou 2h e meia. Mais que isso nem vale a pena, senão você não curte o local...

Você pode pensar: "ah, perto da minha cidade não tem nada!" - Olha que tem!!
Se não tem, tem mato e dá pra vocês fazerem um pic-nic no meio do mato, ou uma trilha, ou brincar de polícia e ladrão sinistro na floresta, ou nadar numa cachoeira, rio... enfim, um monte de coisas! Eu mesma estou morrendo de vontade de ir para as montanhas daqui!




3. LOCOMOÇÃO: COMO VOCÊS VÃO?
Pode ser a pé, pode ser de ônibus, pode ser de carro...
Se for a pé: Beleza! Marque um ponto de encontro e vá com um sapato confortável tipo tênis. eu levaria um chinelo na mochila. Vai que precisa? Melhor estar preparado.
Se for de carro: Verifiquem se existe algum motorista apto a pegar estrada, se não, não vá. Inúmeras pessoas se acidentam em estradas por não conhecer a estrada. 
Caso a pessoa já tenha experiência em dirigir e conheça o caminho, marquem um local para se encontrarem e irem todos juntos. Rachem a gasolina e os pedágios: cada um paga um. 
Se for de ônibus: Vá em grupo. Comprem a passagem no mesmo ônibus (verifiquem o número do carro) e com no mínimo 1 dia de antecedência e compra a volta. Se não conseguir comprar a volta, não vá. Vai que você tem que dormir lá? E se as pousadas estiverem lotadas? Ferrou.

História verídica H-SAMA: Uma vez eu e umas amigas de trabalho fomos pra um local próximo à uma cidade. A volta não dava para comprar de antemão. Disseram que nós teríamos que comprar a passagem ou na rodoviária do local ou podíamos comprar diretamente no carro. Isso nos animou visto que soltamos na estrada pois  o local era afastado da cidade. Íamos de ônibus e fazer o passeio a pé por lá. Muito bonito. MAS... na hora de voltar, TODOS os ônibus vinham lotados da rodoviária e não paravam para embarque. No final do dia, já meio à noite, tivemos que pedir carona. Nenhum carro parou, e levamos horas. HORAS! Eu tive que pedir  pra minhas amigas se esconderem e consegui carona com um total desconhecido que, graças a deus, nos deu e não nos matou /estuprou /drogou nem nada. NUNCA mais repeti a viagem e NÃO recomendo pra ninguém. Odiamos. Só tem glamour em pedir carona nos filmes, na prática é você no meio de uma estrada, deserta, escura e ninguém parando porque acha que é assalto e quem para, é super estranho.



4. ITINERÁRIO: SAIBA TUDO DE ANTEMÃO
Aqui é pra ser chato mesmo. Saia as ruas aonde o carro vai passar, procure informações sobre o local, se é perigoso, onde ir, o que comer, o que fazer, horários de ônibus, de atrações... enfim, tudo! Tudo o que você puder saber mesmo. 
Quem viaja com frequência faz isso, quem nunca viaja tem preguiça, daí não aproveita tudo o que dá pra fazer. Muita gente pensa, às vezes, que o meu dia tem mais de 24h quando eu viajo, porque eu faço MUITA coisa! Mas isso porque eu repasso mentalmente o que eu vou fazer e os horários para não deixar de fazer nada. Eleja uma pessoa com o mapa / listagem e com o relógio e deixe-a a cargo de avisar o grupo da próxima atração. Eu adoro ser essa pessoa! Acho divertido. Tente.

Dica H-Sama Blog de locais aonde ir:
Como eu moro em cidade e sou um bixo cinza de concreto, eu sugiro atividades ao ar livre! Algumas até aceitam adolescentes como canoagem, trilhas, rafting... Sempre que posso tento libertar o meu lado Yama Gyaru.

Se você é do interior, eu não vejo motivo pra não aproveitar do ar puro, mas se você quer vir para a cidade, eu sugiro um passeio nos pontos históricos, ida à restaurantes bacanas, shoppings e finalizar com um happy hour legal num bar ou ver um filme 3D no cinema.


5. GRANA: PROGRAME-SE
Como você já sabe tudo o que vai fazer, então já dá pra fazer um cálculo mais ou menos que quanto vai gastar... Evite fazer gastos de última hora e programe as comprinhas também, assim você não fica quebrado ou falido.

Exemplo de como programar os custos pessoais:
- Transporte (ida e volta)=  R$10,00 - R$ 50,00  (em média)
- Alimentação: R$20,00 - R$50,00 (em média) = incluindo uma refeição confortável e suco;
- Atração: cinema / museu / entradas para o parque etc = varia de acordo com a atividade
- Extras =  R$20,00- R$50,00 Tenha grana para uma atividade extra ou para um problema, vai que fura um pneu? Ou você precisa pegar um ônibus... Não saia só com o dinheiro "contado"
- Compras = Defina quanto você pode gastar com o o que sobrar depois de tudo acima estiver pago . Seja inteligente na hora de gastar com compras e compre só UMA coisa.



6. SEGURANÇA: NÃO ABRA EXEÇÕES
Como você viu eu sou extremamente preocupada com acidentes. Isso porque eu não quero ter uma morte imbecil que não dá nem primeira página de jornal. Só quero me divertir. Por isso eu sigo regras de segurança toda vez que saio para me distrair -embora eu não pareça assim psicótica pessoalmente.

Como nem todos os lugares o celular funciona: Avise às pessoas próximas do seu itinerário, qual a placa do carro, relação de pessoas que vão. Isso é importantíssimo! Mesmo se você já for "velho". Faça. Dê paz à sua família para ela não encher o saco depois dizendo que morreu de preocupação.
Combinou um horário: Cumpra! Volte na hora marcada. Não estique.
Combinou um itinerário: Cumpra! Não mude a rota, não faça "votação" na hora.
Não abra exceções. Isso é essencial em caso de acidentes. Lembre-se que, infelizmente, essas coisas acontecem. 


Basic Day Trip

BONUS:
COMO SE VESTIR E O QUE LEVAR
Como se vestir e o que levar varia de onde você vai, por isso eu nem ia escrever...
Mas se você não tem nem ideia de como se vestir pense em CONFORTO.
Basicamente dê preferência ao trio: sapato confortável + camiseta + calça.

O sapato pode ser chinelo ou tênis - eu prefiro tênis para não machucar o pé. Chinelo eu levo na mochila porque é leve e as vezes, o pé dá bolhas. Melhor prevenir.

A calça pode ser jeans ou legging dependendo de onde você vai. Lycra e Supex são muito boas opções - só depende do modelo que você tem. Servem para vários tipos de viagem, vide o exemplo da Casual Lime abaixo.


DAY TRIP Casual Lime

DAY TRIP Casual Lime 

Se for ficar até de noite leve também uma blusa de mangas, pois à tarde costuma esfriar.

Se for pro mato ou fazer algum esporte, se preocupe em levar um lanche mais reforçado e água - pois pode ser que não tenha aonde comprar. Leve também um repelente de insetos.

DAY TRIP cidade

Se você for para a cidade e o seu passeio inclui praia e depois dar uma volta por aí é ideal que você já vá de biquini e tenha outra muda de roupa (calcinha também). Alguns lugares não deixam entrar de camiseta de alças (museus, bibliotecas), por isso eu sugiro essas camisas transparentes que agora estão na moda. Elas vão desde a praia até à boates. Na mochila leve o seu tênis e uma calça jeans ou bermuda enrolada como um rocambole - pelo mesmo motivo.

RECAPITULANDO: Não se esqueça de levar dinheiro, documento com foto, água, um lanchinho, proteção solar e anti-insetos. Só vá com amigos e não se desvie do programado.
Vão em paz e divirtam-se.
Esta foto boba foi do nosso último Day Trip. Estávamos fazendo "uhhhh! Óculos vintage!"
 Nem falei  dessa day trip antes, né? Mas foi no feriado de Independência. hohoho.

Comments