Oi, quantos anos você tem?
Sempre evito falar minha idade quando conheço algum coreano. Por duas razões:- Eu nunca sei qual idade falar. Na Coreia a idade é contada diferente do Brasil, mas ninguém soube me explicar exatamente como é. Alguém me disse que é só somar um ano a sua idade, mas uma amiga coreana disse, depois de fazer umas continhas, que eu tenho 25 anos na Coreia (no Brasil tenho 23).
- Para evitar formalidades excessivas advindas da diferença de idade. Não importa se você é 10 anos ou 1 ano mais velho ou mais novo, se houver diferença de idade, logo vão começar a te chamar de 'oppa'/'hyeong' ou 'eonni'/'noona' (são palavras pra se referir a pessoas próximas mas que são mais velhas que você).
_______________________________________________
Hierarquia
A sociedade coreana é baseada em hierarquias bem definidas e fortemente estabelecidas: idade, posição social, função no trabalho, universidade de formação, gênero, condição financeira, beleza e outros que não consigo nem imaginar. Destes, o que me gera bastante desconforto quanto às relações interpessoais é a idade.
_________________________________________________
Quanto mais velho você é, mais você "pode" e mais deve ser respeitado pelos mais novos - que o diga as Ajummas (senhoras de idade) que te empurram no metrô e não pedem licença ou desculpas porque são mais velhas q vc, e, portanto, não precisam se dar ao trabalho de serem educadas. Depois de certo tempo, eu e alguns amigos chegamos à conclusão que, na Coreia, a idade é inversamente proporcional à cordialidade.
Se você ver uma senhora vestida assim vindo na sua direção no metrô de Seul, FUJA. Source: Hey Ajumma! |
Deixando as tiazinhas de lado, e comparando colegas da mesma sala de aula, com apenas 1 ano de diferença na idade: O mais novo deve (e provavelmente irá) servir a mesa, a bebida, acatar o que o mais velho diz e não falar 'ousadamente'.
"Ué, mas então é bom se eu for mais velho!"
Bom, não é bem assim. Eu sou mais velha que a maioria das minhas colegas coreanas. E elas começaram a me tratar da mesma forma que tratariam um coreano mais velho. Elas ficam um pouco distantes e parecem ter medo te falar o que pensam. Algumas delas mudaram de comportamento em relação a mim quando descobriram que eu era mais velha. É desconfortável, eles não parecem estar agindo naturalmente, como eles realmente são. Por isso, sempre deixo bem claro que 1 ano ou 5 anos de diferença, sendo todas universitárias, pra mim é a mesma coisa.
Além disso, o mais velho é quem paga a conta.
윤정동생, 내친구 ~♥
É só essa coisa fofa vir me chamando de 언니 que eu me derreto e ligo meu espírito de irmã mais velha super-protetora.
aieee que engraçado!
ReplyDeleteEu morro de rir com vc! <3