COMIDA DE ANIME 20: Cogumelos Shiitake (シイタケ ou 椎茸) - Shiitake no batayaki


Marika makes dinner, Moretsu Pirates, Episode 22.
[Marika fazendo a janta - Moretsu Pirates]

Shiitake (シイタケ ou 椎茸)
Os cogumelos Shitakes são um tipo de cogumelos comestíveis muito usados na culinárias Japonesa, bem como vários outros., Aqui no Brasil eu acho que são os mais fáceis de se encontrar para vender.
Eles têm uma aparência escura, cor terrosa  (por fora, sobre o chapéu um marrom escuro e de um tom mais claro sob o chapéu) e possui um gosto levemente amadeirado.

Eles são cultivados em tocos de madeira em estufas como esta, no Brasil, pelo que li, em troncos de eucalipto. São vendidos secos em sacos plásticos. Por serem cogumelos desidratados duram muito tempo na despensa: mais de um ano!

 


Eles são consumidos em lanches, em obentôs, em caldos ou em sopas como o ramen (らーめん) ou o sukiaki (鋤焼 ou すき焼き). Nos animês e mangás você os podem ver representados como um círculos marrom com um corte em "x" ou em "asterisco" no centro. 

Um lanche muito simples é o Shiitake no batayaki que são shiitakes fritos na manteiga - esse pode ser servido como entrada, lance ou prato de acompanhamento. Pode ser servido com queijo ralado, legumes, frutos do mar, ou recheados. Sirva-os com uma bela cerveja! - Sim! Japoneses adoram cerveja!




Mas se você não gostar tanto assim de uma cervejinha gelada, você pode rechea-los com vegetais ou frango e servi-los com  uma dose de sakê. Um jeito fácil de recheá-los é virá os chapéus de cabeça para baixo e simplesmente cubrir com o recheio. Cubra com queijo pois ajuda a grudar o recheio no cogumelo.

チーズ椎茸 by koyoido on Flickr. high iron foods

Além de usá-los em pratos tradicionais como os caldos, cozidos, massas (udon), sopas ou em espetinhos, você também pode usá-los em pratos menos orientais como num sanduiche ou num risotto. 


Eu comi na casa de uma das minhas melhores amigas um risotto de frango com shiitake que estava uma delícia! Chique e fácil de preparar! Já meu irmão gosta de comê-los no pão.



Rin makes sukiyaki, Ao no Exorcist, Special Side Arc: Kuro’s Trip Away from Home. 
[Rin faz sukiyaki, Ao no Exorcist]



Shitake no batayaki 


Adoro shitakes na manteiga! Escolhi essa receita não só pelo gosto delicioso, mas também pela facilidade e rapidez. Não tem como errar, e se você não tiver todos os ingredientes, dá para mudar ou incrementar com outros ingredientes que você tenha como cebolinhas ou kani.

Eu fiz em casa. Mas cortei tudo pois não sabia se iam cozinhar... Eu já havia comido em alguns restaurantes, mas eu usei vodka no lugar do sakê- achei a minha versão desta receita com gosto muito parecido. Também flambei pois comi assim uma vez e gostei.

Ficou assim: São meio feiinhos perto de como a comida japonesa é linda, mas vale muito a pena experimentar porque é uma delícia!


Cogumelos Shitake na manteiga - Shiitake no batayaki


200 g de cogumelos shitake
4 colheres (sopa) de manteiga
1 dente de alho (usei dois)
2 colheres (sopa) de molho shoyu
2 colheres (sopa) de sakê ou vinho branco (eu usei vodka)




Comprei os meus cogumelos desidratados no mercado da marca Casa Leão. Mas você os pode comprar frescos se quiser. Eu não sei aonde achar cogumelos frescos fora do estado de São Paulo, no bairro Liberdade praticamente em todo mercado tem.

[Shiitakes desidratados - parecem pedras!]

Os cogumelos shitake que comprei vieram secos. Se este for o seu caso (e com certeza é pois é assim que a maioria dos supermercados vendem)

Eles vem assim, super secos. Parece até que não vai dar certo.


 você precisa antes hidratá-los: basta colocá-los na água por uma hora e depois espremê-los.

[shiitakes já hidratados - parecem lesmas!]


Na tábua corte os talos do shitake.

Corte o chapéu em lâminas com aproximadamente 0,5 cm de espessura 
ou corte um  "x" ou "*" no topo do chapéu do cogumelo. 


Amasse o dente de alho e coloque em uma panela com a manteiga
Deixe dourar um pouco e logo depois adicione o shitake já cortado


Mexa um pouco e depois tampe
Deixe em fogo alto por 5 minutos


Adicione o sake ou vinho branco e o shoyu - cuidado na hora de jogar a bebida alcoólica para não pegar fogo em você, é mais perigoso do que você pensa! 
Mexa bem durante mais 1 minuto


Como eu disse dá para incrementar mais este prato pois é só um acompanhamento. Eu já comi com kani kama, polvo e lula, mas desta vez comi com arroz e acelga (foto acima à esquerda), meu irmão colocou tudo no pão! (foto acima à direita)  Risos.

Sukiyaki, Suite PreCure!, Episode 19.
[sukiaki em Suit PreCure! スイート プリキュア]


Pra quem quiser, fica a dica para assistir um animê com piratas: Moretsu no Pirates e fica a  dica de cosplays lindos, sexys e legais de fazer! Eu aposto que vai ser a mais nova moda.

Pirata de Mini Saia foi um mangá escrito por  Yūichi Sasamoto (ミニスカ宇宙海賊 ) no original: Minisuka Pairētsu em 2008 e  2012 ganhou uma adaptação pra TV com o nome de  Pitaras ousados (モーレツ宇宙海賊パイレーツ) no original: Mōretsu Pairētsu.


Comments

  1. já achei shitake, shimeji e champignon frescos à venda no Carone de jardim da penha e no de laranjeiras. Eu prefiro shimeji à shitake, acho o gosto deste muito forte pra comer puro assim, mas misturado desce.

    ReplyDelete
  2. Infelizmente esses cogumelos frescos não são muito baratos :/ não é algo que dê pra comer com frequência mas já pude experimentar num yakisoba que fiz e ficou muito bom!

    ReplyDelete

Post a Comment

H-SAMA.com: TODOS os comentários serão lidos, respondidos com carinho (pode demorar uns dias então volte pra ver!).
+++
All comments are read and will be up. Come back to see it.