FESTA EM CASA: festa de HALLOWEEN H-SAMA 2013

halloween em casa



AINDA DÁ TEMPO DE FAZER UMA FESTA EM CASA! 
FALTAM 5 DIAS PARA O HALLOWEEN!




Este ano eu não pude fazer uma festa com nossos amigos porque estou nos Estados Unidos, por isso vou falar da festa de Halloween que fizemos ano passado.  Desculpem.
Depois mostro fotos das festas aqui no USA.

Como é uma festa caseira nós usamos um pouco de criatividade com poucos rescursos bem baratos.
Nós(a Amini-chan e eu)  fazemos festa todo ano e já temos algumas coisas prontas, mas se você não tiver, não tem problema porque dá para fazer muita coisa em casa, e hoje em dia, como o Halloween está cada vez mais popular fica fácil encontrar coisas para decorar como aranhas, teias e abóboras.

A nossa festa foi à luz de velas, por isso eu peço desculpas pelas qualidade das fotos e também darei dicas se você quiser fazer uma festa à luz de velas também.


Duas coisas que eu geralmente faço numa festa assim são:
1. BUFFET- Disponho a comida e drinks em mesas tipo buffet aonde a pessoa se serve - odeio ter que ficar indo e vindo da cozinha com comidas ou bebidas (a gente acaba não se divertindo!)

2. DIVIDIR E CONQUISTAR- O grande César já dizia que o segredo da vitória é dividir as tropas inimigas, e eu faço isso quando planejo aonde as mesas de comida e bebida vão ficar. As pessoas têm tendência em ficar em grupos e se isso acontecer, dificilmente elas circularão depois de algum tempo. Geralmente fica em tordo na mesa de peticos ou bebidas. Para não acontecer uma aglomeração em um canto em que as pessoas ficam se acotovelando ou derramando seus drinks umas nas outras eu separo a comida da bebida em mesas diferentes e, geralmente, afastadas umas das outras.



 A Mesa principal
A mesa principal é a mais enfeitada. Não que eu não enfeite as outras, mas é que fica meio caro ficar fazendo firulas em todas as mesas, por isso a mesa principal é geralmente uma mesa de 2m que colocamos bem na chegada do convidado com algo bem bonito. Assim ele tem o "efeito uau".

Neste ano nós fizemos um buffet de doces e cupcakes. Como a festa foi toda à luz de vez, você precisa dar um espaço entre casa comida para não ficar sobrecarregado e as pessoas derrubarem coisas. Atenção com isso para que não haja um incêndio com as teias - elas são altamente inflamáveis! Além disso, muita aglomeração de comida ou itens dá uma cara de bagunça.

Para evitar aglomeração eu uso suportes, um prato mais elevado, um copo ou uma tijala virados de cabeça para baixo dão diferentes alturas aos docinhos na mesa, tornando mais interessante de se ver. (foto esquerda abaixo)


Mesas dos convidados
Acima à direita tem uma foto do que colocamos como enfeite de mesa aonde os convidados sentariam.
Algumas mesas tinha abóboras, outras pequenos túmulos e um petisco para beliscar. Eu sempre coloco um petisco nas mesas pois algumas pessoas tem "boca-nervosa" e adoram mastigar algo (algumas pessoas tipo EU). A decoração das mesas dos convidados não precisa ser muito cheia, na verdade isso atrapalha!
Ela precisa ser mínima, só o bastante para se dar o clima da festa ali na mesa e ainda continuar com a função de mesa: algumas festas que eu vou você não tem lugar para por a sua bolsa, copo ou o enfeite é GIGANTE e você não pode conversar com a pessoa do outro lado da mesa... sei lá, é bonito, mas é deselegante com o seu convidado.

DICA H-SAMA: jeito certo de se usar enfeites de centro de mesa. Se quiser usar enfeites de mesa cheios opte por enfeites baixos ou se forem altos, que eles sejam esguios na altura do rosto dos seus convidados para que eles possam se ver e conversar livremente. 

Além da mesa principal eu faço uma Mesa de Pães, Mesa de salgados e uma Mesa de drinks, tudo no estilo buffet aonde a pessoa se serve.

Mesa de Pães
Esta não é cara de se fazer, basta você montar uma mesa com pastas, patés e molhos com diferentes tipos de pães e biscoitos. Além de patês a Amini-chan fez um belo molho de cachorro-quente que as pessoas comeram com esses mini pãezinhos à direita. 

Esses pães em palito com queijo parmesão parecem ossos, e foi por isso que os comprei. Para o patê vocÊ pode usar alquer receita que seja a sua preferida, eu optei pelo básico pois sei que algumas pessoas não comem coisas diferentes... por isso optei pelo de paté de presunto, paté de frango e paté de atum. 
Para ficar mais interessante, eu servi os patês como se fossem cérebro (ou tripas), para isso basta colocar a pasta em um saco para confeitar ou usar um desses patês prontos da Sadia que vem em sacose dar um furinho pequeno na embalagem e apertar.


Eu infelizmente não tenho fotos da Mesa de salgados e Mesa de drinks
O que é uma pena.

Na Mesa de salgados eu coloco tudo o que for salgado assado ou frito também no estilo self service.
Não tem muito mistério: já coloco tudo picado, guardanapos e pratos apostos preparadíssimos para a ação.

A Mesa de Drinks foi meio que uma novidade... geralmente eu deixo as bebidas no freezer, mas eu notei que há desperdício de refrigerantes... por isso, eu deixava um refrigerante à mesa com um pote de gelo. Como as pessoas bebem muito ele não ficava quente, pois quando acabava já trazíamos outro. 

A única coisa que eu precisava ficar indo e voltando da cozinha para trazer eram os shots de gelatina.
Shots são pequenas doses de álcool, que neste caso, foram misturadas à receita original de gelatina. (foto abaixo à direita)

Eles ficam bem fortes e docinhos, por isso é bom não abusar. Como eu tive que ir à geladeira e circular pela festa - e como eu sou maluca -  eu e meus amigos cantávamos a música "SHOTS- do LMAFO"   ficou meio como uma brincadeira durante a festa, a pessoa pegava um shot e porque tinham malucos cantando "shots" eles cantavam também. Não foi proposital mas foi engraçado! No final eu não precisava ir à cozinha pois várias pessoas queriam servir os shots gritando "shots-shots-sho-sho-sho-shots" - ridículo, eu sei, mas é esse tipo de "ridículidade" que torna tudo engraçado. Mas você não precisa fazer se não quiser.




DICA H-SAMA: Use garrafas PET. O Ponche, Batidas, coquetéis ou drinks (alcoólicos ou não)  que precisassem de mistura ou preparo prévio eu já deixei pronto em garrafas pet de 2 litros. 

Para ficar mais interessante, usando anelina alimentícia de cores diferentes eu criei drinks com cores bem exóticas e estranhas como um ponche cinza, uma batida azul esverdeado, um coquetel vermelho e um marrom. Isso de ter cores diferentes é interessante pro convidado e ajuda a separar quais drinks tem sabor de que. Se você tiver alergia dá para usar corantes naturais como água de beterraba ou de couve. Não! Não tem gosto de nada se é que você está fazendo uma cara feia agora. Risos

Outra brincadeira com corantes que fazemos é com os cupcakes. A Pinck é a encarregada de fazer essas delícias e é sempre uma surpresa pra gente como os bolinhos serão e quais cores ela vai usar. Amo passado ela fez cupcakes de red velvet que, embora branco por cima, hora tinham corpo vermelhos outra pretos. Por isso você tinha que morder para que a cor deles se revelasse. Ano retrasado ela fez cupcakes pretos com purpurina alimentícia e estrelinhas laranja, por dentro eles eram de um rosa intenso -quase vermelhos.





Gostaria de divulgar no seu blog ou salvar no Pinterest? 
Use essa imagem aqui.

halloween em casa

FESTA EM CASA: festa de HALLOWEEN H-SAMA 2013



halloween Japan

Festa de Halloween Kawaii (Iniciantes) - CLIQUE AQUI


festa de halloween 2011 h-sama blog
IDEIAS PARA FESTA DE HALLOWEEN  - CLIQUE AQUI


festa halloween 2012
IDEIAS PARA FESTA DE HALLOWEEN  - CLIQUE AQUI

Comments