COMO FAZER? para cerzir tecido


Cerzir é um tipo de costura à mão feito para remendar partes em que o tecido já não existe mais.


Eu tenho um terno que amo mas estava com o forro rasgado. O exterior estava ótimo, e o interior só tinha defeito em uns pedaços por isso não tinha porque refazer todo o forro ou me desfazer do terninho que tem um corte ótimo e fica lindo em mim.




Como o tecido não existe mais em alguns pedaços fica complicado costurar porque o ponto não tem aonde se apoiar. Antes, eu marquei aonde seria a costura com alfinetes.
Depois, fui enchendo os buracos do tecido costurando a linha com linha até formar um tecido falso. Aqui é importante ter paciência e usar pontos miúdos para não ficar grosseiro.


É preciso remarcar os alfinetes de tempos em tempos. Como a parte em que foi cerzida fica dura o tecido perde caimento ali e não vai mais se mover igual ao tecido original, por isso é importante que ele já fique na posição que você quer.

Ficou assim. Dá pra ver que a costura ficou pra fora porque eu costurei do lado direito, , mas se você costurar do lado do avesso fica ótimo, eu não tive como fazer isso já que era forro.

Comments