COMO FAZER? Caneca de cracas (barnacle mug) or Mermaid Mug Tutorial

Mermaid Mug


Olá a todos. H-Sama aqui!

Acho que todos sabem o quanto estamos empolgadas para o picnic do Blog deste ano.
Voltei dos Estados Unidos e será uma grande oportunidade de rever a todos. Saudades demais!

Não vou entrar em maiores detalhes sobre o picnic porque você pode ler sobre isso aqui ou no facebook em seu evento oficial! Mas uma das atividades será o concurso de canecas e xícaras.



A Amini-chan já havia feito um tutorial de custumização de canecas e eu resolvi custumizar uma xícara para mim também. Usei uma xícara da qual eu não gostava muito e transformei em algo novo.

Uma Xícara de sereia, com cracas, estrelas do mar e até corais. Uma xícara DE sereia e não uma xícara COM sereias.



A ideia era fazer uma caneca que uma sereia pudesse achar no fundo do mar. Como todos sabem, depois de um tempo parada, uma coisa na natureza se torna parte dela. Então pensei: e se uma xícara caísse perto de um coral? Ela estaria cheia de incrustrações, mas para não ficar muito sério, usei cores - fantasia, que são bem mais alegres e vistosas!


Achei que ficou com um quê de Majolica vitoriana que eu tanto amo. (Aqui a wiki em inglês)




Materiais:
Xícaras ou caneca;
Massa epoxi;
Marcador permanente;
Tintas de cerâmica para pratos - recomendado- mas eu usei tinta esmalte.
Estecas - recomendado- mas eu usei palitos de dente, escova de dentes e canetas.



[aqui a craca com o bichinho dentro]



ANTES E DEPOIS

 

Como eu disse, usei uma xícara da qual eu não gostava.
Era uma dessas xícaras promocionais. Tentei tirar o desenho mas não consegui.




Rabisquei algumas ideias no papel decidindo o que eu faria, uma vez satisfeita, eu risquei os limites na xícara nos locais desejados. O marcador, apesar de permanente, pode ser apagado da xícara com certa facilidade embora não tão fácil quanto a canetinha. Canetinhas são impossíveis de se usar aqui.






Com a massa epoxi, eu usei Durepóxi, eu fiz pequenas "montanhas" que seriam as minhas cracas.

Comecei por elas pois elas tampariam o desenho feio na xícara. Usei uma tampa de caneta e um palito de dentes para fazer os detalhes. SUPER FÁCIL.
A secagem da massa epóxi também é muito rápida!




Na asa da xícara eu decidi colocar um pouco de corais. Foi muito fácil mesmo!
Fiz linhas em massa e texturizei com o palito de dentes e com uma escova de dentes, para detalhes mais finos. De longe não dá pra ver estes detalhes mas de perto sim e foi muito divertido.

Caso você queria alisar a massa ao invés de texturizá-la basta alisar com o seu dedo molhado.



Do lado oposto, resolvi colocar uma estrela do mar. Usei uma escova de dentes e palitos de dente para modelá-la. Foi realmente muito simples. Coloquei também bolinhas feitas da própria massa para fazer mais detalhes. Coisa que eu não fiz no meu arco (ainda não postei aqui, mas foi o mesmo arco que usei para nadar com os golfinhos na minha viagem!) Achei que faltou nele esses detalhes a mais.

Fiz uma linha bem fina e fui cortando aos poucos com o palito de dentes. Acima tem a foto.





Terminada, a estrelinha ficou assim.


Coloquei algumas cracas dentro da xícara também! Achei que ficaram bem legais, embora tenha sido chato de pintar. Não consegui pintar detalhes ali de jeito nenhum! Mas comprando pinceis adequados eu conseguiria. Como eu não os tinha e não compraria só para fazer um upcycling em uma xícara ficou assim mesmo. 



Fiz um degradê de cores fantasia ao redor dos designs. Usei azul marinho, azul royal e azul turquesa.
Achei que ficou lindo já que as cracas ficaram parecendo ilhas vistas de cima!





Aí eu parti pra pintura. Aqui umas fotos do processo.

Resolvi usar vermelhos e laranjas para os corais e a estrela.












Por fim ficou assim. 
Contornei cada design com azuis e fiz pontos brancos em algumas partes.












PEQUENA HISTÓRIA SOBRE ARTE E ROUBO: Eu escreveria só a minha "assinatura de pinturas" mas assinei o meu nome bem grande na lateral, pois, pela minha experiência com pinturas e esculturas na escola, eu sei que as pessoas roubam as minhas peças. Na escola eu dificilmente conseguia levar um trabalho pra casa depois de pronto, porque 
"sumiam" - o que me deixava meio desanimada em concluir um trabalho na escola.

Uma vez eu estava bagunçando e conversando muito em sala de aula, e eu a minhas amigas fomos mandadas para a sala da coordenação pra ficar de castigo lá pensando no que fizemos de errado (risos). Enquanto eu meditava, eu estava olhando o armário da coordenadora com todas as quiquilharias dela e peças de arte, livros etc. Bem no alto do armário, mas na última prateleira, eu  vi uma das minhas peças!! Aliás, vi parte dela, porque tinha uma coisa na frente. Mas reconheci no ato pois demorei muito para pintá-la e foi a primeira pintura em que eu mesmo criei TODAS as cores.

 Uma que era pintura sobre madeira, tão pequenina que eu pintei toda com um palito de dentes. Era para o meu pai. Era a vista de cima do morro da praia de Itacoatiara em Niterói aonde o meu pai havia me levado. Meu pai é doido por Niterói e eu pintei aquilo para que ele pusesse no escritório dele. 

Escrevi bem grande "ITACOATIARA - NITERÓI / RJ" e pequenino ao lado, fiz essa minha assinatura com minhas iniciais misturadas pela primeira vez. Quando vi fiquei louca! Disse que era minha e como eu era "bagunceira" ela não acreditou. Lógico que era minha! Como enxergo muito mal - e todos sabem disso - eu descrevi todos os detalhes, até os que não davam pra ver já que tinham algo na frente. Escrevi no papel a minha assinatura  que também estava em azul marinho. Não teve jeito, todos começaram a ficar agitados até que resolveram pegar o tal quadro pra ver. 

Eu até faria para a coordenadora outra pintura, ficaria MUITO satisfeita em ver que ela gostou da minha pintura e queria uma pra si, mas aquela era especial e tinha dono, então fiquei chateada.

Voltei com o quadro pra casa no mesmo dia. Depois disso, escrevo "Hairan" bem grande quando penso em tirar uma peça de casa. Esta eu pretendo levar para o meu trabalho.






O QUE ACHARAM?








ARTE DAS LEITORAS
A leitora Milena Praieira nos mandou fotos de como ficaram as delas! Que lindo!
Mande a sua pra gente! Eu quero ver.







COMO FAZER UMA XÍCARA DE SEREIA / CANECA DE SEREIA usando massa epóxi  #majolica # coral # corais MERMAID MUG
Ariel grotto under the sea mug porcelain sculpture





massa epoxi no cosplay
MASSA EPÓXI - Como transformar em plástico- CLIQUE AQUI




AJUDE A DIVULGAR: 
SALVE ESSA IMAGEM E NOSSO LINK NO SEU BLOG, 
PINTEREST, TUMBLR OU FACEBOOK

Mermaid Mug

TUTORIAL: MERMAID MUG (Click Here)

Comments

  1. Eu gostei da ideia, mas não curti a parte das "cracas" XD Achei que a estrela e os corais roubaram a cena! Deve ser pq não sou fã de craca, sei lá, lembra um navio todo velho com esses trecos grudados ECAAA.
    Mas a estrela e o coral tá uma coisa linda u.u

    ReplyDelete
    Replies
    1. RISOS HISTÉRICOS!
      Estou rindo muito aqui com o seu nojo e com o que você falou.

      Era essa mesma a ideia!! hahahah de ser algo velho com coisas grudadas. Eu ia fazer SÓ as cracas!! risos.
      quase que eu fiz só isso. Eu tenho fases de amor.
      Passei das estrelas (ou estou passando) e agora acho cracas lindas!

      aqui umas fechadinhas que eu bati muitas fotos! Apaixonada! Risos.
      http://www.h-sama.com/2013/06/day-trip-praias-guarapari.html

      Delete
  2. Muito Legal a customização da caneca com durepox. Só tenho uma dúvida: o durepox pode ser utilizado em recipientes que recebem alimentos como canecas, pratos... Ele não é tóxico??

    ReplyDelete
    Replies
    1. Alessandro, esta é uma pergunta legal.
      Eu nunca tinha parado para pensar nisso... porque sempre fiz do lado de fora de recipientes (aliás, na primeira vez foi na escola numa panela de barro) Então a massa epoxi não toca diretamente o alimento.

      A massa Epoxi é usada na vedação de canos de água, por exemplo, então se há contaminação pelo lado de fora, há também nos canos. Risos.

      Mas no lado de dentro, tocando o alimento, eu não saberia responder, imagino que possa ser tóxico sim. Já que não é um produto voltado para o uso alimentício, mas vou mandar um e-mail para eles perguntando.

      ---> Mas é como eu disse, as peças são mais decorativas e não tem uso intenso, ou seja, não tem desgaste, não sei como reagiria em peças que fossem usadas no dia a dia, ou que fossem ao microondas.
      Também não sei como seriam em pratos e coisas que tivessem contato direto.

      Delete
    2. Mandei um e-mail pra eles e perguntei sobre a toxidade. Eis o que me responderam:

      Bom dia H-Sama Zuchelli,

      Informamos que o produto Durepoxi possui toxicidade baixa e não se decompõe, porém por ser um produto que com finalidade de aplicações para reparos em geral, profissionais e domésticos, não apresenta aprovação para aplicações que possam ter contato com alimentos, animais ou o corpo humano. Sendo assim, não recomendamos o uso do produto, e não possuímos nenhum que possa ser indicado para contato com alimentos.
      Dispomos do produto somente na coloração cinza, porém após seco, poderá ser pintado, testando previamente a tinta.

      -----
      Bom, é isso.
      Eles ainda anexaram a fixa técnica que eu posso lhe mandar se desejar.

      Delete
  3. Não ficou legal nao. Esse negocio ai parece uma espinha espremida. ECAAAAA

    ReplyDelete
    Replies
    1. Então ficou perfeito!! hahahah. Porque as coisinhas que nascem no mar são assim mesmo.

      Aqui ele está com o bichinho dentro

      http://www.jaxshells.org/dp009b.jpg

      Delete

Post a Comment

H-SAMA.com: TODOS os comentários serão lidos, respondidos com carinho (pode demorar uns dias então volte pra ver!).
+++
All comments are read and will be up. Come back to see it.