COMO FAZER? uma Cesta de Picnic em casa #DIY #PicnicBasket



Oi, você aí! Moça bonita que gosta de parques!

E tenho uma boa notícia para você: aqui eu te conto 
como fazer uma  cesta de pique niques
em casa



cestas_vime1.jpg (549×365):
[Antes a cesta era igual a essa]




Você vai precisar de uma cesta como base. Como alguns leitores acompanharam no facebook, eu usei como base uma cesta tipo caixa com tampa retangular. Eu já tinha pronta, mas você pode fazer a partir de uma  cesta de jornal trançado. Fica muito boa a técnica do jornal trançado.

A ideia era aproveitar uma cesta que eu já tinha e não usava e fazer algo como essas cestas modernas de picnic, já viram? Acho mais organizadas e fácil de se ter acesso a cada coisa do que na tradicional cesta de picnic.



Primeiro medi bem a caixa. Fiz um desenho de como eu queria o forro e medi cada lado. Fica como um T, sendo o lado mais longo a lateral + a tampa. Para prender o forro na caixa eu resolvi apenas amarrar, assim, caso eu queira limpar, basta desamarrar. Marquei o tecido com canetinha Acrylex.



Recortei duas vezes no tecido e costurei ao redor pelo avesso. Deixei um lado aberto para poder virar  tecido. O tecido que eu usei foi o mais barato que achei R$3,00 (TRÊS REAIS! Muito barato). 


DICA H-SAMA 1: Para virar do avesso para o direito eu tenho dois truques aprendidos com vó e repetidos pela minha mãe: Faça piques nos cantos quadrados. (foto acima)

DICA H-SAMA 2: Para facilitar virar cantos bem quadradinhos, use a ponta de uma agulha para puxar todo o tecido (foto abaixo). Caso precise, passe o tecido a ferro para marcar os cantos. (não precisei).


Optei pelo tecido sintético porque é muito mais fácil de limpar, não desbota e não absorve líquidos, caso caiam. Ele é próprio para toalhas de mesa. Fiz toalha e forro do mesmo pano, porém optei uma padronagem xadrez mais miúda para o forro da cesta, a toalha tem um xadrez maior.


Finalizado isso, eu medi aonde entrariam as fitas para amarrar. 

DICA: Fiquei com preguiça de fazer bainha em CADA fita, então para agilizar, eu queimei a barra de cada uma para não desfiar. Isso só é possível usando tecidos sintéticos.



Acima à esquerda: Como ficou quando fechada e, acima à direita: teste do prato.

Eu não gostei como o prato ficou. Acho que não deu sustentação, mas não queria fazer de couro.Optei por levar pratos de plástico ao invés dos de vidro ou de louça.



[Alças]


Como a minha cesta não é tão fechada, eu achei melhor colocar duas alças ao invés de uma para melhorar a sustentação. Em cada lado tem uma alça. Fiz de algodão reforçado. Eu achei que seria boa ideia obrigar todo o peso da cesta e seu conteúdo em apenas duas tiras de vime. Por isso, coloquei 8 tiras nessa função. Creio que vai servir.


Com o tecido que sobrou eu resolvi fazer umas bandeirinhas para usar no dia. FICARAM LINDAS! Poderia ter feito mais, mas como é novidade aqui no Brasil eu não quero que as pessoas tenham a impressão de festa de São João. Estas serão apenas de teste!


Depois de pronta ficou assim:






Parte de dentro já com os potes, garrafa e caneca que eu vou levar:


Enrolei a garrafa na toalha para manter geladinho e também para proteger o vidro.
Isso também poupa espaço!



TUDO PRONTO! Ela ficou bem humilde, mas foi terminada à tempo pro pique-nique.
Depois, posso mudar as alças por tiras de couro para ficar com um ar mais "profissional".


[Não sou fotógrafa, mas ao vivo fica uma graça! Juro!]




OUTRAS IDEIAS - PORÉM ESSAS SÃO TODAS IMPORTADAS E COMPRADAS PRONTAS:

Coton et Lavande: Notthing Hill: Cath Kidston y las últimas compras por Portobello (3ª parte)Would die for a picnic basket like this:

Se você quiser igualzinhas, basta comprar cestas de vime ou rattan, porém são mais caras.



Pique-nique:



EDITADO: com a dica da leitora! Ela vai fazer para revender!
Uma ótima ideia pra ganhar uma graninha!

Adorei, aqui em minha cidade encontro muitos desses caixas/cestos de vime de todos os tamanhos, vou decorar e revender, porque ficaram perfeitas!"


Além de cesta de pic-nic, você pode fazer cesta de costura, cesta com kit de chá, kit banheiro pra casamento ou ainda como presente para madrinhas do seu casamento.


O QUE ACHARAM DA IDEIA?

Se você fizer uma mande foto pra gente!








tea party and polka dots:

Comments

  1. Ficou linda sua cesta, fou fazer também e seu post foi muito útil.
    Monique - Nova Iguaçu- RJ

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada Monique!
      Se fizer uma, eu quero ver! Me manda fotos!

      Delete
  2. Adorei, aqui em minha cidade encontro muitos desses caixas/cestos de vime de todos os tamanhos, vou decorar e revender, porque ficaram perfeitasd!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Uma ótima ideia! Também dá pra fazer como caixa de costura, kit de chá e por aí vai....

      Delete

Post a Comment

H-SAMA.com: TODOS os comentários serão lidos, respondidos com carinho (pode demorar uns dias então volte pra ver!).
+++
All comments are read and will be up. Come back to see it.