Plastilina ( tipos e usos)


[na foto plastilina da Redelease]


Olá pessoas mais um post sobre materiais que ajudam a vida de um cosmaker!

PLASTILINA

Se você gosta de artesanato e/ou criação de fantasias e figurinos vai achar o post de hoje útil:
A plastilina é uma argila que não seca. É a famosa massa de modelar ou modeling clay. Ela serve como um simples brinquedo infantil (mas muito útil para a coordenação motora) ou para fazer esculturas elaboradas ou ainda como base para a confeção de moldes como o de silicone, por exemplo. As de criança são feitas de trigo ou de amido de milho e podem até ser comidas, mas, por serem perecíveis, secam quando deixadas abertas e não aceitam detalhes. Este tipo não pode ser reutilizado e com o tempo esfarela

As do tipo industrial são à base de óleo. Se armazenadas corretamente elas têm tempo de validade indeterminado e podem ser reutilizadas uma infinidade de vezes. Eu uso as do tipo industrial nos meus trabalhos aqui em casa. Você pode comprar por quilo em lojas online.



OUTRAS UTILIDADES:
DICA H-SAMA: Além das utilidades acima, eu ainda uso a plastilina para render a massa epoxi, misturando uma parte da massa branca, uma da cinza para uma parte de plastilina (1:1:1)  e também uso para fazer a massa epoxi ficar mais maleável (faço isso quando eu quero que a peça, depois de pronta pareça feita de plástico ou de acrílico) eu misturo uma parte da massa branca, uma parte da cinza para duas partes de plastilina. A plastilina precisa ser muito bem incorporada à mistura, ou seja, muito bem misturada, já que ela não seca, ela deixará a mistura de massa epóxi mais mole. Ideal para fazer bijuterias. Aí, é só pintar com tinta esmalte e finalizar com esmalte transparente para dar auto-brilho.





PERGUNTAS FREQUENTES:

Qual tipo você usa H-Sama?
Eu uso a do tipo industrial. Além de ser
macia, ela recebe bem  todos os detalhes na
hora de esculpir e  vem na quantidade que eu
quiser, ou seja, 1 kg, 2kg... 5kg...


Solta tinta?
Não. O pigmento da Plastilina não soltará 
na sua mão ou peça. Pode usar sem medo.


Quanto tempo dura?
Indeterminado. (Ou seja, se 
acondicionado bem dura um tempão!)


Aonde comprar Plastilina online? 
Eu recomendo a Redelease (clique aqui para ver as opções).
A minha é de lá. É da branca, mas eles tem azul também.
Os produtos dos caras são muito bons! Confira a loja.


Dá para usar em outras aplicações?
SIM! Eu uso para render ou dar maleabilidade à 
massa epoxi (sendo as medidas 1:1:1 e no segundo 1:1:2)

#Pra que usar plastilina? #plasticina é marca #







EDITADO: aqui tem um video de Como Fazer Chifre de Unicórnio onde eu usei essa técnica; Visite o meu canal no Youtube pra mais técnicas mostradas na prática.








LEIA MAIS
procurando dicas de tipos de massa de modelagem, das que são levadas ao forno para endurecer (tipo FIMO)?

polymer clay fimo
Conheça a FIMO
 << http://www.h-sama.com/2014/09/polymer-clay-fimo-sculpey-ceramica.html >>


massa epoxi no cosplay

MASSA EPÓXI - Como transformar em plástico- CLIQUE AQUI



airclay polymer clay caseira
Falsa Polymer clay  ou Air dry clay: veja AQUI como fazer uma caseira.




VAMOS FAZER?

como fazer orelhas de elfo facil
Como fazer orelhas de elfo de um jeito FÁCIl- clique AQUI

Comments

  1. Posso fazer com plastilina "infantil"?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pode também, mas as profissionais são melhores porque:
      1. Sendo sem cor não mancham o trabalho.
      2. Tem diferenças de "dureza", sendo uma mais macias e outras mais duras.
      3. E a massinha infantil também nem sempre é oleosa, tem umas que ressecam e ficam duras.
      - tipo a playdoh.

      Neste caso, é melhor não usar, porque pode ficar seco antes de você terminar a escultura.
      Fora também, que : ao ressecar ela deforma, deformando a sua escultura. (ou seja, jogando todo o seu tempo fora.)

      Delete
  2. pera eu não entendi, plastilina com durepox faz a plastilina secar?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Não. A plastilina nunca seca, e por isso dá o aspecto de plástico ao durepoxi depois de seco.
      Deixa-o mais maleável e flexivel.
      Mas sempre respeitando as medidas. Colocar demais afeta a liga.

      Delete
  3. Tem o passo a passo de como confeccionar, o medalhão do colar da Anna do frozen ?

    ReplyDelete
  4. Ok, entendi. Se eu fizer uma escultura de plastilina ela ficará mole ao toque, correto? Depois de pronta a arte tenho que leva-la ao forno? Ou ela derreterá? Grato.

    ReplyDelete
  5. Estou gostando muito do seu blog. Não curto cosplay. Nem sei direito o que é isso, mas a sua experiência com os materiais é ótima. Quero executar um projeto que está na minha cabeça e as suas dicas são ótimas, mesmo para quem não é fã de cosplay. Vamos ver se funciona.

    ReplyDelete
  6. Olá!
    Poderia dar dicas de tipos de massa de modelagem, das que são levadas ao forno para endurecer (tipo FIMO), e outras opções de material para escultura e modelagem?
    Obrigado, sucesso para você!

    ReplyDelete
    Replies
    1. oi tudo bem, aqui no blog temos vários posts sobre clays, todos os tipos de FIMO e também da Sculpey, comparações das transparentes....
      Muita coisa mesmo. Vou tentar colocar tudo numa tag de clay pra facilitar mas vc pode pesquisar aqui mesmo no blog "fimo" que vc acha bastante coisa ou no google escrevendo "h-sama: fimo"

      Delete
    2. veja se ajuda um pouco: http://www.h-sama.com/2014/09/polymer-clay-fimo-sculpey-ceramica.html

      Que tipo de dica vc está procurando?

      Delete
  7. A Plastilina misturada com durepox nao seca, mas se eu fizer uma bijuteria, vai dar pra fazer um objeto resistente né?

    ReplyDelete
    Replies
    1. EU NÃO FALEI NADA DISSO NÃO. Atenção:

      >>>> A plastilina não seca, mas a mistura de plastilina com o durepoxi SECA SIM. <<<<

      Eu uso plastilina para render ou para dar maleabilidade à
      massa epoxi.
      (pra render eu uso= 1:1:1 e pra ficar com cara de emplastificado= 1:1:2)


      Sobre bijuteria VOCÊ tem que fazer um teste do que VOCÊ quer. Eu não sei que biju vc vai fazer, se é em fio, se é escultura pequena. Não tenho ideia.

      Faça um teste e veja se VOCÊ acha resistente pro que você quer fazer.

      DICA H-SAMA: eu não sei o que VOCÊ considera resistente e nem que tipo de resistência você quer e precisa.
      Assim você pode testar e tem certeza da qualidade do seu trabalho antes de começar a vender qualquer coisa pra evitar problemas.

      Delete
  8. Boa noite. A plastilina a base de cera serve? Que é a da Faber-Castell, não endurece.

    ReplyDelete
    Replies
    1. serve pra quem? depende pro que vc quer.
      ambas não secam mas pra que vc vai usar?

      Delete
  9. durepox com plastilina continua impermeavel ou você acha que não?

    ReplyDelete
  10. Quero agradecer imensamente seus ensinamentos... Fantástica a mistura durepoxi e Plastilina...A anos trabalho com esculturas e modelagem, nunca imaginei essa combinação... Me será muito útil...veja meu trabalho no Instagran, escultor.elismarmoura... muito obrigado mesmo!!! Deus o abencoe....

    ReplyDelete
  11. Eu tenho uma dúvida. Já que a plastilina não seca, o que fazer quando se finaliza uma escultura? Por exemplo, se essa escultura cai, ela pode se deformar? O que fazer para ela ficar dura, tipo biscuit?

    ReplyDelete

Post a Comment

H-SAMA.com: TODOS os comentários serão lidos, respondidos com carinho (pode demorar uns dias então volte pra ver!).
+++
All comments are read and will be up. Come back to see it.