Coisas da Coreia: Bebidas tradicionais

Digam oi para o 소주 (soju; se lê 'sô-dju') e para o 막걸리 (makgeolli; se lê 'mácóli')!

 Essas são as duas bebidas mais comuns entre os coreanos.

Soju
O soju é um destilado transparente de batata-doce e arroz cujo teor alcóolico é de cerca de 20%. O gosto é levemente adocicado e não 'queima' ao ser engolido como acontece com a cachaça (por isso ninguém acha que vai ficar bêbado tomando soju, mas antes de acabar o primeiro frasco já tá tropeçando no vento). Segundo meu noivo, o gosto lembra remédio homeopático, só que com muito mais álcool. Ele é consumido puro, em shots, ou misturado à outras bebidas


Makgeolli
O makgeolli é um fermentado de arroz. E não, não é a mesma coisa que sakê (o 'vinho' de arroz japonês). O makgeolli é esbranquiçado e leitoso, e contém pedaços de massa de arroz fermentado, que decantam quando o frasco permanece parado. Por isso, antes de tomar, é necessário agitar e sacudir um pouco o recipiente pra dissolver a massa fermentada, mas não muito, pra não formar gás. Segundo uma professora que tive, o makgeolli tem o processo de produção similar a um sake impuro, e era considerado uma bebida da plebe. Se você souber ler inglês, esse site tem até como fazer makgeolli em casa:mistermakgeolli.com (já aviso que dá muito trabalho).

Lembre-se: Sempre que houver festa, uma dessas duas bebidas estará presente. Ou as duas. E não precisa haver festa necessariamente.

Você já experimentou? É fácil achar onde você mora?
Em Vitória eu já achei soju, mas o restaurante coreano que conhecia fechou. Mesmo assim, o preço era absurdo pra uma bebida que custa cerca de 1 dólar/garrafa na Coreia.


Comments