COMO FAZER báculo Sakura Kinomoto - Card Captor Sakura


baculo sakura



"Chave que guarda o poder das Trevas! Mostre seus verdadeiros poderes sobre nós e ofereça-os à valente Sakura que aceitou essa missão! Liberte-se!"


Como não gritar isso durante o desenho? 
É como não gritar "transformação" em Sailor Moon





Card Captor Sakura (カードキャプターさくら)

É um animê antigo que eu acho que todo mundo conhece.


Foi o primeiro anime da CLAMP que eu assisti e confesso que fiquei meio perdida por conta da densidade das personalidades de cada personagem. Eu assisti achando que era para ser um anime de crianças bem bobinho (no típico estilo mahou shoujou) e me impressionei muito com a qualidade e profundidade da trama. Isso, claro, foi há anos atrás, antes do boom dos animes no Brasil. Eu nem sonhava em saber o que vinha a ser um anime na época.

619052905_289285.gif (397×400)

Anos depois, já fã, tive a oportunidade de fazer este báculo da Sakura para uma cliente.
Depois de um feito choveu clientes querendo igual.
Eu não fazia muitas props, era mais roupas, perucas e sapatos, mas fiz uma ou outra.

E eu gostaria de compartilha essa experiência com vocês para talvez ajudar alguém.




BÁCULO SAKURA CARD CAPTORS - ahá!! Eu sabia! Você também achou lindo! Essas pedras transparentes.... eu sei... eu sei... "H você não faz mais acessórios sozinhos"... [b]SÓ FAÇO COSPLAYS, ROUPAS, SAPATOS E PERUCAS[/b] mas hey...[b]péra lá[/b]! eu te indico pessoas lindas e [b]competentes [/b]que fazem um igualmente perfeito. Formô? pede aqui: contato@hsama.com.br mande seu cep! ---------- já foi no meu blog hoje? http://h-sama.blogspot.com/ - Fotolog:


O da esquerda é o meu e o da Direita é o Oficial da Dollfie vendido no Japão. 
Nada mal, né?



Como eu não sabia tirar foto, nem tinha câmera decente, parece que a ponteira está pequena, mas está super proporcional. Igual ao desenho. Adorei mesmo o resultado! E a pedra... Ah! A pedra!




sealer wand






CORPO

Tem gente que não liga do peso das props que usa. Eu sou extremamente chata com peso e disconforto. Não tem nada de errado com gostar de usar um determinado material, é gosto pessoal, ok?


Sou do tipo que gosta de ficar o evento todo vestid com o cosplay, por isso se for muito incômodo eu, provavelmente, não vou aguentar ficar com o cosplay inteiro e vou tirar - o que é chato.

Outra coisa também que é chata é ficar carregando coisa pessada durante o dia. Sem contar que pra quem viaja como eu, ter props leves é essencial porque qualquer sobrepeso é pago -e muito bem pago- no caso de viagens de avião.


DSCF0030.jpg (500×375)


Por causa disso eu costumo fazer props ocas e de plástico, sempre que possível.
Para o corpo do báculo e qualquer outro bastão ou cetro eu costumo usar canos ou varão de cortina. Eles são ocos, resistentes e costumam ser feitos de um tipo de plástico (pvc no caso dos canos).


Geralmente esses são produtos super resistentes e aguentam muito bem peso sendo ótimos substitutos para madeira, por exemplo. Além disso, eles podem ser cortados ao meio e encaixados de novo, rosqueandos uma parte com a outra. O que é ideal para transportar cetros e báculos em viagens. Foi essa a técnica que eu sugeri aqui no Tutorial do Báculo da Saori de Saint Seiya.



O tamanho da peça aqui vai variar de acordo com a sua altura, aqui o báculo todo tinha 1m.













 CABEÇA 

A cabeça eu esculpi em isopor e depois revesti com uma mistura de massa epóxi e massinha deixando o buraco para o cabo.

DICA H-SAMA PARA FICAR LISO: Geralmente eu aliso muito bem para evitar marcas de digitais. Você pode molhar os seus dedos na água e ir fazendo isso de leve. Outra coisa que eu faço - mas odeio- é lixar levemente a peça para ficar ainda mais lisinha. (Uso lixa d'água ou até lixa de unha).
 Mas como eu disse: eu Odeio lixar coisas. Para evitar lixar eu aliso muito bem com auxílio de uma sacola plástica. Prefiro usar a sacola ao invés de luvas. Eu também uso água para ajusar a alisar, mas isso só funciona enquanto a massa está molhada.



massa epoxi no cosplay
MASSA EPÓXI - Como transformar em plástico- CLIQUE AQUI



DICA H-SAMA PRA FAZER FICAR OCA: Depois de tudo modelado e seco, eu coloco thinner no buraco para que corroa o isopor. Assim a cabeça fica completamente oca. Não é muito necessário neste caso, já que o isopor foi completamente coberto, mas em peças em que o isopor não será todo coberto, essa é uma dica preciosa.

Uma vez tudo seco eu "colei" no corpo com mais massa epoxi.


Para as asinhas eu usei EVA industrial, o mais grosso - se não tiver, cole várias folhas de EVA umas nas outras para fazer ficar mais grosso.





EDITADO EM 02/06/2016: ACHEI MINHAS IMAGENS DE REFERÊNCIA! putz como sou psicótica. Assisti mil epis só pra bater print e ter essa colagem. Medo de mim mesma hahahah.







PEDRAS

Não sei se você precisa fazer pedras transparentes... Na loja OFICIAL de Card Captor Sakura http://www.cc-sakura.net/  esse é o que eles vendem (foto)... sou mais o meu, hein? Olha essa pedra aí... nem parece pedra. Sei lá. De repente eu estou aqui pensando que era pra ser uma pedra e não era...
拡大イメージ表示

Afinal uma opção é não fazer as pedras transparentes, mas com pedras opacas como as do modelo japonês. Você pode fazer desse jeito com a nossa receita caseira de Polymer Clay ou com Polymer Clay (sculpey, fimo) mesmo. Bem mais fácil. (E depois se você mudar de ideia, pode substituir)



   polymer clay fimo         RESINA


Se você quiser fazer uma pedra como no meu vai precisar de pedras feitas com resina cristal ou substitutos (sendo que sai mais barato comprar resina cristal mesmo) Leia aqui para mais informação.



Aqui abaixo um teste que eu fiz uns anos atrás para as gemas do báculo da sakura que eu fiz anos atrás.

Elas são uma graça, né? Gastei um trabalhão fazendo os moldes e quando consegui, fiz várias. Não são as mais perfeitas do mundo, mas agora que já sei como fazer posso te garantir que vai ficando muito mais fácil pra fazer e o resultado vai saindo sempre melhor.

Na foto de baixo uma é colorida com corante (acima a esquerda), outra com pigmento (acima a direita), outra colorida por cima da resina (abaixo à esquerda) e a última tem a cor por baixo da resina (abaixo à direita). O resultado que eu achei mais transparente, e pra mim, mais satisfatório foi o da pedra toda transparente pintada só na base, ou seja, por baixo da resina.


Teste de brilho comparado com bolas de plástico
 - dá pra ver o meu reflexo em uma. risos- 




Teste de transparência - no outro post tem maior -LEIA AQUI





DICA H-SAMA: Pra mim, é mais fácil comprar só resina cristal transparente e colorir a pedra com esmalte de unhas. Não é a opção mais durável, mas é a mais transparente. Se você quer algo mais durável não tem como escapar de fazer a coloração com corante ou pigmento enquanto a resina está líquida.


Lembrando que a diferença entre corante e pigmento é que o primeiro fica translúcido e o segundo opaco, não ficando nem umpouco transparente - o que não é legal se você quer efeito de gemas.



EFEITO TRANSPARENTE COM PIMENTO - mesmo assim dá pra conseguir um efeito transparente /translúcido com pigmento se você usar só um pouco. Suje um palito de dentes no pigmento e com ele pinte a resina. Não precisa de quase nada, já que você quer transparente. Com o pigmento você consegue fazer tanto transparente quanto opaco, com o corante só consegue transparente. Então nem sempre o pigmento é ruim.

Eu só tinha pigmento no atelier e isso nunca foi problema, mas corante é mais fácil.


Vou fazer um tutorial de como fazer pedras passo-a-passo, aguardem.





PONTEIRA


O meu ex me ajudou a fazer o molde de silicone da ponteira que eu esculpi. Muito Obrigada! Aliás, obrigada a todos os amigos e namorados que ajudam a gente nos cosplays.



A ponteira do cetro eu fiz de originalmente de Massa Epoxi pintando de dourado e vermelho. É a que está na foto mais abaixo. A primeira foi toda de epoxi, a segunda, como eu já tinha o molde,  eu fiz todo de resina vermelha, tendo que pintar só o dourado com tinta spray.

Eu preferi fazer assim porque se arranhasse a dona poderia simplesmente repintar o dourado e não precisaria se preocupar com o vermelho, enquanto com massa epoxi, se arranhasse, a pessoa precisaria repintar os dois.


sakura22

Essa não é minha, mas ficou parecida com a que eu fiz. source

A minha abaixo:





ACABAMENTO e PINTURA


A pintura eu acho que cada um deve fazer da maneira que quiser e que entender melhor. Eu tenho a preferência de trabalhar com alguns materiais. No caso do báculo é preferência mesmo e não obrigação."Todo brasileiro nato ou naturalizado não será obrigado e fazer ou deixar de fazer senão em virtude de lei..."



Antes de pintar eu dei uma camada de tinta spray branca em todo o cetro (menos as pedras, claro) para fazer uma camada base e cobrir tudo. Tendo o Branco como base todas as outras cores ficam mais visíveis.

Para a pintura da peça eu usei tintas acrílicas solúveis em água na cor rosa e tinta esmalte e spray na cor dourada, pink e branca. Eu acho que a tinta spray rosa seria ideal para o corpo, mas não achei.


Geralmente para o dourado eu gosto de usar pasta para douragem e, depois de seco eu aplico um esmalte dourado que seja da mesma cor da pasta só para fixar mais e dar mais brilho. Mas no primeiro báculo eu usei spray, não recomendo porque é chato.



Se você acha que mesmo depois dessas dicas não consegue fazer um, você pode encomendar.
AQUI TEM UM BÁCULO PARA COMPRAR.











sakura32
Blind Squirrel props



SHOUTOUT


Quero dar um shoutout pra equipe do Blind Squirrel props que fez um lindo trabalho do báculo deles!

Outro que eu acho maravilhoso e é de brasileira também é a da Lilithy Cosplay. Sempre me amarrei nos cosplays dela. Ela é fã de Tokusatsu e sempre fez cosplays muito bem com um acabamento muito bom.


baculo sakurabaculo sakurabaculo sakura


Ela fez o que eu devia: tirar foto da ponteira, risos!



Eu mesma nunca tirei uma foto minha com o báculo... chora...
Sinto Muita Saudade de fazer cosplays pra vender... Como eu achava divertido.


Depois farei os outros báculos um dia. Quero muito fazer o de estrela;








PARA IMPRIMIR

GOSTOU DO POST? QUER PEGAR AS FOTOS? DEIXE UM COMENTÁRIO E COMPARTILHE NO SEU FACBOOK. ESSE FICA SENDO MEU PAGAMENTO E NÃO CUSTA NADA PRA VC.



GOSTOU DO POST? QUER PEGAR AS FOTOS? DEIXE UM COMENTÁRIO COMPARTILHE NO SEU FACBOOK. ESSE FICA SENDO MEU PAGAMENTO E NÃO CUSTA NADA PRA VC.











FOTO DAS LEITORAS:



Você também fez uma roupa ou cosplay e gostaria de nos mostrar? Basta publicar foto na nossa linha do tempo no Facebook! E eu publico aqui no site.












MAIS INFORMAÇÕES:

RESINA
Resina Cristal, Resina Epoxi  e Resina de Poliéster- info do Produto.



airclay polymer clay caseira
Falsa Polymer clay  ou Air dry clay: veja AQUI como fazer uma caseira.


polymer clay fimo
POLYMER CLAY (Sculpeye Fimo) Leia mais informações AQUI







Saori Kido Cosplay

Tutorial Saori Kido (Athena) de Saint Seiya.-CLIQUE AQUI


Sakura tsubasa cosplay tutorial
Mais Sakura? Cosplay Sakura Tsubasa - CLIQUE AQUI









O QUE ACHOU?
JÁ FEZ ESTE COSPLAY? 
ME MANDA FOTOS!






LIBERTE-SE


Que tal salvar esse tutorial no Pinterest? Use essa imagem aqui.

baculo sakura
COMO FAZER- báculo da Sakura Kinomoto

Card Captor's Sakura’s Sealing Wand







O QUE? NÃO SOMOS AMIGOS AINDA?
Siga a H-SAMA  e seja SOCIAL:
Facebook   |   Youtube   |  Twitter     Instagram     Pinterest

Comments

  1. Por sua causa me deu uma vontade ENORME de fazer a Sakura! ♥

    ReplyDelete
  2. muito bom, quero comprar um para a minha sobrinha de 10 anos apresentei o desenho e ela amou virou fã.
    gostaria de fazer um mais como ñ sou tão habil para isso queria comprar mais está difícil achar.
    parabéns pelo blog

    ReplyDelete
  3. Eu quero comprar. Como q faço?

    ReplyDelete
  4. adorei as dicas!!

    ReplyDelete
  5. Meu anime e desenho favorito,vou fazer e agora so vai faltar as cartas clow que vou comprar...esse anime eh tao legal que quando eu termino de assistir tudo e começo de novo e eh a quarta vez que estou assistindo de novo.... #ShaoraneSakura

    ReplyDelete
  6. Estou fazendo pra dar de presente pra minha namorada, um pouco diferente desse artigo, mas está sendo muito útil.

    ReplyDelete

Post a Comment

H-SAMA.com: TODOS os comentários serão lidos, respondidos com carinho (pode demorar uns dias então volte pra ver!).
+++
All comments are read and will be up. Come back to see it.