COMO FAZER? cosplay ELSA vestido da Coroação (Coronation Gown) - Frozen


Muitos pediram para escrever este tutorial. Ouço muita gente dizendo que quer fazer este cosplay e não sabe por onde começar. Você pode começar aqui com o H-Sama Blog. AVISO: post gigantesco!

#COMO FAZER cosplay em casa?
Elsa de Arendelle (vestido da Coroação) - Frozen *  (Elsa Coronation gown)

Eu adoro este cosplay apesar de já ter um modelo quente (gola, mangas longas, capa...) eu o faria com tecidos quentes e o usaria no inverno. Acho que a opção de tecidos mais quentes ficaria igualzinho ao filme - já que ela é uma rainha Arendelle, um reino frio, mas eu também dei outras opções de tecidos menos quentes e mais amigáveis ao clima brasileiro. Fica a seu critério qual seguir os dois ficarão bons. 

Quero lembrá-los que não tem jeito certo ou errado de se fazer um cosplay, cada um faz do seu jeito,  neste post eu mostro pra vocês o jeito H-Sama de se fazer: aqui eu selecionei as técnicas que eu usaria bem como fotos de cosplayers que eu eu acho que são inspiradoras. Se você tem fotos do seu cosplay me mande que eu publico também.

• cosplay amazing disney cosplay frozen disney frozen elsa Frozen Disney frozen 2013 queen elsa elsa cosplay queen elsa cosplay youllneverbetoooldfordisney •





Como sempre, vocês que leêm o blog já sabem, eu faria a roupa toda repartida e não como vestido.
Eu faço assim aos pedaços pra facilitar na hora de lavar, de guardar e, principalmente, na hora de modelar.


CORSET + SAIA +BLUSA + CAPA + LUVAS





CORSET
Trata-se de um corset  com decote Sweetheart verde água e detalhes em ouro. O molde acima deve ser cortado 4x, uma para direita e outra para esquerda, sendo 2x no tecido verde água e 2x no tecido do forro.

Fechamento: atrás, eu colocaria ilhóses, já que não aparece e eu prefiro vestir um espartilho... mas você pode fechar com ziper tendo um belo corpete só não pode apertar. Acho ilhós + fio rabo de rato mais fácil.

DICA H-SAMA: Nas costuras, para dar sustentação use barbatanas de metal na frente e de plástico nas laterais e costas.

Molde: Eu faria um molde de corset sweetheart normal. Vejo gente que está fazendo os recortes da frente arredondados ( porque no desenho a personagem tem mesmo esses recortes mais arredondados) mas eu acho que fica feio e veste mal. UMA costura não é o que vai deixar você mais parecida com a personagem neste caso. É preciso lembrar também que o seu corpo não é igual a da personagem e não tem porque mudar a costura pra ficar mais parecido e fazer o corpete vestir mal no seu corpo. SEMPRE que você estiver em dúvida opte pelo que te veste melhor.




LOOK AT HER HAIR. and she's been running in ice wind...if that was my hair it would be lopsided and out of the bun

Atenção que o desenho se repete na frente e atrás. 
Caso você vá fazer para apresentação se atente à este detalhe.



TECIDO: Eu o faria em couro sintético tipo camurça na cor verde-água (teal) ou veludo ou ainda ou feltro (para quem mora em Portugal, sul do Brasil ou outro lugar no exterior onde faça frio). Para quem não quer um tecido tão quente eu recomendo o two way ou microfibra verde-água; O two way aceita ser pintado muito bem o camurça nem tanto. No caso do camurça os detalhes do peito precisam ser aplicados ou bordados - que é como eu faria para enriquecer a roupa.

Os detalhes da roupa eu faria em courvim na cor ouro (couro sintético)  e feltro nas cores orquídea  fucsia e teal escuro. Leia abaixo mais sobre os detalhes.





Detalhes dos bordados feitos à mão  pela Sewkurafty 


Os Bordados

Assunto polêmico... e acho que muita gente aqui vai me odiar depois que eu falar isso, já outras vão me amar. Sei lá, não quero confusão, mas vou dizer: Eu acho que você não precisa fazer um bordado! Pode muito bem só pintar que fica lindo! Claro que depende das suas habilidades e do tecido escolhido. Se quiser algo em relevo pode optar por essas tintas puff ou outras que ficam em relevo.

CORES: Aqui há um super debate e cada pessoa parece ver de uma cor diferente. Eu acho que você deve olhar as fotos da personagem e usar as cores que você achar que são as certas. Pelo que eu notei, usar mais cores dá um apelo mais realista enquanto menos cores fica mais infantil, se você estiver fazendo uma fantasia para uma criança, usar três cores já basta.

Caso você queira bordar ou pintar, antes de tudo risque o traço na peça.
Faça moldes para o seu desenho em um papel ou plástico (tipo folha de radiografia fica perfeito) , assim todos ficarão iguais e então teste as cores num pedaço de pano.


MOLDES: Aqui no blog eu fiz os desenhos dos bordados para você imprimir - mas caso queira um com melhor qualidade: AQUI EU ACHEI O MOLDE PARA SER BAIXADO feito pela talentosa Kaeldri



DICA H-SAMA PARA O BORDADO: Caso você queira bordar, use ponto cheio. Com esta técnica aqui você vai bem mais rápido e fica LINDO. Bordado fica lindo, maravilhoso e a roupa fica com cara de caríssima, ou seja, digna de uma Rainha, é fácil, porém, muita gente não sabe dar um ponto. Outro ponto negativo é que a linda para bordado costuma ser cara.

DICA H-SAMA PARA APLICAÇÃO com cara de bordado: Outra opção é aplicar o bordado, que é o que eu recomendo para quem não sabe bordar ainda e quer valorizar a roupa mesmo assim.
Com linha de lã ou outra grossa, borde com esta técnica aqui. um tecido de feltro, depois recorte todo o bordado e aplique na roupa, eu costuro um uma linha fina, mas você pode até colar. O fetro não desfia e impede que o bordado se desfaça.  Fica lindo e vai muito mais rápido e mais barato do que a linha de bordado, ruim é enfiar a linha de lã nas agulhas.... ideal para quem está aprendendo a bordar porque não fica com marcas no tecido quando você desmancha.


disney cosplay frozen elsa queen elsa elsa cosplay frozen cosplay elsa coronation   disney cosplay frozen elsa queen elsa elsa cosplay frozen cosplay elsa coronation
[Lá no alto, detalhe dos bordados da roupa da Elsa feitos à mão e aqui em cima feitos à máquina]  via rebloggy


DICA H-SAMA PARA só APLICAÇÃO: Se o seu feltro for da cor exata que você quer, basta recortar e aplicar na roupa. Cole com cola de tecido, se não tiver muita habilidade, e depois costure em volta, assim vai mais fácil; Você pode usar outros tecidos. Fica tipo assim


DICA H-SAMA PARA só PINTURA: Como eu disse se você optar por só pintura já fica muito bonito. A cosplayer Tomiaaa na foto abaixo, optou por simplesmente pintar a blusa e o resultado é este da foto! Belíssimo! Basta recortar o desenho num papel e usar o papel como molde na hora de pintar; É bem simples mesmo, depois de seco, está pronto.

 - Use tintas de tecido nas cores que você achar certas e um pincel de cerdas curtas e duras;
 - Teste antes as cores num pedacinho do tecido antes de pintar para ver se as cores estão certas;
 - Ainda antes de pintar, lembre-se de riscar os desenhos no tecido para que tudo fique simétrico;
 - Experimente também tintas metalizadas; Têm boa cobertura, ficam lindas e dão um brilho discreto.


Elsa(FROZEN) | tomiaaa - WorldCosplay



More Elsa progress. I didn’t get to go to Katsu because of the weather, but Elsa will be worn soon! https://www.facebook.com/Alpacosplay
Opte por uma anágua sequinha com volume concentrado na barra. [Da Alpa Cosplay via  Rebloggy e Dress V]


SAIA
Saia em molde evasê de 4 painéis. Você pode usar uma anágua por baixo também. Caso você queira comprar tem uma prontinha e muito bem feita na Dress V e com certeza em vários outros sites.
O modelo é simples, o diferente aqui está no bordado da barra que nós já falamos acima aonde baixar.

MAIS DICAS H-SAMA para comprar os tecidos: A saia deve ser feita no mesmo tecido da blusa, senão fica de cor diferente e não fica muito bom. Também recomendo comprar o tecido todo de uma vez só também para evitar cores diferentes, caso você não saiba: um mesmo tecido do mesmo fabricante pode ter cores diferentes se vier de rolos diferentes. Uma vez eu comprei o tecido da blusa  e esqueci de comprar o da saia e ficou de cor diferente, tive que jogar fora e começar de novo. Isso TAMBÉM acontece com BRANCO e PRETO, por incrível que pareça.

BORDADOS: Aqui abaixo tem os bordados da saia. Dá pra imprimir direto daqui do site numa folha de papel, mas se você for muito alta, talvez você tenha que mecher no tamanho. Sugiro que você veja a proporção correta ANTES de começar a pintar.









CAMISA

Por baixo do corset ela usa uma blusa preta com gola mao. Se você só for usar com a gola, não precisa fazer este detalhe porque a gola tampa - isso facilita muito porque as golas mao costumam ficar embeiçadas e tortas. DICA H-SAMA para fazer as golas ficarem em pé: Para evitar que aconteça da sua gola ficar caída ou torta coloque uma camada de entertela dentro da gola antes de prendê-la na roupa.

TECIDO: Eu faria em veludo de malha preto ou em plush preto, mas acho que suplex preto também vestiria muito bem. Na pior das hipóteses eu faria de two way por causa da gola. Mas como eu disse, basta usar entretela grossa na gola que ela fica de pé, mesmo sendo malha. Não é a entretela de colar é a de costurar mesmo.


VELUDO METALIZADO | GJTecidos



FECHAMENTO: Pra fechar, zipper invisível nas costas. Eu acho o zipper invisível mais difícil de colocar, e por isso usaria o zipper comum mesmo, nem aparece.


Como fazer bordado facil
Bordado Fácil para iniciantes - CLIQUE AQUI

BORDADO: Eu aplicaria o bordado da frente do jeito que eu expliquei na parte "Os Bordados".  Bordaria direto ou no feltro com linhas metálicas ou usaria um pouco de glitter transparente sobre o feltro para dar um pouco mais de brilho, porque eu gosto he he e porque notei um brilho no desenho.
Amo misturar texturas e as linhas metálicas ficariam lindas, mas não precisa, como você pode ver na foto acima.

O desenho que você tem que fazer são losangos, sendo uns mais compridos, os verdes e outros pequenos, os fucsias.








CAPA

A capa tem dois tons de orquídea: claro e escuro, uma sobrepeliz e um bordado na barra.

TECIDO: Eu usaria veludo ou plush. Achei lindo isso que a Britta BLVD fez de misturar dois tecidos. Amo misturas! O detalhe em veludo molhado ficou show! Também dá pra usar plush e sai bem mais barato.


Elsa Cosplay cape

MOLDE: pelo que eu estou vendo as pessoas estão prendendo a capa no corset (você pode usar velcro) e fazendo a sobrepeliz separada. Aliás, eu sempre chamei essa capa curtinha de sobrepeliz, assim me foi ensinado, mas parece que em português - quando se fala de roupas religiosas isso leva o nome de mozeta; Então, só para constar: isso também pode ser chamado de mozeta.


Elsa coronation cape details by CheshireCat1




BORDADO: Como você pode ver pelas imagens de referência a padronagem da capa tem uma cor levemente mais clara... Na verdade aqui eu não faria um bordado mas simplesmente uma pintura aplicando tinta transparente com glitter sobre o tecido. Como o veludo ou o plush tem pelinhos, a tinta vai secar e dar a esses pelos pintados, ainda que de transparente uma aparencia diferente, um pouco mais clara / molhada e o glitter vai captar o brilho nas fotos parecendo mais claro nas fotos. 


elsa coronation | Thirteen - WorldCosplay
cosplayer Thirteen de Hong Kong fez um belíssimo trabalho






LUVAS
Molde de luvas é tão chato que você pode até deixar de fazer as luvas, já que neste cosplay ela usa com e sem luvas . Se você nunca costurou eu recomendo deixar as luvas para depois...

Se você já costura tenha paciência e teste em um tecido antes de cortar no tecido que você quer. Depois de testar o seu molde, corte no tecido final. AQUI TEM UM MOLDE PARA DOWNLOAD. Estes moldes servem para qualquer tipo de luva, mas é sempre bom dar uns ajustes de acordo com o seu corpo, afinal você quer que tudo  caia bem.
Se você não sabe, não é a toa que se diz que quando o caimento é bom que "caiu como uma luva" = porque fazer molde de luvas é um saco! E o caimento super difícil, por isso se você não conseguir de primeira não desista. Eu mesma tive que fazer várias até conseguir um molde que prestasse (E aparentemente todo cosplay meu tinha luvas, um saco)...

For the large size pattern, download pattern 1
DICA H-SAMA para as luvas da Elsa: O molde para download é o da esquerda, basta imprimir. Para parecer mais com o modelo da Elsa você talvez tenha que aumentar o diâmetro da barra da luva para que fique boca de cino como no modelo à esquerda. Lembre-se ainda do recorte em V na barra do lado interno e externo da lulva (polegar e mindinho). A barra não é reta, mas em arco. Vejas os detalhes abaixo da baínha e do bordado.





Aqui tem o molde do desenho das luvas feito pela Kaeldri, basta ir no deviantart dela e imprimir. Ou imprimir os que eu fiz , já com o arredondado e no tamanho. Ambos de uso gratuito.





Elsa(FROZEN) | tomiaaa - WorldCosplay


Como eu disse: molde de luvas é tão chato que você pode até deixar de fazer as luvas. Foto: Cosplayer Tamiaaa



Frozen
ACESSÓRIOS

I REALLY want to wear a tiara on a regular basis. I especially love Elsa's...
**Se você for pegar alguma imagem, me deixa um comentário. Obg. Beijos**


COROA

A estrela da festa! Afinal trata-se da roupa de coroação. Capriche.

OURO: Eu faria com massa epoxi mesmo, mas dá para fazer de biscuit, só acho que fica um pouquinho inferior porque quando seca fica meio torta, mas no fundo, ninguém nota - eu que sou chata... Acho que dá para usar como base um pote de margarina para ficar menos torto até secar...

Pintaria de tinta esmalte dourada.  Por dentro eu colaria um pentinho para prender na peruca. Também dá para usar sculpey, worbla ( caro ) ou ainda em nossa  massa de porcelana falsa. Além de barata é uma air clay, ou seja, seca com o ar . RECEITA AQUI;


PEDRA: Eu usaria fimo transparente para a pedra, depois de seco, eu usaria esmalte translúcido para pintar a pedra. Eu acho o fimo transparente muito mais prático de modelar do que a resina acrílica. Apesar do Fimo ficar bem transparente e brilhoso ele perde em brilho para a resina.  Fimo é a marca mais fácil de ser achada no Brasil mas você pode procurar por Polymer Clay.

 
Barbara Sfernald fez algumas pedras translúcidas com Polymer Clay Fimo e Craft by Chris com Pardo Art Clay que é o mais transparente de todos aqui no ocidente seguido do Sculpey Premo Frost.


  樹脂づいてる私 | ペンギンの庭 - 楽天ブログ

No Japão tem ainda o Sukerukun - se você puder comprar vale a pena. Eu sou pão dura e acho caro.


DICA H-SAMA PARA BRILHO EM PEDRAS COSPLAY: Eu gosto de diluir um pouco de esmalte metálico em base extra brilho para dar um acabamento brilhoso nas pedras, mas fica a seu critério. Se não gostar, basta retirar com acetona e aplicar somente extra brilho para proteger a peça;

Tem vários moldes da internet tem Aqui em papel Aqui tem pra baixar. Este último o mais bonito.
Atenção no tamanho e na proporção!


**Se você for pegar alguma imagem, me deixa um comentário. Obg. Beijos**






**Se você for pegar alguma imagem, me deixa um comentário. Obg. Beijos**


PERUCA e PENTEADO


Com uma peruca de tamanho médio e franja você consegue fazer este penteado. Quando mais cabelo a peruca tiver, melhor. Hoje em dia eles estão fazendo perucas muito carecas, então pode ser que você precisa comprar mais cabelo (extensões) para encher mais a peruca - no caso dela ficar murcha.

Tanto para fazer o penteado da Elsa em peruca como pra quem for fazer com cabelo basta seguir essas fotos da Makeup Wearables. Muito explicativa. Com peruca eu coloco cola e mais fixador do que em cabelos normais, mas em cabelos você pode usar mais grampos.

Frozen Elsa's Coronation Updo Tutorial | Hairstyles


SAPATOS

Eu acho que os sapatos são pretos, mas tem gente que fez azulado. Não ficou feio, eu só acho que o azulado é efeito do gelo, mas se você acha que é azul, faça azul...

Gostei muitos destes sapatinho feitos pela Kenna Deek Tumblr e da Britta Blvd

frozen 

Pra fazer o sapato você precisa de uma sapatilha como base, couro tipo courvim cola de contato e tintas.






Elsa Cosplay by Korean Cosplayer Tomia
 Tamiaaa

**Bonus**

Orbe e Cetro de soberano
TheScepterIsMightierThanTheOrb!.png (1599×706)

Não vejo quase ninguém fazendo o orbe e o cetro da coroação. Seria uma boa!

A bola é chamada de Orbe do Soberano (Sovereign's Orb)  e existe de verdade. Já o bastão é mais conhecido, porém é chamado de cetro (scepter) . O conjunto de orbe, cetro e coroa fazem parte do que conhecemos como joias da coroa, e é passado de geração em geração com a coroação.



Jóias da coroa Britânica

Aqui você pode usar uma série de materias que você preferir: Eu gosto muito da nossa massa de porcelana Air Clay e de massa epoxi (Durepoxi)- Por ser pesado eu não recomendo biscuit.


Eu faria com uma das duas massas e no interior usaria uma bola de isopor. Dentro do cetro, um cano PVC;
Leia sobre a coroa que lá eu explico melhor sobre as massas para o ouro e as pedras




Aqui vai variar mesmo a qualidade de acordo com a sua habilidade de escultura. Abaixo fotos para facilitar. Que imagem perfeita dos caras! Dá pra baixar via Pepakura também, mas não achei o link. Sigam o site deles e bombardeie-os com emails legais <3;


Tower Dweller Arts | 3-D Models for Paper Crafting








O que vocês acham? Fariam algo de diferente?
Dúvidas? Dicas? Eu gostaria de ouvir vocês.




Princess Anna & Queen Elsa in their coronation dresses. This picture is from one of the storybooks.

FOTOS DAS LEITORAS


HEY, SE VOCÊ FOR FAZER ESTA ROUPA SEGUINDO ALGUMAS DAS NOSSAS DICAS, POR FAVOR MANDE FOTO PRA GENTE? A gente faz uma montagem legal pra você! VOCÊ PODE MANDAR NO FACEBOOK BASTA PUBLICAR NA NOSSA LINHA DO TEMPO




Enviado pela leitora Nathália Casalecchi








QUER AS OUTRAS  ROUPAS QUE AS PRINCESAS USARAM?


          
  Elsa vestido azul Snow Queen Clique AQUI.


 Como fazer vestido Anna
 TUTORIAL: Anna - Roupa de Viagem . ** TUTORIAL:  vestido verde da coroação






geek with curves: Transforming Elsa Costume Photo Series
E Mais Tamiaaa



Essas e várias outra imagens são achadas no nosso Pinterest. Já está seguindo para se inspirar?

Siga o painel FROZEN - Elsa Coronation cosplay Tutorial de H-Sama no Pinterest.

** Por favor, se você gostou desta postagem não copie no seu blog**
**Recomende aos seus leitores para lerem aqui e nós recomendaremos você também. Sejam bacana blogueiros !**

Comments

  1. O que vocês acham? Fariam algo de diferente?
    Dúvidas? Dicas? Eu gostaria de ouvir vocês.

    ReplyDelete
  2. Gente que lindo *u*
    Acho que só mudaria o penteado, faria esse começo enrolando o cabelo mesmo, e depois terminaria uma trança e enrolaria. E senti falta de um makeup ^^

    bjinho

    ReplyDelete
    Replies
    1. Noossa! Boa dica! Bem mais fácil!

      Delete
    2. Verdade, acabei pulando a maquiagem. Vou editar pra você.

      Delete
  3. Tdu lindo, tdu diva, do jeitinho que tem que ser!!! Assim que desafogar dos projetos, vou fazer esse modelo! Obrigada pelas dicas!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Estou torcendo por você. Quero ver como ficará.

      Delete
  4. Replies
    1. oi Maria Luiza, claro que pode pegar <3
      Se vc for postar divulga o nosso blog, pra me ajudar?

      Delete
    2. claro,amei seu post,te achei talentosa.pode deichar que eu dou os créditos e divulgo.estou no modo anonimo por causa da preguiça,rçrçrçrçr

      Delete
  5. se estiver vendendo eu quero comprar...

    ReplyDelete
  6. Eu amei, não e difícil vou tentar fazer, parabens!!

    ReplyDelete
  7. h-sama da para fazer para menina de 8 anos?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Dá sim! Claro!
      aqui tem uma foto de quem fez: http://www.h-sama.com/2014/11/elsa-pequena-cosplayer.html

      Delete
  8. Coisa mais linda, eu nem me atrevo a tentar fazer algo nem de longe parecido, prefiro ficar aqui observando

    ReplyDelete
  9. Achei muito bonito, principalmente a parte dos bordados xD
    Pena que acho que só dá para fazer com maquina específica né?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Se vc levar a roupa e a imagem do bordado em armarinhos ou costureira vc pode conseguir encontrar alguém que ofereça esse serviço

      Delete
    2. Que nada! Tem jeito muito mais fácil!
      aqui nós temos uma técnica que vocÊ faz rapidinho!!

      http://www.h-sama.com/2014/07/bordado-facil-em-ponto-cheio.html

      Delete
  10. Uauuuu amei vou usar tudo
    Att Kamilla X

    ReplyDelete
  11. Peguei as imagens para a pintura da luva, pintura das costas do vestido e para o penteado da peruca o/
    No meu cosplay usei tecidos bem mais simples e leves, cetim grosso (não sei o nome exato) para a capa, com a bordinha roxa em feltro. O único tecido com a cor exata que encontrei para o vestido foi oxford mesmo, os detalhes com o tom mais escuro cortei em oxford e os detalhes cor-de-rosa em chantung. A blusa preta foi em malha e os detalhes ainda estou pintando, queria fazer com pedras, mas não encontrei, quem sabe lidar com resina acho que também ficaria bom. A coroa eu ainda não fiz uma "oficial", mas a provisória que usei para me apresentar em escolas, foi feita com eva cetim dourado e uma tiara. O bordado ia ficar muito caro x.x O sapato: usei uma sapatilha velha, pintei o saltinho de dourado, como vi no filme, e pintei também os outros detalhes. Meu cosplay ainda não está pronto 100%, mas estou gostando >< Ah, e estou passando as imagens do cetro e da "bolinha" (que esqueci o nome) para a menina que vai fazer pra mim, porque não aprendi :p Obrigada pelo post.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oba, parece que está ficando muito bom hein?! Quero ver fotos quando você terminar <3

      Delete
  12. nossa, vcs são feras, fiquei encantada com o blog. Parabéns.

    ReplyDelete
  13. Tenho cabelos castanhos e olhos azuis... Você tem alguma sugestão de que personagem eu poderia fazer cosplay, sendo que não gostaria de gastar muito, por exemplo poupando em peruca e lentes de contato. Agradeço.

    ReplyDelete
  14. vou fazer o meu com suas dicas para abril vai ficar lindo obrigada
    beijoooooos

    ReplyDelete
  15. Replies
    1. Não tenho - acho que ninguém decente tem. Prazo é de 30 dias; hsamablog@gmail.com

      Delete
  16. Amei! Peguei o molde das luvas e a idéia para o penteado. Obg!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Que bacana! Depois me mostra como ficou!

      Delete
  17. eu queria fazer uma, mas eu faria curto a saia rs :*

    ReplyDelete
  18. Seus tutoriais são maravilhosos! Vou adaptar a roupa da coroação com a roupa de gelo em uma mágica Quick Change, para fazer apresentações da música Let It Go. Se eu conseguir quero lhe mostrar o resultado ;*

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Rayanna! Obrigada! Eu vou adorar ver! #animada

      Delete
  19. Foi de muita ajuda pra minha noiva fazer o cosplay! Otimo blog!Muito explicado e detalhado

    ReplyDelete
  20. Eu vou usar muuuita coisa. Quanto tiver tudo pronto eu envio fotos, por qual meio você prefere?
    Eu vou fazer um vídeo pro meu canal do youtube também, vou colocar seus links na descrição!

    ReplyDelete

Post a Comment

H-SAMA.com: TODOS os comentários serão lidos, respondidos com carinho (pode demorar uns dias então volte pra ver!).
+++
All comments are read and will be up. Come back to see it.