MASSA EPÓXI - O que é e como usar - Durepoxi, Araldite e como transformar em plástico

massa epoxi no cosplay



MASSA EPÓXI


Eu acho que é o que eu mais uso. Honestamente eu acho que uma marca deveria me patrocinar já que eu indico em todo tutorial e eu mantenho um estoque -sério- em casa. Sempre que alguma coisa quebra lá em casa e a pessoa precisa de um conserto rápido e forte acaba indo ao meu quarto pedir um pedaço.

6560_02.jpg (2575×1648)


O que é Massa Epóxi?

A Massa Epoxi é um adesivo  bicomponente "com alto poder de adesão podendo fixar, vedar, soldar e reparar grandes superfícies lisas, porosas ou irregulares como ferro, azulejos, madeira, vidro, concreto, pedras, metais e alguns plásticos rígidos (exceto polietileno, polipropileno, nylon e teflon) . Devido sua moldabilidade também é utilizado em artesanato, proporcionando ótimos trabalhos. Resiste a até 80ºC." retirado do site da Brascola (Marca que vende a Araldite). Também não cola tecidos.

É dito bi componente por motivos óbvios: a massa vem assim com dois componentes, sendo um lado cinza e outro branco. O primeiro sendo o catalizador. Separados eles não solidificam (só se estiver velho) mas uma vez misturados, começa o processo de cura (secagem química) e uma vez completamente curado (seco) ele fica duro como pedra.

É uma das poucas massas que pode ser trabalhada mesmo embaixo d'água e seco é completamente à prova de água e resiste á altas temperaturas.


474310crazy sculptures25 Dez escultores para os quais eu tiro meu chapéu   Curiosidades

Mark Newman- source

Tem várias marcas como a Durepóxi, Araldite, Turbolit, Pulvipox e Polyepox (e muitas outras).

Até agora o meu favorito é o Durepoxi e a Araldite. Eu também uso muito Polyepox mas acho a textura um pouco mais dura e seca.


USOS: Bom, eu uso em TUDO. Mas ele serve para reparos em canos, esculturas etc. Vem na caixa do produto fotos dando ideias... Eu não vou ficar aqui descrevendo como usar na construção civil porque o H-SAMA BLOG é sobre fantasias, figurinos e cosplays, então vou dar uma ideia aqui de usos do epoxi em artesanato. Você pode fazer bijuterias, detalhes em armaduras com detalhes mais orgânicos, como a que eu fiz e demais acessórios como moeda, lâminas finas, detalhes em armas e tudo o mais  para cosplay e fantasias...


H-Sama - source


Você pode usar nas mesmas coisas em que usaria biscuit, a diferença é que a massa epoxi pega detalhes bem mais fácil (inclusive suas digitais) e seca mais rápido.


Eu acho que no Brasil este é o material mais usado para fazer esculturas em casa, porque é barato, aceita detalhes muito bem, não encolhe e seca extremamente rápido (tempo de cura rápido).


Outra coisa que eu acho maravilhoso é que a massa epoxi é completamente à prova d'água. Uma vez seco ele fica completamente à prova de água e do tempo, o que é muito bom para alguns projetos.

Aceita pintura de tinta acrílica e tinta esmalte uma vez seco.





Arte do Mato - source


PONTOS NEGATIVOS: Eu acho que o maior problema da massa epoxi é ela só ser feita na cor cinza ou verde-escura. O dia que os fabricantes começarem a fazer branca ou em outras cores eu vou achar sensacional.

Outros pontos que eu acho negativos é que, depois de seco, ele fica pesado e pouco maleável.

Maleabilidade em grosso modo é a possibilidade de uma material se dobrar sem se quebrar (cadê suas aulas de física?) e ser maleável é essencial para que alguns projetos/peças não quebrem - e como a massa epoxi quando seca e não fica maleável o que acontece é que quando você tenta dobrar ou quando cai no chão, ele racha ou quebra.


Mas eu não disse que usava com tudo? Pois é, uso. 
Eu faço o danado ficar maleável. 


Deixando-o mais plástico e macio eu evito que ele quebre se dobrado e também diminui o risco de quebra durante quedas e impactos E AINDA faz ele fica com cara de plástico! Quer saber como? É muito simples!



COMO DAR MAIS PLASTICIDADE A MASSA EPOXI: Basta misturar Duas partes de Plastilina para uma parte da branca e uma parte da cinza da massa epoxi. É assim que você transforma a textura dela para plástica. Depois de seco é só pintar. Aceita tando tinta acrílica, PVA como esmalte.

Eu uso a plastilina tanto para fazer a massa epoxi render quanto para dar maleabilidade.

PARA RENDER  eu uso uma parte  de cada, sendo as medidas 1:1:1 
PARA MALEABILIDADE eu uso  1:1:2 como eu expliquei acima.



Me perguntaram da última vez se "mesmo misturando a massina (plastilina) o durepoxi seca?" Seca sim! Fica igual plástico, bem forte porém, mais macio e maleável.


É uma alternativa pra quem não tem ou não quer gastar dinheiro com polymer clay.




EDITADO: aqui tem um video de Como Fazer Chifre de Unicórnio, Orelhas de Pony e Coroa de Sereia onde eu usei essa mesmíssima técnica; Visite o meu canal no Youtube pra mais técnicas mostradas na prática.
















Inclusive, é este mesmo método que eu indico como fazer orelhas de elfo de um jeito fácil e realista -para serem usadas com peruca em cosplays.



Também servem para orelhas de fadas e varinhas de condão pra quem curte fantasy costumes. #Amo!


DICA H-SAMA: para acabar com marcas e alisar a massa epoxi basta molhar os dedos na água e alisar a peça, se mesmo assim ficar você pode alisar com uma espátula molhada ou envolver os dedos em plástico.


como fazer orelhas de elfo facil
Como fazer orelhas de elfo de um jeito FÁCIl- clique AQUI










como fazer armadura facil
Armadura Orgânica - início (mais de um post detalhado)



Como usar Plastilina . CLIQUE AQUI.



polymer clay fimo




airclay polymer clay caseira
Falsa Polymer clay  ou Air dry clay: veja AQUI como fazer uma caseira.





AJUDE A DIVULGAR: 
SALVE ESSA IMAGEM E NOSSO LINK NO SEU BLOG, 
PINTEREST, TUMBLR OU FACEBOOK

massa epoxi no cosplay
MASSA EPÓXI - Como transformar em plástico- CLIQUE AQUI

Comments

  1. Quem tiver fotos de algum trabalho que fez em casa e quer mandar, pode mandar

    ReplyDelete
  2. Eu tenho uma réplica do old stick (primeira varinha que usa jogando Ni No Kuni) que fiz usando esse método ensinado aqui :)

    ReplyDelete
  3. PEGANDO AS DICAS PAARA MINHA NETA E MEU NETO
    SHOW

    ReplyDelete
    Replies
    1. ai que bom!
      Minha avó também me ajudou MUITO, quando pequena ela fazia pra mim.
      Foi com ela que aprendi muita coisa <3

      Delete
  4. Essa estatua, minha nossa. Que perfeição. ♥

    ReplyDelete
  5. meu deus esse blog salvando vidas

    ReplyDelete
  6. Replies
    1. cada coisa maravilhosa ne? Eu também amo!
      Já viu as coisas lindas no nosso TUDO SOBRE RESINA?
      http://www.h-sama.com/2014/09/resina-epoxi-resina-de-poliester-substitutos-acabar-com-bolhas.html

      Delete
  7. Não entendi muito bem sobre a mistura da massa escolar com epoxi, referente quanto misturar ´para cada parte

    ReplyDelete
    Replies
    1. pra cada pedaço de componente de massa epoxi (1:1), eu uso 2 pedaços de plastilina. (ficando 1:1:2)
      ou seja, misturo NO MÁXIMO a mesma quantidade de plastilina pra de massa epoxi.

      Delete
  8. Olá!

    Poderia me dizer quanto tempo demora para secar totalmente. e quando seca, fica bem resistente, inclusive a água? Obrigada.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Elimatel!!
      É importante você ler e seguir as instruções de cada fabricante.
      A massa que eu uso demora 24h para secar e quando seca fica muito resistente e 100% a prova dágua porque é feita para construção civil. E ideal para reparos de canos, por exemplo. Dê uma relida neste texto acima que tem mais informações sobre as marcas que eu uso.

      Mas eu uso pra esculturas também. Aliás, eu e muita gente <3

      Delete
    2. Qual a marca da massa epoxi que leva 24h para secar? A massa que encontrei seca em apenas 2h.

      Delete
    3. A Araldite. Pra ter cura total só com 24h.
      E por isso é IMPORTANTE VOCÊ SEGUIR AS INSTRUÇÕES DE CADA FABRICANTE porque a que eu uso dura 24h. Mas pode variar de acordo com cada marca.

      Secagem:Cura total em 24 horas
      http://www.brascola.com.br/produtos/araldite-massa-epoxi/

      Delete
  9. essa massa racha depois de seca???
    por que eu quero fazer anéis para dread e outros tipos de bijuteria para praia.
    se eu fizer uma peça e deixar cair no chão ela quebra ou a masa é realmente resistente???
    com que tinta eu posso pintar as peças???

    ReplyDelete
    Replies
    1. Você diz rachar com o ar? Não.
      A MASSA EPOXI é FEITA para a construção civil.

      Mas racha de cair no chão? Sim e não, Depende.

      Tudo racha de cair no chão, depende como cai. E com a força que cai.
      Concreto racha. Metal racha... Mas são resistentes. É difícil rachar, mas quando racha quebra de vez.
      Não são indestruíveis...

      Pra anel de DREAD e os normais pra dedo, eu acho que funcionaria porque não tem muito impacto, também ficam muito bons pra pingentes e brincos se vc usar uma armação de metal...
      Agora pra usar como alargador eu já não sei se daria alergias... mas tem gente que usa Biscuit e não tem alergia então não sei...você precisa testar... eu tenho alergia.

      A tinta é a acrilica selada com verniz.

      Agora o que eu indico como a MELHOR massa pra bijuteria? A polymer clay.
      Ela é mais cara, porém é própria pra bijoux. Já vem colorida e não seca. Só depois que você ASSA é que ela seca e fica perfeita.

      Tem umas que vem com pó de marmore - ficando igual a pedra...
      outras vem até com pó de prata...
      Olha umas ideias no Google >>
      https://www.google.com/search?q=silver+clay+jewelry&newwindow=1&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjPnbjf5ubJAhUBdCYKHTHcDD8Q_AUICCgC&biw=1138&bih=536

      Delete
    2. Pelo menos nunca uma peça minha quebrou... mas imagino que se for muito fininha e cair, quebre... Mas dá pra ser recolada. <3

      fica marcadinho na área que quebrou se você só colar, mas se a pessoa colocar mais um pouquinho da massa, alisar, lixar e repintar FICA COMO NOVO.
      É muito resistente e duradouro.
      - Espero ter entendido e ajudado. Ajudei?

      Delete
  10. Olá! Gostei muito da sua matéria!!! Uma vez comecei a forrar uma garrafa com durepoxi e pedrarias (preciso terminar rsrsrs) e tingia o durepoxi com guache, q é a base de água! Bjss

    ReplyDelete
    Replies
    1. opa, manda fotos pra gente ver como ficou

      Delete
  11. Em que superficie você trabalha com ela?

    ReplyDelete
    Replies
    1. desculpe, não entendi a pergunta. reformula ou completa.
      Você quer fazer o que e com qual resina?

      Delete
  12. Tipo quando você coloca pra secar, você coloca no jornal, papel, etc... porque quando eu uso esse tipo de superfície ela gruda. Espero que tenha entendido kkkkkk =)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ah agora entendi sim. Então......
      Não tem o que fazer. A resina é feita assim mesmo, aonde encostar ela gruda mesmo e não solta mais se secar ou fica marcada se soltar...

      Ela não pode encostar em nada mesmo.
      NADA.

      Então muita gente trabalha com moldes de silicone.
      Pra eu te dar ideias eu realmente preciso saber oq ue vc quer fazer com a resina mas jogando verde: uma coisa que vc pode fazer é trabalhar sobre uma área de silicone (tipo esses tapetes pra cozinhar ou os de unhas) ou ainda usar desmoldante ou ainda forrar de jornal e não deixar encostar até secar;

      Como o tempo de secagem é rapido da pra fazer pequenas areas sem problema.

      Delete
    2. Epoxi nao adere em teflon nem em polietileno. Twm taboa de carne de twflon e tampas de Tupperware de polietileno.

      Delete
    3. Boa dica... Não agarra mas fica marcado.
      Dependendo do que ela precisa não dá.... era bom saber o que é pra ver se era melhor pendurar, se tem um lado plano que poderia deixar repousar em algo...
      Não me arrisco a dizer o que fazer.

      Delete
  13. OLÁ, GOSTARIA DE SABER SE A DUREPOXI ADERE AO PLÁSTICO DURO DOS BONECOS PLAYMOBIL. MUITO OBRIGADO E ABRAÇOS.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá TEX, eu acredito que sim.
      Dei uma pesquisada e vi que o plastico da playmobil é o ABS ou de BPA.
      Que é um plástico também usado em canos, cosméticos e coisas de cozinha...

      O durepoxi é IDEAL para remendos em canos PVC - que é também um tipo de plástico duro.
      Por isso imagino que vá funcionar com ABS também, mas nunca testei.

      Tentei achar no site da marca se ela especificamente diz se adere ou não, mas não achei.
      Você vai ter que fazer um teste. Mas acredito que vá dar certo. Agora fiquei curiosa, está fazendo uma maquete?

      Delete
    2. Estou com uma pequena dúvida, eu quero a massa epoxi para fazer uns detalhes no celular da Yuno, ele é fácil de colar? Pode ser usado cola quente? Ou superbonder? Aguardo resposta.

      Delete
    3. SIM pra todas as perguntas.
      ANTES de secar ele mesmo cola no celular. E depois de seco não solta nunca mais - dispensando o uso de cola.

      Ele pode ser colado com cola quente e com superbonder, mas eu, particularmente #odeiocolaquente. Melhor usar uma coisa que cola pra sempre. Tipo a suoer bonder, a E600 ou ele mesmo.

      Delete
    4. Eu tenho outra pergunta, a massinha pode ser daquelas caseiras? Ou tem que ser daquelas compradas? Aguardo resposta.

      Delete
    5. não entendi isso de caseira ou comprada. Como assim?
      A "massinha" se chama plastilina.
      Aqui tem um post sobre plastilina http://www.h-sama.com/2014/04/plastilina-tipos-e-usos.html

      Delete
    6. DEPOIS DE MESES me toquei: vc diz massinha caseira essas de trigo? se foi = não.
      Tem que ser a plastilina porque é oleosa.

      Delete
  14. Olá!
    Quanto tempo eu tenho para esculpir uma peça de aproximadamente 4 cm antes dela secar totalmente?
    Grata

    ReplyDelete
    Replies
    1. não sei. tem que seguir as instruções do rótulo, eu daria 48h pro precaução, mas dependem de como vc for fazer a mistura por ex.

      Delete
  15. olá,poderia me informar como aumento o tempo de secagem do durepox(se é que tem algum jeito),ouvi dizer de massas epoxis especiais que demoram mais pra secar mas nunca achei pra comprar

    ReplyDelete
    Replies
    1. oi, a durepoxi é uma MARCA de massa epoxi.
      tem sim diferença, tem umas que pedem 24h, outras 48h mas isso é pra secagem completa. E não tempo de manuseio, isso porque a parte de fora fica dura mais rapido.
      O que vc pretende fazer? tem como falar?
      Tem massas que só secam se você assar, por exemplo. Mas depende do que você gostaria de fazer eu acho

      Delete
  16. Vou personalizar um salto alto, então preciso moldar em volta do salto, vc acha q o impacto ao caminhar pode fazer a massa rachar?

    ReplyDelete
    Replies
    1. acho sim. e tbm vai descolar pq a massa é bem forte mas não aceita dobra (o que acontece ao caminhar)
      vc vai fazer o que? já pensou na massa de EVA?

      Delete
    2. Não conhecia, mas pelo jeito ela não é impermeável, preciso de algo que ao entrar em contato com a agua n amoleça, já q vou caminhar nos eventos(vai q piso em uma poça d'água :v )
      Pensei em usar massa fimo, tenho também o medo que quebre só, mas acho q pelo menos pra parte do salto pode quebrar o galho

      Delete
    3. a massa epoxi é 100% impermeavel, mas não é flexivel a fimo tbm não é. E além disso fimo precisa ser COZIDA e não tem como cozinhar no sapato,m vc tem que fazer fora e depois colar no sapato.
      eu nunca trabalhei com massa de EVA mas tenho pra mim que é impermeável sim. Não tenho aqui pra fazer o teste mas vou perguntar pra amigas que testaram

      Delete
    4. Dei mais uma pesquisada, realmente, a fimo não daria, estou pensando em fazer aquela massa com cola de silicone e maizena, não tenho certeza se fica impermeável, mas acho que vou testar, o que acha?

      Delete
    5. Eu acho que vc está muito preocupada com as poças quando na verdade o problema maior é: Ela vai quebrar ao seu caminhar.
      1. qual o tamanho da escultura?
      2. até onde ela vai no salto?

      As poças não vão derreter nem biscuit só de vc passar, nem mar derrete em 1 uso se vc envernizar bem.

      mas respondendo à sua pergunta: o silicone é um material impermeável SEMPRE, então se vc misturar com maisena tbm vai ficar. Mas ele não é moldável na mão. Você vai precisar fazer um molde. A não ser que só vá fazer bolinha e cobrinha, aí dá.

      Delete
  17. Vi um vídeo no YouTube de um cara refazendo bonecos (comprados em lojinha barata) usando epoxi. Achei sensacional e tive vontade de fazer tb. Mas vc disse que leva 24h pra secar.. Isso é rápido??

    ReplyDelete
    Replies
    1. leva 24h pra secar totalmente.
      Mas superficialmente ou em pedaços fininhos seca mais rápido. Agora não entendi a pergunta. Se é rápido? é rápido na medida que 24h é rápido hehehe.
      Tem gente que assa também pra agilizar mas não é recomendado. o certo é esperar.

      Delete
    2. Ah tá, entendi. Tipo, ao longo de 24h dá pra mexer se quiser, mas depois disso já era. Mais ou menos isso?

      Delete
    3. não mesmo. A parte que seca mais rápido é a de fora em contato com o ar. Sabe um minguau que fica com aquela nata por cima mas a parte de dentro tá quentona? É tipo isso.
      A parte de fora tá com uma casquinha seca e por isso não dá pra mexer, eu acho que vc tem de 5 a 15 min com massa epoxi.
      mas a parte de dentro ainda está molhada e essa , de acordo com o fabricante, leva 24h pra secar completamente.
      Peças menores secam mais rápido e se vc mexer vai quebrar.
      Massa EPOXI eu acho rapido, se vc quer mais tempo eu recomendo biscuit mas ela encolhe um pouco. E escurece um pouco.
      já o epoxi é cinza. vc precisa pintar com um primer branco e depois com as cores que vc tem em mente.

      Delete
    4. Hmmmmm saquei, não tinha me ligado nessa questão de dentro e fora. O primer eu não conheço, apenas ouvi falar só, o que seria exatamente?

      Delete
    5. primer é uma camada protectiva de pintura. é um produto que serve de base

      Delete
  18. Boa tarde existe sim massa epóxi branca da marca Durepoxi

    ReplyDelete

Post a Comment

H-SAMA.com: TODOS os comentários serão lidos, respondidos com carinho (pode demorar uns dias então volte pra ver!).
+++
All comments are read and will be up. Come back to see it.