COMO EVITAR UM CALOTE no seu cosplay?


Como evitar calotes cosplay






Antes de tudo quero dizer que  este post não é ato obrigatório antes de comprar cosplays e nem é uma coisa infalível.  Estas são dicas baseadas na minha experiência pessoal como cosmaker e como cosplayer.  Vivi os dois lados e aqui eu conto algumas histórias e dou exemplos que eu penso que podem ajudar.

Com o passar dos anos a gente ganha mais do que só idade.




***

É um post para que você pense nesses pontos todos que eu comentei. Não precisa seguir à risca, são ideias para você ter uma base de como começar.

É um tema sério.
Não tem jeito "legal" de se falar sobre isso.
Não quis expor ninguém.
Não quis deboxar de ninguém.
Qualquer problema entre em contato nos comentários antes de qualquer coisa.
Obrigada.

Esperava apenas ter ajudado alguém que está pensando em começar a vida de cosplayer.






COMO EVITAR UM CALOTE?
na compra do seu cosplay, peruca, lentes etc










Como evitar calotes cosplay



1. SAIBA O QUE VOCÊ QUER
Muita gente e eu digo muita gente mesmo, não tem noção do que quer. E isso dá margem para a pessoa levar calote. 
Quando você não sabe o que quer, qualquer coisa está bom. 

A maioria das pessoas que começam a fazer cosplay depois "descobrem" que tomaram um calote bem cedo, muitas vezes porque não sabem o que querem para explicar bem ou simplesmente não pesquisam aonde comprar e compram no lugar errado.


Calotes na internet existem. Vários.
Isso não é benefício do "mundo cosplayer" nem brasileiro nem estrangeiro. Tem altas tretas aqui no EUA quanto a isso também. Eu lhes garanto. Tem até de RUSSOS!


Mas tem casos que, se tivesse um pouco mais de pesquisa, não aconteceria.


Quantas pessoas compram coisas que vem pela metade e quando vão verificar o anúncio o "produto faltante" nem estava listado? MUITAS. A pessoa só nota quando chegou.




*
*
*




Como evitar calotes cosplay



2. Aguarde a hora certa/ se prepare melhor

Na verdade -VERDADEIRA- não existe hora certa pra se começar, mas se você simplesmente não sabe nem de quem comprar, nem onde começar, talvez não esteja na hora certa. Você precisa de mais estudo, informação e mais conhecimento da comunidade cosplayer antes. Em outras palavras: você precisa se preparar. Porque gente se dizendo "cosmaker" tem aos montes. E você vai se aporrinhar se não puder distinguir!


"Ah, H-Sama, este é meu primeiro evento e eu queria ir de cosplay. Não conheço ninguém que faça cosplays pessoalmente e nem conheço ninguém que possa me indicar"


Então, eu SINTO MUITO em ser a que vai cortar o seu barato, mas eu vou lhe dizer uma coisa que comunidade nenhuma vai te dizer: Talvez não seja a hora de você encomendar um cosplay. 


Existem cosplays simples que você pode fazer sozinho/a e ir feliz da vida nós já postamos alguns aqui. Existem também outras roupas que você pode usar para ir às convenções (vai muito do gosto de cada um, mas aqui tem umas dicas de looks ).




DICA H-SAMA: É muito fácil mesmo conhecer cosplayers. Espere até ir à uma convenção na sua região, conheça as pessoas, faça amigos e pegue indicações. Na própria convenção terão pessoas que podem te indicar. Puxe papo. Pegue o contato. Aí se programe para encomendar o seu cosplay. 






O que dizer sobre o NÍVEL de desinformação de alguma pessoas?
Eu não acredito que tenha gente que faça MESMO isso. Será? NUMPODISÊ!



***



PODEM RIR DAS FOTOS! ESTÃO LIBERADOS!

Mas eu também já fui uma desinformada. E também já não esperei a hora certa. 

Comprei uma peruca terrivel numa tal loja famosa de São Paulo- que a dona, por sinal é um amor. Mas era a única que eu conhecia ... Nela as perucas são caras e de qualidade não tão boa -  enfim, não vou entrar em detalhes mas EU faço melhor. E se EU faço melhor, pra que eu vou dar dinheiro pros outros?


SE eu tivesse pesquisado mais e SE eu fosse mais experiente eu não teria comprado. 
Mas Isso foi em 2007. Não tinha tanta opção.


PERUCA BRANCA + Maiô URD Oh! My Godness - ok, <BR>à pedidos vai a foto da minha peruca branca. <BR>Desculpem pela péssima qualidade da foto pq é de celular. <BR> <BR>*non resisti e coloquei o meu maiô de Urd, de Aah Megamisama! <BR>Falta marcar o dia e hora que vou fazer uma sessão de fotos (u.u) <BR> <BR>beijix. <BR>H <BR> <BR>*senti a eficiência das meninas, falei em entrar em contato comigo acharam até meu telefone, > FefÊ e Tainá <BR> <BR>*Estou alugando minhas perucas> hairan_z@hotmail.com <BR> - Fotolog


A peruca foi caríssima! Foi R$180,00 NAQUELA ÉPOCA! 

Me arrependi amargamente e resolvi comprar perucas ou internacionais muito boas ou nacionais bem porcas, de 10 reais mesmo. Depois disso comprei um curso de perucas, e outro e lendo muitos tutoriais hoje me vejo livre disso tudo! 

Mas uma coisa eu te digo: Se você não quer investir num cosplay eu recomendo mesmo essas perucas de carnaval que todo mundo torce o nariz! Porque é o mínimo pra pessoa reconhecer o seu cosplay e é assim uma coisa MUITO BACANA fazer um BOM COSPOBRE. #prontofalei


Ororo otaku - nyaaah <BR>minha única foto o evento todo <BR> <BR>eu sou suspeita pra falar que gostei. <BR>Mas ainda tem muito oq que melhorar. <BR> <BR>O espaço a galera reclamou, e realmente estava muuuito quente. <BR> <BR>Mas acho que o concurso cosplay deste evento foi o melhor de todos até agora. (apesar das regras meio..) <BR> <BR> <BR>mas tudo saiu certo graças a deus, e não se pode agradar a todos né? <BR> <BR> <BR> <BR> <BR> <BR>Foto by Kyo (CosplaYES) <BR> <BR> - Fotolog  TEMPESTADE DE FÉRIAS - Eu, totalmente sem fotos, <BR>não tinha o q postar, <BR>recebi de presente da Cassi essa arte no fundo <BR> <BR>a foto mesma é velha, da AF06, quando eu fiquei conhecida com o cosplay de "Tempestade de Férias" hohoho ui. <BR> <BR>que saudades do povo... <BR>em 2006 eu fui à TODOS os eventos, este ano, com custo fui na Friends <BR> (motivo: pai doente, lembram?) <BR>ai,ai.. ressaca friends vindo e eu vou pro Rio <BR> <BR>alguém, sabe de alguem evento no rio por essas datas? E o Anime Family vai ser/já foi? <BR> <BR>beijix <BR>H - Fotolog Depois da Onda Ebay.... - <BR>Bom, milagre num dá pra fazer.... <BR> mas essa peruca de 10contos, que eu já tinha, ficou beeeeem melhor depois de um amaciamento que eu fiz nela. <BR> <BR>ainda tá meio ondulada no topo da cabeça, <BR>mas eu vou melhorar isso tbm <BR>(aprimorando WIG skill) <BR> <BR>ano que vem faço cosplay com ela, <BR>por hora eu estou ALUGANDO perucas quem quiser me dê um toque <BR> <BR>Beijix <BR>H <BR> <BR> <BR>ps. desculpe a qualidade da foto, mas eu só tinha celular, Rove-chan - Fotolog

 Cospobres são bacanas pra começar. Você não vai ficar pop, você não vai ter seguidores, mas você vai se divertir MUITO e aprender bem mais. Foi com essas perucas que eu aprendi a construir perucas e a recuperar casos perdidos. Lei aqui Cadê a Diversão? 


*
*
*



Como evitar calotes cosplay


3. Converse bem com o vendendor antes de comprar
Tem vendedor que te engana mesmo. MAS a grande maioria é fake (falsa) mesmo.

Eles nem sabem te enrolar. - SE você for uma pessoa bem informada, porque se você não sabe de nada do que você quer comprar ... leia item 1.

Aqui tem o relato muito triste de uma menina e uma das dicas que ela dá é: Adicione a pessoa no facebook, vá conversando com ela e use o seu bom senso pra julgar se a pessoa é confiável ou não.




A pessoa que é cosmaker, ela estuda. Pode não ser a melhor em gramática, mas se você olha sites estrangeiros, está antenada com as coisas japonesas e tals você APRENDE alguma coisa com isso.

Outra coisa que eu acho muito importante é: QUEM REALMENTE FEZ, SABE EXPLICAR COMO FEZ, DE QUE MATERIAL FEZ, QUANTO DURA, COMO CUIDA...
Se a pessoa não sabe responder, não compre com ela. Sério mesmo. Muita gente pega foto de outras pessoas e diz que é trabalho dela! Isso é meio que comum, mas se a pessoa te dá a entender que não sabe, é porque não sabe mesmo.


EDITADO: Peça os dados pessoais do vendendor, se for pessoa física (como CPF e nome completo)
E anote o endereço e CNPJ das empresas.

Se for depósito bancário é bom porque você obrigatóriamente tem todos esses dados.
Se for paypal, com certeza você não tem dado nenhum, mas consegue reaver o dinheiro com mais facilidade. Se você pagou com cartão via Paypal ainda dá pra ligar pro cartão e cancelar a transação o que é mais um jeito.

-No pacote enviado a você geralmente tem o endereço da pessoa, anote o endereço.





Como evitar calotes cosplay


4. PESQUISE REVIEWS E FEEDBACKS ANTES DE COMPRAR
Eu vejo muita gente que "tomou calote" dizer que DEPOIS que pagou, e o cosmaker sumiu com o dinheiro  ou parou de responder emails,  a pessoa foi procurar os feedbacks e se surpreendeu em serem todos negativos.


Gente, feedback a gente procura antes de comprar.

*
*
*

Imagina assim: tem um estranho na rua e você precisa entregar dinheiro na mão dele pra comprar uma coisa. O que você faz? Entrega e depois procura aonde  a pessoa foi? Não, né. Ou pelo menos não deveria.

Não que a culpa do calote seja sua, mas você não pode dar chances comprando online.

Deixe-me fazer-lhe algumas perguntas: Você procura saber se a pessoa tem mesmo o item? Ou tem condições de lhe entregar?
Você procura saber se este é o nome real da pessoa (do vendedor)?
Você procura saber se alguém conhece a pessoa pra saber se é mesmo de confiança?


Se você disse SIM/LÓGICO para todas as perguntas, você está no caminho certo na sua vida. É a mesma coisa na internet.


Enquanto eu fechava este artigo veio mais uma denuncia:



E só pelo texto, eu acredito.



Gente, por favor, procurem os feedbacks, procurem indicações ANTES de comprar!


Será que SE a pessoa tivesse lido as INÚMERAS denúncias do "caloteiro" ele teria comprado? Acho que não.

E JAMAIS comprem coisas "estando desesperados" quanto mais "desesperado" você está procurando um item, maior as chances são de que os caloteiros vão procurar você já que pessoas que estão querendo itens "pra ontem" têm uma tendencia maior de pagar rápido.


****



*
*
*


Como evitar calotes cosplay


5. NÃO CONFIE EM TODOS OS FEEDBACKS

"Nossa, H-sama, mas como é isso? Você não acabou de dizer pra procurar feedback?"

Eu te explico: alguns feedbacks não acrescentam nada. Estes, você deve desconsiderar! Aqui eu dei alguns nomes para exemplificar.


a. A INDICADORA
Infelizmente, tem muito "feedback" assim no Brasil: 
"Eu gosto de fulana, fulana é minha amiga/ fulana é gata e por isso eu a indico. Mas nunca comprei com ela" - gente, isso não é feedback, isso não é review. Parece que é, mas não é. Isso é mera indicação. Não é prejudicial em si, mas não ajuda nada. Você tem que decidir se confia ou não.

Uma pessoa dizer que fulano faz cosplay bem não é nada. É "achismo".
Essa pessoa na certa NÃO SABE se a cosmaker entrega no prazo, se o acabamento é bom, enfim NÃO TEM A EXPERIÊNCIA DE COMPRA que é o que você vai ter.

Muitas vezes essa pessoa nem conhece a outra, só vê fotos na internet e se sentem "amigas" e uma indica a outra.


Não consegui muitos prints porque não estou com amigos iludidos nos contatos, mas esse foi o mais próximo de FD Positivo falso, que na verdade é mera indicação. Nenhuma pessoa tinha experiência de compra.




b. A ILUDIDA
Outro feedback que você NÃO PODE considerar é: " fulana usou um cosplay lindo e está pra me mandar, já paguei e estou muito animada, mal posso esperar pra...blablabla"

Gente, pensem: essa pessoa recebeu a roupa? Não. Então está falando o quê da experiência??! Espere receber e aí diga o que achou. 

Já vi VÁRIAS pessoas dando "feedbacks duplos" antes falando super bem, e depois falando muito mal.

Não dá pra confiar em quem dá dois feedbacks assim. Desculpe, mas não dá. Qual é o certo?
Uma hora é tudo o máximo e outra hora é tudo péssimo? Essa pessoa pode até ter tido uma péssima experiência, mas pode ser também que tenha criado expectativas altas e se decepcionou sozinha mesmo.

ex. Pensou que a roupa teria um lindo acabamento e não tinha. Era photoshop. Doce ilusão. MAS essa pessoa pediu foto do avesso da roupa? Não.
Não reclame do acabamento se não pediu fotos do avesso. Leia aqui como fazer.

Eu já fui uma iludida. 
Não comprei nada, mas ao vivo vi outra pessoa do que nas fotos.


Eu não quero falar mal de ninguém, mas gostaria de dar um exemplo "neutro" em que a expectativa não é tão igual a realidade- até porque a pessoa não vende nem nunca vendeu cosplay, então acho que posso citá-la sem gerar intrigas. Você já deve ter visto a Lidnze de Morrigan. Ela é uma das cosplayers antigas e famosas. 


Estas são as fotos mais difundidas desse cosplay. 
Um belo cosplay que você imagina estar belíssimo. E está. Olha as fotos aí pra provar.


 morrigan lindze
Ela NÃO É CALOTEIRA, É SÓ UM EXEMPLO HIPOTÉTICO; OK?

Aí a pessoa recebe o cosplay de segunda mão e reclama do  caimento ou do acabamento. Metendo o malho no "cosmaker - caloteiro".


 A pessoa é cosmaker mesmo ou está só te vendendo uma roupa usada dela? Você pediu fotos sem photoshop ou está encantado/a com as do photoshoot? E  eu não canso de repetir: você pediu foto do avesso?

morrigan lindze morrigan lindze


DICA H-SAMA: uma dica pra ver as fotos originais da pessoa é pedir fotos dela tirada em eventos. Você vê logo que o cosplayer usa photoshop quando ele tenta esconder as fotos que tira nos eventos e não deixa ninguém taggear o nome dela.
Você também sabe que a pessoa usa photoshop ou outros recursos quando a pessoa, pessoalmente, é muito diferente das fotos do photoshoot.


***

Eu não estou dizendo que todo mundo vai te enganar. PELO AMOR DE DEUS. Tem muita gente boa vendendo aí! Tem gente que você vê que as roupas mais simples TEM um caimento bom e que parece ter uma qualidade muito boa, mesmo a roupa jogada no chão.


#pagopau pra cosmaker que coloca foto do avesso. Não é pra qualquer um!










c. Pese os Feedbacks sem foto
Bom, aqui entra bom senso. Não considere como CERTEZA ABSOLUTA um feedback sem foto. 
 Eu sei que nem todo mundo lembra de tirar fotos na hora da raiva, mas no geral eu não considero 100%. Desculpa, gente. Feedback é coisa séria. É preciso analizar com bom senso. Eu falei bom senso!








Aqui tem o original e mais dicas. Leiam  <3




Me desculpem mesmo, não é o caso dos prints aqui, mas tem muita gente que posta feedbacks negativos só pra gerar intriga. Nem sabe do que se trata ou nem sabe da pessoa que é a cosmaker e está falando que fulando fez isso e aquilo. Que ouvir dizer isso... 



Olha o exemplo de um "ouviu dizer"  (não foi com a pessoa):


via: Venda de Cosplays 2.0


Até tem um embaixo que a pessoa disse ter sido vítima, mas será? Tem print da transação? Ela comprova mesmo que pagou a pessoa? Que moletom é esse? Tanta gente fala tanta coisa que eu nem sei em quem acredito...


E tem gente pior : que espalha boatos mesmo, difama, diz que fulana é put@... Isso não é engraçado, gente! Se você não tem provas, não acuse, não é assim? Vamos ser legais.


*
*
*




d. IGNORE Feedback "das Amigas" e feedback "das Rivais"
Em outras palavras: Não considere um feedback super negativo nem um super positivo. 
Vamos começar pelo super positivo:
Às vezes a pessoa é super amiga da outra e é mesmo cliente. Compra uma bobeira aqui e ali, ou então só comprou uma vez. Sabe aqueles feedbacks que parece puxação de saco? Muitas vezes é mesmo. "Coisa de amiguinha". 


Já o feedback das "rivais" ou da "galera da fofoca" é preciso bom senso.
É o tipo de feeback que você lê e pensa: o quê que isso tem a ver com vendas e o trabalho da pessoa? Veja a foto acima e me responda: o que tem a ver a idade da pessoa? Cadê o link das ameças? Cadê print? Desculpe, mas EU só acreditei depois de ler uns prints da conversa;


[comentário verdadeiro mas meramente ilustrativo de FD Negativo de não-cliente]





Ignore feedbacks com xingamentos e ameças. Brigas de internet. Nunca dão em nada.
Até tem gente que foi mesmo prejudicada e que escreve uns feedback assim, mas GERALMENTE isso é coisa de hater mesmo. Gente que nunca nem comprou com a pessoa e só não gosta dela.

Tem uns "feedbacks" que você vê CLARAMENTE que o "tal cliente" lê tudo o que a pessoa-"caloteira" faz, assiste a todos os filmes  do youtube da pessoa... cria comunidades de ódio. Cria página... Enfim... eu acho bobeira porque não resolve.


Ignore também comentários do tipo: "Eu vou jogar fulana na justiça segunda-feira." - Vai nada. Mentira.Gente assim quer causar na comunidade. Só isso. 


Existe diferença entre tentar alertar e só criar treta
No Facebook tem o "Divulgação de calotes e caloteiros" um grupo só pra falar de calotes e  tem também o VENDA DE COSPLAYS (2.0) que tem um album NÃO RECOMENDO que você pode ler.

Aqui e Aqui tem o exemplo de dois exemplos de feedback negativo ou review negativa muito boas para você se basear!



*
*
*



Como evitar calotes cosplay



COMO É UM FEEDBACK CONFIÁVEL?


FEEDBACK A SER CONSIDERADO: 
É aquele feedback justo, limpo, sem puxa-saquismo, nem afrontas, nem ameças - porque é possível se falar mal sem ser ofensivo.

Tem fotos do produto de que ele está falando e/ou tem prints da transação. Eu não sou de comprar em cosmaker porque faço os meus cosplays, mas aqui tem exemplos de outras coisas que eu fiz review. 

Se você nunca fiu um feedback ou review negativa: Aqui tem um exemplo de review negativa muito boa também.

Aqui tem mais um feedback negativo muito bem feito também, que não é de cosplay, é de roupa lolita. E dá até tristeza de ler pela inocência da pessoa. Calote Lolita existe;


Este foi só um print, obviamente ela continua mostrando tudo o que aconteceu.



*
*
*


Como evitar calotes cosplay


FEEDBACK NEGATIVO é motivo pra deixar de comprar?

Eu acho que sim e não. 
Assim como só feedback positivo não é motivo de confiança 100% também.

100 feedbacks negativos para uma loja que vende 1000.000 não é nada. Mas UM feedback negativo dentro de 5 vendas pode ser preocupante. A margem de erro da pessoa tem uma porcentagem tão baixa assim? Enfim...

Problemas acontecem.

É muito chato mas acontecem. O problema não está em ter problema, o problema está em como o cosmaker lida com o problema. Ou seja, como é o pós venda?

REFLITA: Ele conserta o problema? Ele se mostra realmente preocupado? Ele devolve o dinheiro? Ele foi cortêz? Foi um problema sério? Foi culpa dele? Ele teve a intenção de te prejudicar?

Enfim, cada caso é um caso. Cabe a você julgar se fará a encomenda com a pessoa que tenha feedback negativo.
E  se você já for cliente da pessoa,se aconteceu um problema logo nesta vez, cabe a você decidir se daria outra chance ao cosmaker. Às vezes vale a pena dar outras chances.


Enquanto eu escrevia este post publicaram este comentário no grupo Cosplayer Depressivo falando exatamente de problema de compra com pessoa de feedback 100% positivo. Problemas acontecem; Não tem como se prever:




A pessoa na foto reclama de não ter vindo a meia-calça, o colete e o babado do short.
Mas a meia-calça e o babado não estão listados no que vem na roupa, embora eu ache que deveria ter vindo. O colete não veio mesmo. 
Lógico que não foi culpa do cliente, mas será que esses "feedbacks positicos" eram Feedbacks válidos? Tinha alguma foto do produto em algum feedback? Será que deu problema? Será que foi calote mesmo?... 

Enfim, mil coisas podem ter acontecido, estou escrevendo porque acho ser bom  aprender a reconhecer um feedback confiável

*
*
*


Mais vale um cosmaker com 3 vendas ruins mas 100 boas do que uma pessoa que ninguém conhece mas tem só 05 cosplays vendidos e 1 ou Nenhum feedback negativo.



Porque você pensa que não, mas tem muita gente que fala mal sem nem saber.


ex. com história real:
uma vez tive uma cliente que reclamou com um amigo de um problema que teve com uma encomenda. Problemas são chatos, mas acontecem. Ela me mandou um e-mail e resolvemos. Depois até me agradeceu em post especial e tudo mais (falei pra não acreditar em feedback de "amiga?" Pois é...)

Mas o tal amigo dela ficou falando mal de mim! Olha só. A menina bem comprando de mim e o amigo fazendo a minha caveira como se fosse super entendido do assunto. Resultado, conversei com ela, ele disse que conversou com ele... quando ele me pediu um orçamento eu fingi que não vi. Aliás, evitei os dois. Desculpem se vocês estão lendo isso agora aqui, mas essa é a verdade: eu evitei vocês pra poupar-me de stress.


*
*
*


Como evitar calotes cosplay



6. PEÇA FOTOS DO PRODUTO
Eu sei que o produto já tinha foto, mas peça fotos extras!
Aqui muita gente vai xiar, dizer que não tem câmera e tudo o mais... mas eu vou lhe dizer uma coisa. Se o cosplay é pronta entrega você PODE SIM tirar outras fotos.

Quem quer vender SE VIRA.
Hoje em dia todo celular tem câmera e a pessoa sempre tem um amigo que tem um celular com câmera. Se vira, meu filho.


a. peça fotos da roupa com um jornal do dia ao lado. 
Isso NÃO garante que a pessoa vá te enviar essa roupa, mas garante que o produto exista mesmo na época em que você pediu.


b. peça fotos da pessoa vestido a roupa fazendo uma determinada pose. Pode ser ridicula, ou pode ser só segurando a roupa perto do rosto, ou só segurando um papel escrito o seu nome enquanto veste a roupa.
Só pra garantir que a roupa está com a pessoa mesmo, que a pessoa tenha a roupa em mãos.


c. peça fotos do avesso da roupa e de qualquer defeito que a peça pode ter. Aqui tem um post só sobre isso. Não me venha reclamar de acabamento se você não pediu foto.








HISTÓRIA: Uma vez EU vendi um cosplay meu usado para uma menina - geralmente eu não vendo os cosplays que EU uso, mas eu precisava do dinheiro. Eu amava muito o cosplay e queria ele de volta, então pedi para que se ela fosse se desfazer, que me desse preferência que eu recompraria o cosplay.

Depois de uns anos, ela me contactou e perguntou se eu queria  comprar o cosplay de volta, eu disse que sim, mas queria que ela me mostrasse foto do avesso.
Avesso da roupa que eu mesma fiz! Mas pedi para ver se tinham remendos, defeitos e qualquer outra coisa. Ela mandou, não tinha defeitos e comprei de volta. Final feliz.


NÃO TEM NADA DE ERRADO EM PEDIR FOTOS EXTRAS - é chato pra quem vende, mas quem vende já deveria ter essas fotos do avesso prontas.
Agora... Se você acredita em foto de photoshoot de pessoas que você SABE que usa rios photoshop - você não é inocente não. O nome é outro.



*
*
*


Como evitar calotes cosplay



7. NÃO SEJA BOBO

Eu não estou falando para ignorar todo feedback mal feito / feedback sem foto e a vida é um mar de rosas. Estou falando para ter bom senso. Julgue bem antes de tomar uma decisão. Não seja levado por fofoquinhas e intrigas.


Mas não seja trouxa. 
Se TODO MUNDO fala mal da pessoa, é porque alguma coisa aí tem. 


Aí, neste caso, não ignore. Obvio né?


FALAR MAL POR FALAR MAL TEM MUITAS PESSOAS QUE FALAM (e isso não é legal, olhe abaixo) Está na moda falar de algumas caloteiras, MAS será que nenhuma dessas pessoas tem razão? Não se pode ignorar 20 mil feedbacks negativos. Porque ninguém parece gostar do trabalho/serviço da pessoa?




Tem "cosmaker" que já é tão mal falada que virou até gíria para calotes de cosplay, não citarei nomes, mas aqui vai um pequeno resumo que eu não sei se acredito ser verdade, parece mais lenda urbana do que verdade, e poderia começar com "reza a lenda que":


"Contam que ela já vendeu um cosplay sujo de bost@ de gato pra uma menina, que ela já colocou vinagre na lente de uma guria que ia competir contra ela...


- não vou citar nomes e nem vou colocar as minhas experiências negativas porque não quero alimentar os haters dela, mas se você não sabem de quem estou falando jogue CALOTE COSPLAY no google antes de sair encomendando coisas -


Por que eu estou citando isso? Para reflexão. Sabendo de toda essa má fama, não com um feedback negativo, mas vários, você vai comprar com a pessoa? 
Será que vale a pena arriscar?




PS. participe do grupo COSPLAYER DEPRESSIVO. Foi de lá que eu tirei grande parte dos prints.  E lá você pode interagir com outras pessoas <3

PS2 (atualizado). Depois deste post fui banida do grupo COSPLAYER DEPRESSIVO porque a dona do grupo acha que eu não deveria falar desses assuntos. Mas é importante!


***

No próximo post eu falarei como fazer uma vez que você tenha tomado um calotes cosplay. Como proceder?


*
*
*
Como evitar calotes cosplay



Agora eu quero ouvir de você



O que você acha? 
Já passou por uma situação de calote? 
Como você enfrentou a situação? 
Alguma dica de como evitar calotes?






Veja mais no H-Sama Blog:

COMPRAR COSPLAY DE SEGUNDA MÃO

Como comprar cosplays de segunda mão com segurança - (Clique aqui)








AJUDE A DIVULGAR! 
Salve esta imagem no seu Facebook, Blog ou Pinterest

Comments