COMO FAZER? sua cauda de sereia fácil (easy mermaid tail)




TEM ALGUMA DUVIDA?CLICA NO VIDEO E DEIXA UM COMENTÁRIO. Eu respondo todo mundo! Vamos manter tudo em 1 só lugar.


COMO FAZER UMA CAUDA DE SEREIA

COMO FAZER? uma cauda de sereia bem fácil (easy mermaid tail)




 Oiie!!! H-sama aqui! Hoje eu vou falar de:


Como fazer uma cauda de sereia bem fácil! Ela é nadável, fácil de fazer, tem ótima manutenção, é linda, barata e ideal para iniciantes e profissionais em sereismo! É o seu caso? VEM COMIGO!








Nos sites internacionais de sereias que participo todas as sereias e tritões mais experientes recomendam que você comece com uma cauda dessas, então se você nunca fez uma cauda, vamos começar do básico juntos? #HSAMABLOG

VAMOS COMEÇAR?



Mas antes alguns exemplos pra você se situar!

ariel




Caudas de sereia feitas de tecido são usadas há anos em filmes, parques e por pessoas em eventos e em casa. Essa cauda acima é da Ariel do Parque da Disney. Ela não é nadável nem dá pra se andar. Já a da Hanna Fraiser, também em tecido, é perfeita mas  só serve para nadar.


tail Hannah Fraser made herself.  Just started making my first one.  I can only hope it turns out half as well as this one :)Hannah Fraser aka Hannah Mermaid photo by Michael Muller
fotos: Hannamermaid.com e pinterest





  A  cauda que vou vos ensinar também é TANTO para nadar quanto para tirar fotos.

(LINDA, mas não é tanto realista como as de silicone)



*
*
*

*FASE UM!*


O TECIDO


Como vocês sabem estou morando aqui nos EUA e, com uma amiga, fui até uma loja de tecidos chamada Jo-Anns. A loja é linda e muito bem organizada, eu gostaria que as lojas do Brasil fossem assim. Aqui tem uma postagem falando sobre ela.

Quando eu vi esses tecidos acima eu não resisti! Não parecem perfeitos para se fazer uma cauda de sereia? Eu também achei que eram. Comprei um desses, consegue adivinhar qual?




TIPOS DE TECIDO: Você pode fazer do que você quiser, mas para sua primeira cauda você deve dar preferências à malhas com elastano (lycra é uma marca de elastano, assim como band-aid é uma marca de curativo)



Caso você queira comprar o mesmo tecido ele foi o Mystique em verde azulado e custou 17USD o yard. No Brasil você consegue bem parecido e bem mais barato.

Olha de perto como é:




Obviamente você pode fazer da cor que você quiser. 
Pode até ser colorida!











O MODELO


Como eu costuro já há algum tempinho eu consigo ter uma ideia de cabeça do que eu vou gastar (Lembram que eu tinha um Atelier de Fantasias e Cosplays?), mas eu recomendo que você antes faça o molde do que você quer costurar antes de comprar qualquer tecido. Aí você compra

Uma vez li um japonês arquiteto dizendo porque ele modela e eu adotei pra mim a fala dele: "É bem mais barato projetar e apagar o risco no papel do que demolir paredes".

E isso é a maior verdade! É muito mais barato fazer 7 vezes no papel do que comprar os produtos errados e depois não gostar.

Também vale a pena se inspirar em peixes de verdade se você quer mais realismo. Não é necessário - você pode fazer uma cauda em estilo fantasia, mas eu acho legal mais realista. Abaixo tem um esquema da anatomia dos peixes para você se inspirar:







Eu não quis copiar de ninguém (já deixo avisado pra não ter nhenhenhé risos) , mas como ela é bem básica devem ter caudas parecidas por aí. Afinal, tem muito peixe no mar! <3



Este modelo é um modelo básico que alterando você consegue fazer vários modelos!
Cada um usa a sua criatividade e faz uma cauda diferente diferente pra si, não é mesmo?



Somos todos capazes! Sejamos criativos!



Por favor também não copiem o meu desenho. Sem deixar um comentário.





ATENÇÃO: Usei como base pro meu projeto o desenho da Mermaid Koral.
Se você quiser fazer um desenho você mesmo, pode fica lindo! Se você quiser fazer um como o meu você consegue achar o modelo original aqui no grupo das SEREIAS BR (Clique aqui). Você pode imprimir e desenhar por cima ou fazer direto no computador.



O MOLDE

Para fazer o molde basta colocar as suas medidas num papel e cortar. 
Peça ajuda para algum amigo lhe medir se precisar.

Você vai precisar das medidas de:

cintura, coxas, joelhos, panturrilha, tornozelos, a altura da cintura até a ponta do pé e a 
altura da sua cauda: da cintura até o final da monofin.

Geralmente eu faço um molde de papel, mas você também pode sentar em cima e traçar ao seu redor diretamente no tecido- como eu tinha muito tecido e nenhum papel, foi o que eu fiz. 

Terminado, é só colocar o molde em cima do papel e partir para o corte.





O CORTE

Trace o seu molde no tecido. O seu tecido precisa estar esticado sobre uma superfície lisa e plana, como eu sou bem alta usei o chão mesmo. Abaixo tem foto:







Coloque o seu molde sobre o tecido dobrado ao meio pelo comprimento. 
Assim você já corta frente e verso de uma vez. 


Cortar o tecido não é nada difícil se você tiver uma tesoura amolada. Segure a tesoura com firmeza e use toda a extensão do fio da tesoura para evitar picotes.




DICA H-SAMA: sempre corte a peça maior do que o seu molde. Deixe pelo menos 1cm a 2 cm de tecido para dentro e só depois de costurada e acabada, corte. Tecidos que desfiam é bom deixar esses 2cm e queimar as bordas mesmo assim.





A COSTURA


Tudo seria super fácil se eu tivesse uma máquina de costura do tipo overlock aqui. A história toda acabaria em 15 minutos, mas como eu não tenho máquina nenhuma, eu costurei tudo à mão mesmo. Ou seja, dá pra fazer mesmo quem não tem máquina, basta tentar, ok? Capriche no reforço das costuras.



Apenas depressão: costurar à noite, não enxergar direito para enfiar a linha... e aí na primeira tentativa com o aparelho acontece isso.

1501002_902850473067197_8967565903696316887_o.jpg (960×540):

saco





Bom uma vez costurado corte as laterais deixando sempre pelo menos 1 cm de pano para a costura não desfiar o tecido e você ficar com um buraco. 








Agora o que nós temos que fazer é provar!

Olha a primeira prova aí:

Como fazer uma cauda de sereia:

Na prova a gente vê o que está bom e o que não está e faz os ajustes ou mudanças finais.

Ficou legal, mas a cintura ficou folgada. Eu tenho uma cintura fina em relação ao quadril, mas eu não acreditei em mim mesma na hora de cortar o molde no tecido.  



Então eu tracei outra linha, e cortei, como vocês podem ver, foi exatamente o que eu tive que entrar na costura depois. Trabalho a mais à toa. Risos. Mas primeira cauda é isso mesmo.

 



Terminado tudo, dobrei o cós pra dentro e prendi com pontos soltos. Não precisa de elástico nem nada porque o tecido se ajusta.








H-SAMA DICA: Quem já sabe fazer fantasias e já está acostumado a modelar nem precisa, mas quem é iniciante não pode pular este passo para não ser mais difícil depois que a cauda está pronta.





Para facilitar as costuras a acentarem faça picotes nas partes mais arredondadas.





Mas não deixe os recortes ultrapassarem a linha da costura para não desfiar o tecido na área da costura. Você tem que parar o corte ANTES. veja a foto.






Notou como a cauda fica vazia sem a monofin dentro? Então, ela precisa de um "recheio" e esse recheio é a monofin. É como se fossem os ossos da sua barbatana. 









 >> COMPRE MONOFINS AQUI.  <<





monofin rapid wave and mermaid comparison


Não sabe o que é uma monofin? Dá uma lida aqui


 >> ONDE COMPRAR MONOFINS? AQUI.  <<

ASSISTA TAMBÉM COMO FAZER UMA MONOFIN EM CASA:




Dá pra usar sem monofin? Dá, mas com a monofin você nada MUITO mais rápido porque ela te ajuda a dar propulsão! Acima tem alguns modelos.






Cauda com a monofim dentro.
Como acabamento você pode costurar à mão, pôr um zippe ou como eu fiz, colocar um pedacinho de velcro, assim você tira a monofin para secar.


E está pronta a sua cauda! 







*
*
*



Com os restos do tecido eu fiz um bikini e um shortinho para usar por baixo. 
Vou mostrar pra vocês nos próximos posts. Siga a gente para não perder!








*
*
*


*FASE DOIS!*

EMBELEZAMENTO e DECORAÇÃO

Agora que você já aprendeu a fazer um modelo básico e já acabou a sua base, chegou a parte mais complicada:


A de deixar a cauda com o seu toque único e pessoal. Pra isso você só precisa embelezar a cauda com o que você quiser! No próximo post eu vou falar dos materiais que você pode usar e você vai ver como ficou a minha finalmente. 

.Lembram do meu design? Então...na verdade eu fiz um outro bem diferente para a pintura. Isso eu mostro no próximo post. Acho que você vai levar um choque!






E AÍ O QUE ACHOU DAS DICAS? TEM ALGUMA DÚVIDA? QUER OUTRO TUTORIAL? DEIXE SEU COMENTÁRIO.








*
*
*



Faça parte do nosso grupo no facebook: Sereias BR e intereaja com outras sereias! https://www.facebook.com/groups/SereiasBr/








*
*
*





>> Cauda de sereia Realista - e com escamas! (Clique aqui) <<



Se você quer ver como fazer uma cauda de sereia de silicone com escamas de verdade  Clique aqui. Nós já começamos a fazer uma cauda de silicone e estamos mostrando como está ficando! 

Siga-nos no Facebook (Clique aqui) e no Blog (Clique aqui) e acompanhe o nosso avanço; Mas fazer uma cauda realista é bem mais avançado: tanto para artesãos mais experientes quanto para nadadores mais experientes! Eu recomendo fazer a de silicone depois que você tiver uma destas de tecido;



Se você está curiosa pra ver como são feitas as caudas dos filmes como Aquamarine e H2O clique aqui.









ESPAÇO DO LEITOR!  MANDE FOTOS!




HEY, SE VOCÊ FOR FAZER ESTA ROUPA SEGUINDO ALGUMAS DAS NOSSAS DICAS, POR FAVOR MANDE FOTO PRA GENTE?

VOCÊ PODE MANDAR VIA E-MAIL OU MARCAR-NOS  NO FACEBOOK @H-SAMA BLOG OU INSTAGRAM USANDO A NOSSA HASHTAG #HSAMABLOG












Leia também no H-Sama Blog:


Review Rapid Monofin




VEJA MAIS:
videos que você possa gostar:
How to make a MERMAID BRA TUTORIAL ✧



Como fazer Conchas de Sereia 💦 MERMAID BRA 💦 HSAMABLOG




DIY How to make a Mermaid Crown
















AJUDE A DIVULGAR! 

Salve estas imagens no Facebook, Blog ou Pinterest

COMO FAZER UMA CAUDA DE SEREIA
COMO FAZER? uma cauda de sereia bem fácil (easy mermaid tail)

Comments

  1. Oi, tudo bem ? Desculpa te incomodar, mas vc ainda vende a cauda de raposa que vc fez um tempo atras ? Se veder, da pra enviar pra belo horizonte/minas gerais ? Quanto ficaria ? Preciso dela pra sabado :(

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, desculpa. até tenho mas não estou no BR. Não chegaria a tem :(

      Delete
    2. a *tempo se eu fizesse uma nova e mandasse :(

      Delete
  2. Oi,H-Sama!!Sou eu,a Dharana,do Sereias BR do Face! =D
    Muito bom o tutorial!Vc explica BEM os detalhes...aonde costurar...aonde riscar!Enfim...ótimo!!

    Eu vi que depois vc vai colocar um como fazer uma de silicone e/ou neoprene!(ou lastex líquido).Ansiosa para ver! *-*

    Assim que tiver pronta lhe mostro!!
    Beijinhos!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Isso mesmo! Estou fazendo uma de silicone com o silicone da Redelease!
      Eu ainda não comprei o neoprene, eu vou ver se consigo fazer uma só de silicone, se não, vai ser parcial. :(

      Delete
  3. Olá H-Sama =)
    Eu queria saber se o neoprene dá para fazer pintura, se sim, qual tinta usar é porque vou fazer minha cauda, já está desenhada =) brevemente sairá do papel

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Karina, o neoprene pode ser pintado com tinta de tecido ou silk.
      Mas com o tempo ambas podem descascar. Se ele fica esticando e voltando descalca / descola.
      Por isso muitas sereias bordam a cauda depois <3

      Delete
  4. nataly rosa barbosaJune 17, 2016 9:48 PM

    eu não tenho dinheiro eu gosto muito das suas dicas eu gostaria que vc me ddesse uma cauda nem que for a mais simples de monofin uma porque desde os meus 2 aninhos eu sonho com isso mais meus pais nunca me deram ouvidos hoje tenho 12 anos 10 anos se passaram e eu ainda estou aq fico agradecida se vc atender o meu pedido

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi minha linda, vc já está no meu cardume no Youtube? Quando eu puder sortear vai ser lá. Tem que estar seguindo o blog aqui
      E curtindo e compartilhando os videos lá no youtube <3
      Te vejo lá
      https://www.youtube.com/user/HSAMABLOG?sub_confirmation=1

      Delete
  5. Oi boa noite dá pra fazer a cauda sem usar monofin ? algum improviso ? já que é só pra tirar fotos rs, desde já agradeço.

    ReplyDelete
    Replies
    1. claro, vc pode fazer o que vc quiser.
      Mas fica mole.

      Delete