COMO FAZER UM JARDIM PARA FADAS? - Terrarium & Fairy Gardem




how to make a fairy garden




Hoje vou mostrar pra vocês como fazer um jardim de fadas!


Na verdade um terrárium ou Terrário em português é um frasco fechado que tem como pretenção imitar um ecossitema num espaço pequeno.

Pegando essas mesmas ideias a galera na internet resolveu fazer "terrários" dos mais variados tipos.


Eu resolvi fazer um há algum tempo atrás e nunca compartilhei com vocês porque eu sempre ia adicionar mais uma coisa mas até então não adicionei nenhuma miniatura.
Então, se eu adicionar eu tiro mais fotos.

É um projeto SUPER FÁCIL e muito bacana para se ter um jardim em miniatura na janela.


COMO FAZER um Jardim de fadas?






MATERIAIS: Frasco ou pote, terra, pedriscos, tipos diferentes de musgo.


DICA H-SAMA: se você for fazer num vaso grande e todo pintado como o meu, use alguma coisa leve em baixo para preencher parte do espaço do vaso e dar a drenagem correta.

Você pode usar as pedras, mas como não vai aparecer no meu eu usei isopor.

Na parte de baixo do vaso/pote precisa ter uma camada de drenagem sempre, o material varia. 




Como eu não queria que ficasse muito pesado - já que seria uma quantidade massiva de terra.



Depois de tudo coberto pelo isopor eu cobri com terra. Escolhi uma terra bem preta do quintal mesmo. Eu já estava colocando restos de vegetais ali por alguns meses, então...




Eu separei uma quantidade legal de musgo e vegetação pequena pra por no vaso. Eu peguei cada plantinha com o seu torrão de terra. Isso protege as raízes e facilita da planta "pegar" ao ser transplantada. Minimiza o choque dela, sabe?

No geral essas plantinhas são bem fortes e não morrem fácil, mas se eu sei que posso fazê-las sofrer menos, porque não?


Adicionei também uma madeira que achei e alguns cogumelos. Os cogumelos têm vida curta mas se reproduzem facilmente então, regando direitinho os esporos dele nascem por ali.


E é isso aí. Coloquei umas plantinhas a mais que se alatram fácil para preencher os espaços vazios e por fim eu adicionei uma pedras decorativas. Tudo achado na minha caminhada. Risos.







COMO FAZER um Terrário?

Tentei fazer o fechado mas não deu muito certo. A construção é a mesma.

 

Porém eu li na internet que eu deveria colocar iogurte dentro para ajudar o musgo a crescer. Musgos adoram iogurte!


Para colocar as plantinhas dentro do frasco precisei improvisar uma ferramenta.


Como era transparente coloquei pedrinhas brancas no fundo, musgo seco, uma camada de terra, e a minha vegetação por cima. Tudo ia muito bem. 



Reguei até a camada de pedriscos ficar coberta de água e tampei.
No começo ia tudo muito bem e tinha um cheirinho delicioso de terra molhada.

Como o frasco é tampado, a água do fundo evapora e se condensa e molha a planta novamente. Então você não precisa abrir o frasco para ficar molhando. 




Até então tudo bem, mas agora eu te falo por que foi um fracasso: Como eu disse, você não precisa abrir o frasco por um bom tempo. E eu realmente não abri por um bom tempo. 

Só que eu gostei muito do cheirinho de terra molhada e queria sentir de novo... só que quando eu abri, OBVIAMENTE, o yogurt, havia se decomposto. e isso não me veio á mente até eu dar um BELA cafungada dentro do frasco.

Enfim, o cheiro de podridão me consumiu por dentro. 
Que eu não consegui mais olhar pro terrário.
Se você for fazer NÃO coloque o iogurte.



***


Já o jardim de fadas está lindo, firme e forte.
Uma graça mesmo! Eu tenho é que colocar uma cadeirinhas para que elas se sentem.

*Não copie imagens sem avisar*


LEITORES

Se forem fazer algum eu quero ver fotos. Você pode mandar as suas fotos via facebook postando na nossa linha do tempo ou  direto aqui nos comentários!


Jardim da leitora Priscilla Franceschini Mesquita 


O que vocês acham? 
Já fizeram alguma coisa assim?




AJUDE A DIVULGAR!
Salve esta imagem no seu blog, facebook ou Pinterest

how to make a fairy garden
COMO FAZER UM JARDIM PARA FADAS? (CLIQUE AQUI)

Comments