A regra dos 3 Centímetros - REGRAS DO UNIFORME JAPONÊS



Japanese Japan School Girl Short Sleeve- cute halloween idea!!! I would ahve to learn how to make my eyes big!:


O quê a abertura de Lucky Star (らき☆すた) tem a ver com regras de uniforme? Eu te digo:



"aimai san-SENCHI sorya puni tte koto kai? cho! 
RAPPINGU
 ga seifuku... daaa furi tte kotanai puu. 
ganbaccha yacchacha 
sonto KYAACCHI & Release gyo 
ase (Fuu) ase (Fuu) no tanima ni Darlin' Darlin' FREEZE!!"



The classic seifuku – blouse, ribbon, blazer, slightly too short skirt, knee high socks and shoes + bicycle, because all students in Japan have a bike.:



Quem não entendeu nada continua lendo... A postagem de hoje é sobre:

A REGRA DOS 3 DEDOS e outras regras de uniforme japonês;





Escrevi esse post ano passado e não sei porque o blog não pôs no ar, então aqui vai!



Já vi mangás comentarem este assunto quando as personagens (femininas) falam /reclamam dos uniformes, com certeza você também já viu isso,

Mas nunca tinha visto um animê reclamar disso tão abertamente como Lucky Star!! Na letra da música as meninas reclamam da Regra dos 3 centímetros:



"Vagos 3 cm, não é uma regra muito rígida? cho!
para o estupro o uniforme não dá nenhuma vantagem, Buu!*
Temos que fazer o nosso melhor, temos que fazer!
Isso é quando a gente Catch e Release, Gyo
Estou pingando (FUU) suor (FUU) Darlin' Darlin' FREEZE"





* ou mais literal... Pra ser ESTUPRADA, um uniforme de sailor... Não é desvantagem, BU!* = Esta parte critica o que muita gente fala que "a saia comprida é pra não chamar a atenção de estupradores" mas independente da sua roupa e do tamanho da sua saia, o uniforme não interfere, não "chama estuprador", e nem protege num caso de estupro. Independente do que a pessoa vista, o criminoso é o culpado. Tem meninas que são estupradas até de calça jeans, burka, então NÃO é a roupa é o homem criminoso.



** Essa segunda parte eu traduziria para "estou suando bicas, gente" ou "estou pingando suor"  ou "estamos num lugar muito fedido" por conta do pós exercício... e Darlin' darling FREEZE = é Querida, queria congela. Parece não fazer sentido mas acho que é marcação de final. Porque é uma dancinha de Cheerleaders, geralmente o esquadrão canta a marcação. Mas isso é o que EU acho.




Eu falo mais sobre isso no post de amanhã...



++++




Japanese School Girl Skirts:


No Japão existe uma regulação nas escolas sobre o tamanho das saias, e no geral, ela deve ter 3 centímetros acima do joelho. Por isso alguns dizem 3 dedos que dá basicamente a mesma coisa.



Mas poucas respeitam isso... 


Japanese School Girl Skirts:


A maioria das meninas dobra a saia pra fora mesmo... mesmo.
De qualquer jeito! Eu dobrava a minha bermuda.


Japanese School Girl Skirts:

Mas tem também quem vista a saia  e dobre pro avesso, ou seja, quem dobre cós pra dentro da saia antes de fechar, assim, o cós fica pra dentro.  - *Eu acho mais fácil vestir a saia do avesso e de cabeça pra baixo, aí você fechada e a saia cai por cima do cós, já do lado direito, assim o cós fica virado pra dentro, e você pode dobrar quantas vezes quiser. Era o que eu fazia, mas negarei  eternamente se contarem a minha mãe*



A foto acima mostra um cós virado pra fora, de qualquer jeito (ele fica escondido sob a blusa e o cardigã folgado) E um cós virado pro avesso, mais certinho... (este dá pra usar com blusinhas mais justas e sem o casaco)


E tem também aquelas sortudas que usam suspensório por baixo da blusa ou do colete! Neste caso basta diminuem o suspensório pra ele puxar a saia pra cima. Aqui tem ensinando essas duas últimas manobras



++++


Japanese School Girl Skirts:

Niigata é conhecida por ter as saias mais curtas! Depois vem Sendai e Mito.
A média das saias é de 13cm acima do joelho, mas em Niigata é de 15-18 conforme constatou o canal de TV FNN em reportagem.


Em TokyoSapporoFukuoka e Okinawa os tamanhos das saias são médios. E os mais longos são em Osaka, e Kobe. Em Okinawa a média é de só 7.7cm acima do joelho e já teve reclamação! *7 cm? Ah, estão reclamando muito! eu uso 10cm*


Poster promotes longer skirt length at high school  in Japan:



Em 2008 professores causaram a maior alvoroço mandando panfletos e colando posters para concientizar os pais e as meninas no distrito de Niigata:

"Não é digno para as mulheres." (branco); 
*Eu vou te dizer o que não é digno: não é digno ser julgada pelo que eu visto!*


Teachers Promote Proper Schoolgirl Skirt Length Poster:

"Você pode ficar esperta (cabeça e saia) se você estiver motivada! " (rosa); 
*Ai, por favor, professor! Não apela!*



Japanese School Girl Skirts:

"Estilo bonito: Porque você não muda o comprimento da sua saia? " (amarelo). 
*Sério: QUEM acha o da direita mais bonito? Por favor, né?*




Lógico que as meninas foram contra!







++++


japanese school girls uniform in the winter 08:

No inverno, mesmo com a neve as meninas usam saias curtas.  


Algumas meninas usam calças de moletom ou calças termais durante o caminho até a escola e, chegando lá, retiram a calça - só pra continuar usando as saias.


japanese school girls uniform in the winter 04

Algumas escolas não permitem o uso de meias calça porque querem que as meninas usem calça no inverno, então elas continuam usando a saia com as meias de verão... conforme o código de vestimenta do aluno.  *literalmente: como manda o figurino*

(Na foto acima dá pra ver os dois casos, a menina da direita está usando: gorro, cachecol, luvas, casaco de lã, cardigã, blusa, saia, e só a meiazinha de verão nas pernas...  )


r (644×452):
 [estudantes de Aomori andam na neve]

Em outras escolas, o uniforme feminino é seia em qualquer clima. E aí liberam a meia-calça termal...
Mas tem doida que nem usa... Aqui nos EUA, tem muita menina que não usa. Não consigo entender como aguentam!


japanese school girls uniform in the winter 09:

TUTORIAL Pra usar Saias na NEVE (técnica SUPREMA):


Minhas amigas que estudaram na Ásia disseram que no Japão e Korea as meninas colam patches aquecedores na parte, ou de trás interna das coxa para se aquecerem.Esses patches auto adesivos são pra colar na barriga, nas costas, para alivar problemas de dor, mas também ajudam muito a esquentar na neve, principalmente nas pernas se colados num lugar escondido como entre as pernas ou debaixo das meias- Eu quero tentar este truque neste inverno! Juro! 

Deep_Heat_Patches_4_pack_long_lasting_warmth_to_treat_pain__12741.1365009360.960.1200.jpg (720×900):



Aqui nos EUA as meninas usam muita mini-saia no inverno e só eu não aguento! É meio chato ter que usar calça comprida SEMPRE. Eu poderia usar um patch sob a meia-calça!



(Nenhuma amiga minha estudou na China. então não tenho provas, mas acredito que também seja assim, mas não posso afirmar, alguém sabe? me deixa um comentário...)


ATENÇÃO: Neve não é brincadeira. A pessoa pode morrer de hipotermia! Essas técnicas são só pra quem vai ficar pouco tempo ao ar livre, é coisa de: saiu do carro e entrou no ambiente aquecido. E não pra quem vai passar horas do lado de fora andando na rua! Por favor, bom senso na cabeça! Eu não me responsabilizo de nada! Falo mesmo!

japanese school girls uniform in the winter 01



GAROTAS DELINQUENTES / LIDER DE GANGUE/ Sukeban (スケバン/女番/スケ番)


Foram as primeiras a modificar o uniforme! A maioria das meninas kogal diminuem a saia, mas tem ainda quem burle a regra dos 3cm usando uma saia mais comprida que o normal, longa mesmo. É o caso das "delinquentes" ou sukeban  e das mais alternativas / "esquisitas".

Falo mais delas em outro post (em breve aqui - estou escrevendo).

セーラー服反逆同盟 (Sailor fuku hangyaku dõmei):




++++

Algumas regras de vestuário tiradas dos livros de regulamentação japoneses:
  e Comentários meus em **



Primeiramente, deixe-me fazer um aviso:
Toda escola tem regras de vestimenta, mas nem toda escola fica fazendo questão... Já algumas escolas tem regras rígidas! Principalmente escolas privadas, militares ou cristãs.
Nestas, há uma série de proibições quanto ao corte de cabelo, penteado, roupas, maquiagem, unhas, tudo!
São dadas palestras pros pais e alunos sobre as regras da escola, mas também tem as regras na sua caderneta de identificação. Os alunos a recebem no primeiro dia de aula.











O período de uniforme de verão é de 01/06 - 30 /09.  


ROUPAS MASCULINAS: No verão uma camisa branca, com emblema da escola, e o uniforme padrão designado pela escola. *ex. cerimônia, educação física, natação, viagem de campo, etc*
No inverno, uma jaqueta de gola rígida e o uniforme padrão designado pela escola.  *gakuran!*



user posted image:
*este uniforme masculino é chamado de Gakuran (学ラン)!*


ROUPAS FEMININAS: No verão, uniforme padrão designado pela escola, e meias brancas.

No inverno, o uniforme padrão designado pela escola, e meias-calças pretas. (não achei foto do uniforme atual)

CABELOS
MASCULINOS: Não pode tocar a gola.
FEMININOS: O cabelo que chegar à altura dos ombros precisa estar amarrado. Cabelo tingido e permanentes (cachos) são proibidos. *Quê??? Regras proibindo Gyaru fashion!!* 

CALÇADOS: Femininos e Masculinos - pretos ou marrons são preferidos. *preferidos = obrigatórios*
*não fala nada de salto* hehehe (#^ v ^#) 
CASACO: usar um casaco chamativo não é permitido. *Ahn! Que Sem graça! Então Nada disso ??*


I've always wanted to wear a school uniform. Just thought they looked classy and you can always add accessories to make it reflect your persona. This is a type of Japanese school uniform. Probably my favorite style! #seifuku:

Emprego de meio expediente (arubaito ou estágio): Só é permitido quando inevitável. É permitido sob circunstâncias econômicas.  *Po, nem trabalhar em paz a pessoa pode, credo*




東海大学付属高輪台高等学校・中等部:施設紹介:
ROUPAS
Unisex padrão: Camisa, gravata ou laço, blazer. O blazer não precisa ser usado na escola. Cardigãs ou Sweater (sem botão) podem ser usados sobre o uniforme, dependendo da estação. Quando for a cerimiônia  ou quando a escola especificar, o traje completo deve ser usado. 
The japanese school uniform, and the story behind it (Warning long post) - Forums - MyAnimeList.net:
Pode usar cardigã ou suéter.



MASCULINAS: Meias soquetes brancas. *pouco exigente, ne?*  
FEMININAS: As cores e o modelo das meias será especificado. Contudo, quando o uniforme de cerimônia é usado, items especificos podem ser pedidos. (Meias azul-marinho inverno e verão). A altura da saia é na altura da rótula.
*que frase feia: "a altura da saia é na altura da rótula", affe *



Uniforme oficial:
学校生活:


AMBOS OS SEXOS: Os sapatos devem ser de couro preto. 
*não fala nada de salto* hehehe (#^ v ^#)
*Estou vendo gente sem o sapato dentro da escola... ehehehe* 


Hair length rules at high school in Japan.:

CABELOS
MENINOS: Não pode tocar na gola nem encostar na orelhas

MENINAS: a franja não pode ultrapassar a sobrancelha. *Tô pasma!*


Quando o cabelo ultrapassa a altura do ombro, por favor, amarre com um acessório de borracha ou corte o cabelo. Os acessórios de cabelo são limitados a marrom, marinho, azul ou feitos de metal. Sem glitter ou mechas. Maquiagem pesada é proibida!   *ahhhh!! Até Sem glitter??? poxa!*



*Aliás, quero comentar aqui e propor um minuto de silêncio pro desespero das meninas dessa escola pra ter alguma coisa brilhante no cabelo! Porque jogar glitter no cabelo pra ir à escola é uma ação de muito desespero só pra ter um brilho, coitadas. Glitter é HORRÍVEL de tirar! Por favor, deixem essas meninas usarem lacinho com strass, gente!*


É proibido para ambos: permanentes, tintas de cabelo, e cabelos com estilos da moda, etc. Pessoas com cabelos diferentes que não o natural devem corrigir o penteado. 
*Cara, que regras militares! Credo*



glitter part - probe would turn into a greasy glittery mess in the sun.:


Não pode glitter no cabelo. #chatiada


++++


Além de Lucky Star, outros Mangás que comentam sobre regras de saia:
Watashi ni xx Shinasai! (download aqui), Galism (inclusive ensinam a dobrar a saia hahaha), Sailor Moon, Bishoujuku, Kare First love e Peach Girl, (estes últimos são todos mangás gals). Dá pra ver também o uso de saias em tamanhos diferentes em Fruits Basket (Furuba)

*Cadê o povo do Brasil investindo em mangás shoujo meu deus??*


Aliás, a letra toda da música você vê em animelyrics.com


++++



VOTAÇÃO MENINO X MENINA: Qual o tamanho de saia que vocês preferem??  (Responda nos comentários com honestidade)

[  ] curtíssima
[  ] curta
[  ] média
[  ] longa / delinquente


E vocês meninas, qual o menor tamanho de saia que vocês usariam se pudessem?





Gostou do post? DEIXE um comentário, quero saber o que você achou!

Kogals, cute things, cute things everywhere *-* | via Tumblr:




LEIA MAIS:

COMO FAZER SEIFUKU [TUTORIAL] (em breve)






O ESPAÇO PROIBIDO DO UNIFORME! Zettai Ryouiki (绝 対 领域 )


uwabaki
Sapatilhas Japonesas: Uwabaki O que são e onde comprar?


COMO FAZER UM LAÇO PARA UNIFORME JAPONÊS?


Onde comprar casacos do uniforme japones?  >>LEIA AQUI<<



source: Dannychoo // LetsJapan // Asiantown // IMAGENS: reprodução

Comments

  1. Replies
    1. Sério? Ah eu usaria curtíssima na certa hahaha
      Ainda mais com meia-calça

      Delete
  2. Eu adoro as saias de deliquentes, tô fazendo uma nesse estilo pra um cosplay hehe Acho mt charmoso XD

    ReplyDelete
    Replies
    1. Engraçado que as liders de gangue também são chamadas de girl boss. E o seu nick é boss....

      Delete
  3. Eu gostaria de usar curta.
    Acho que curtíssima eu iria me incomodar pra sentar, agachar...essas coisas. D:
    *bunduda*

    ReplyDelete
    Replies
    1. heheheh e se rolasse um shortinho por baixo ou meia-calça?
      de repente....

      Mas realmente, as brasileiras são bem mais ... er... abundantes nessa area.

      Delete
  4. Replies
    1. hehehe seria maravilhoso poder ir pra escola assim ne?

      Delete
  5. Eu não usaria só uma xD Como sou friorenta, usaria a longa no inverno. Para dias não muito frios... entre a média e a curta, dependendo do que eu faria durante o dia. Curtíssima eu não acho prática... e Meus seifukus variam de curtíssimo a médio :3 E SEMPRE com shorts por baixo.

    Bjs!
    Sussurro do Ar

    ReplyDelete
    Replies
    1. heheheheh
      essa daí tá toda fora das regras... hahaha
      - olha também gosto muito de usar short por baixo, me sinto mais segura..., mas elas não usam...

      Delete
  6. Eu tenho uma saia estilo colegial com costura no início das pregas e fica mto legal usando ela bem alta (quase q perto dos seios) e ela fica curtíssima e fica linda com meia calça ou 7/8.. mas quando uso o uniforme escolar msm,eu prefiro usar uma q fique mais ou menos 1 palmo acima do joelho,sla pra mim combina mais com uniforme e ambiente escolar do que uma saia curtíssima,eu acho que ja q eles não deixam as meninas usarem as roupas q elas querem,eles deveriam pelo menos deixar as pessoas expressarem sua personalidade e gosto com acessórios e penteados.Nada a ver esse negócio de tamanho de saia chama estuprador,no Japão os tarado piram mais na menina de usa saia comprida (pq eles acham q se ela esconde é pq tem algo mto bonito por baixo),doq na menina de saia curta,na vdd eles piram com qualquer colegial...

    ReplyDelete
    Replies
    1. EXATAMENTE.
      fora que no Japão tem tarado de tudo ne?
      Uma vez fui num evento vestindo yukata, e um tiozão -tarado, veio me perguntar o que eu estava usando POR BAIXO do yukata.
      porque, tradicionalmente não se usa nada embaixo, só um camisão coisa assim... mas sem calcinha e sutiã; E ele veio com esse papo!!
      Detalhe: estavamos na fila pra pegar comida numa das barraquinhas pra takoyaki

      Delete
    2. TODO MUNDO VENDO! (#Ó_Ò#)

      Delete
  7. Achei muito legal e interessante o post, e quer muito ler sobre as delinquentes xD
    Nos meus cosplays colegiais eu uso a saia média eu acho, nem tão curta nem tão longa, mas sempre com um short por baixo ou meia calça. No inverno eu provavelmente iria de calça por baixo, pq sou muito friolenta!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada! <3
      Sou muito friorenta tbm, mas não sei porque nas pernas eu gosto peladas. Gosto de mangona e perna pelada hahahah :p
      sou estranha

      Delete
  8. In fact, I do not like short style like this, but these schoolgirl style is really cute
    Xo http://www.angelamall.co.nz

    ReplyDelete
    Replies
    1. Aren't they? Absolutely lovely!!
      Hey, if you'd like to advertise in our blog send me an e-mail, I'd like to review one of your items...

      Delete
  9. No inverno eu provavelmente iria de calça por baixo, pq sou muito friolenta!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Também sou!!! No primeiro inverno eu morri, tinha mais de umas 3 camadas de meias. <3

      Delete
  10. Eu usaria a curta :D

    ReplyDelete
  11. Gente, eu acho que curta demais chega a ser piriguete, sinceramente .-. por isso prefiro usar media ou um pouco acima do joelho u.u

    ReplyDelete
  12. Super usaria a curtíssima <3 acho charme total *^*

    ReplyDelete
  13. Adorei a matéria. Eu usaria de curta a curtíssima, eu adoro saias colegiais e vou adequar ao clima da minha cidade (que é meio maluco) pra poder usar na faculdade e acho que fica super bacana com camisa polo.

    ReplyDelete
  14. Eu usuária uma saia média acima do joelho no verão e outono. No inverno usaria uma meia calça que esquente as pernas com saia longa já que para um ambiente escolar não podemos ultrapassar o limite.

    ReplyDelete
  15. Me tira essa dúvida pfv
    PQ AS JAPONESAS N USAM SHORT POR BAIXO DA SAIA?
    smp vejo em anime/mangá a saia levantando e a calcinha delas aparecem e n entendo pq n usam short p evitar (já q né eh uma saia e ainda usam curtas) ou elas n tem vergonha msm? engraçado q japonês eh vergonhoso...

    ReplyDelete
    Replies
    1. PANCHIRA.
      Panchira é o ATO de ver calcinhas.
      É tão frequente ver calcinhas no Japão que tem um VERBO só pra isso.

      Tem gente que usa shortinho, tem saia que já vem com shortinho agora...
      Mas no geral acho que a maioria não usa nem no Brasil.

      Eu vou te falar que não sei. Eu cresci NÃO usando shortinho também. Detestava.
      Até que um dia... JÁ NA FACULDADE, que era em cima de um monte...
      Ventou TANTO, MAS TANTO que não teve como segurar os livros e a saia.
      Fiquei basicamente NUA.

      Joquei os livros no chão, encostei o bumbum em uma parede e tentei me locomover assim pra sair do vento. Ridicula.

      Todo mundo em volta viu e NINGUÉM AJUDOU.
      Uma menina pegou meus livros de chão e eu fiquei dentro do prédio o tempo inteiro sem sair pra lanchar.

      moral da história: aprendi DO PIOR JEITO POSSIVEL
      Nunca mais usei a saia de raiva
      e nunca mais uso uma saia pregueada sem short.

      Delete
    2. Vou perguntar pra umas amigas que fizeram escola no JP e na Koreia o que elas tem pra dizer ... talvez elas saibam porque.

      Delete
    3. Voltei, perguntei e elas falaram que na escola delas e das que elas viram as saias eram no joelho OBRIGATORIO e mesmo assim a maioria usava shortinho....
      então pode ser mesmo fan service dos animes esse monte de calcinha hehe

      Delete
    4. Ufa obg agr faz mais sentido tinha uma personagem q smp q ventava a saia dela ia parar lá em cima e tava dando agonia
      *eu smp usei short*
      vc já estudou no JP ou foi aq?

      Delete
    5. foi no BR mesmo. no Espirito Santo. TERRIVEL, me traumatizou hahahhaha
      nunca mais saí sem short.

      Delete
  16. Eu usaria maquiagem e glitter só pra ver no que ia dá

    ReplyDelete
  17. Longa. DEFINITIVAMENTE! Eu não gosto de minissaias, só em casa mesmo isso, pra mim...

    ReplyDelete

Post a Comment

H-SAMA.com: TODOS os comentários serão lidos, respondidos com carinho (pode demorar uns dias então volte pra ver!).
+++
All comments are read and will be up. Come back to see it.