COMO COMPRAR TECIDOS? #COSPLAY #COSTURA



Oi Gente bonita,
Aqui é a Hairan, do H-Sama blog, hoje eu vou dar uma dica pra quem está começando na costura cosplay.

Como comprar tecidos?


Muita gente me pede do no blog pra eu calcular quantos metros eles vão precisar pra fazer o projeto deles, seja roupa, cosplay, enfim, o que você você quiser.

Só que infelizmente, não tem como eu ficar calculando pra todas as pessoas.
Você pode calcular sozinho quantos metros de tecido você vai precisar.






No video tem falando isso, mas quem não puder acompanhar no audio, eu estou disponibilizando as legendas aqui:


“Porque eu preciso comprar a quantidade certa, H-Sama? Eu não posso voltar na loja e comprar mais?”
Até pode, porém pode ser um problema...

1. Porque ir e voltar ao mesmo lugar encarece a roupa. Porque você está gastando gasolina, tempo etc

2. Porque a sua roupa pode sair emendada em lugares que não precisaria.

3. Às vezes o tecido que você fez a sua roupa acabou na loja. Ou tecido que você comprou acabou no rolo, mas a loja ainda tem a cor, porém em outro rolo da mesma marca. Porém, com certeza, eles não têm
exatamente o mesmo tom.

E isso acontece até com branco e com preto.
Uma vez eu fiz uma roupa pra um cliente com o final de um rolo branco de tecido que eu tinha lá no atelier. E faltou um pedacinho e eu fui na mesma loja, comprar mais um pouquinho do mesmo tecido, do mesmo fabricante. Só que:
Um veio mais azulado que o outro. Resultado: eu tive que refazer a roupa completa.

Então sempre que você for comprar o seu tecido e o seu material: compre as partes iguais de uma vez só.


Então vamos lá!
Como que você vai fazer pra calcular quantos metros de tecido você vai precisar?


Eu vou dar aqui algumas técnicas diferentes e você escolhe a que mais se adaptar.
Lembrando que não tem técnica certa ou errada. Cada um faz do seu jeito e como se sentir melhor. Quem souber de outras dicas, por favor, compartilhe o seu saber nos comentários deste vídeo.

A primeira técnica, e uma das mais corretas, a da TÉCNICA DO MOLDE.


TÉCNICA DO MOLDE

O que é essa técnica é você desenhar todos os moldes no papel e colocar em cima de uma folha de jornal do tamanho da largura do seu pano, ou melhor ainda, em cima de um tecido semelhante ao que você vai comprar.
Assim você consegue ver aonde cada molde vai ser cortado no tecido e pode visualizar com a régua quanto de tecido vai ser usado.

Isso é chamado também de plano de corte.

Geralmente, um tecido normal tem 1m – 1,10m. Alguns, tem um pouco mais. Porque eles são feitos pra estofamento. Então eles vão ter uma largura maior. E esses são os meus preferidos.
Além de baratos eles são muito largos. Mas se você estiver fazendo a sua roupa de um tecido mais nobre, por exemplo, veludo, dificilmente ele vai vir numa largura maior.

Então você vai só emendar 2 folhas de papel na largura que você quer, e você vai fingir que é o tecido. Ou, como eu falei, usar um tecido inferior, como um lençol velho, ou murim, ou outro tecido pra moulage.

Basta medir largura e altura que vai dar certinho.

“Ah, mas H-Sama eu não sei fazer molde !! ” Então assiste esse vídeo aqui: COMO FAZER MOLDES PRA COSPLAY.






A outra técnica que não é 100%.
-Eu falo que não é 100% porque as vezes você acaba comprando a mais, as vezes a menos, mas com o tempo vai ficando mais precisa...-

E se você é como eu, mega criativa, depois você pode fazer mil coisas com esses restinhos de pano que sobrar...

É a técnica que o pessoal chama de
duas alturas.
Mas o quê que é isso de técnica das duas aturas??
Calma, eu explico, a altura é a altura da roupa que você vai fazer.







TÉCNICA DAS DUAS ALTURAS



Bom, primeiro, você tem que saber exatamente o que você vai fazer. Vai ser uma blusa? Vai ser uma saia?  Uma calça? Você sempre tem que saber ANTES de comprar o seu material. Isso serve pra qualquer tipo de projeto.

Agora, falando especificamente de COSPLAYS. Eu recomendo que você faça alguns desenhos pra você entender melhor os detalhes da roupa. Porque nem sempre a vendedora da loja vai poder te auxiliar.

Então você precisa ter em mente os detalhes.

Tendo em mente os detalhes, aí você pode sair pra comprar o seu pano:

Você vai colocar o pano sobre a área do corpo que a sua roupa cobre.


1. Por exemplo, se você estiver fazendo uma blusa, Você vai colocar o tecido aqui em cima do peito.

Aí você vai ver. Uma altura.
Qual é a altura da blusa? A altura da blusa é do ombro até a cintura.
Ou a altura da blusa é do ombro até as costelas, se for uma cropped.
Então, você vai comprar uma altura.



Mas peraí. A sua blusa tem costas ou é frente única?


Porque se ela tem frente e costas você vai precisar de no mínimo o dobro dessa quantidade.
Então, o que geralmente é feito: você coloca o tecido dobrado na sua frente.
Porque aí você saber que na frente está coberto e atrás também.

Porque se cobriu na frente que tem os seios, ou seja, uma área que é mais volumosa, este tecido aqui com certeza cobre a área das costas também.

Aí a moça vai fazer a medição pra você e você compra. Aqui neste caso, uma altura é um metro. Eu levaria 1,20 -1,50m, pra ter uma sobra.


2. Agora, digamos você tem um tecido muito estreito, ou então um vestido longo...
Neste caso não tem como. Você não pode dobrar no meio o tecido e comprar só uma altura...
O que que você faz?
Você vai comprar o tecido aberto. Quantas alturas forem necessárias
e vai emendar dos lados.

Aqui. Cada altura fica por cerca de 1.30. Comprando duas alturas =  2,60




No primeiro caso, da blusa, 1 altura deu pra frente e pras costas.
No segundo caso, do vestido, eu tenho que comprar 2 alturas.

Isso no MEU CASO. Porque eu sou alta, tenho os quadris largos...  às vezes, para uma menina menor e mais magrinha, 2 alturas daqui fazem um vestido bolo de noiva, enquanto que pra mim, 2 alturas fazem um vestido normal.





3. Por exemplo. Se eu quisesse fazer um vestido bolo de noiva como o da Cinderela da Disney. Pra mim, teria que ser pelo menos umas 4 alturas de tecido. E isso é o MENOS. Como eu sei que eu gosto de muito volume, gosto de uma saia farta, gosto de parecer rica, eu compraria 6 alturas.
Então quantos metros é uma altura. Neste exemplo aqui uma altura é 1,30. (1,30 x 6 = 7,8 - 8 metros )


Ou seja, as alturas VARIAM de acordo com:
a. o projeto que você está fazendo
b. E variam de acordo com a largura do tecido.
c. Com o seu tipo de corpo



4. Mangas:
Pra mangas, eu adiciono no mínimo meio metro.
Pra mangas pequenas. Pra mangas grandes, um metro pra cada manga.
Ou, melhor ainda, uma atura pra cada manga.


Se você não se sentir confiante, eu sugiro você usar a primeira técnica.
Cortar o molde num tecido inferior, provar a roupa e só depois comprar o seu tecido fantasia. Ou seja, o tecido bom.





Se você gosta desse tema de de vídeo, dê um joinha e deixe um comentário.  Se você achar que esse vídeo pode ajudar mais alguém, compartilhe. Isso ajuda muito!



Se você quiser me mandar foto é só publicar na nossa linha do tempo no Facebook ou Usar a hashtag #Hsamablog no Instagram.
Mas só dá pra ver em perfis ABERTOS. 







MUSIC: Orange by Topher Mohr & Alex Elana
source: Youtube
Hashtags: Como escolher os tecidos do cosplay? , Como comprar pano do seu cosplay? , Que tecido usar para o meu cosplay? , Como comprar tecidos pra cosplay?




ESPAÇO PARA FOTO DOS LEITORES




"Couros" pra estofamento e cosplay









LEIA MAIS:






tudo sobre couros



>> Como fazer moldes pra cosplay <<









PINTEREST -IT // SAVE //SHARE




 >> LINK:  http://www.h-sama.com/2016/01/como-comprar-tecidos-cosplay-costura.html  <<





What?! Not a friend yet?? 
Follow H-SAMA and Let’s BE SOCIAL:
Facebook   |   Youtube   |  Twitter   |   Instagram   |   Pinterest

Comments

  1. Oi H-Sama! Adorei o tema, tecido é a parte que eu mais gosto no cosplay, ficar imaginando qual deles vai ser o mais fiel ao projeto. Só avisando: Aqui no Br a grande maioria dos tecidos é vendido com a altura de 1,40 m. Os de estofamento tem 2,00 metros ou mais. ^^ É o que se acha nas lojas do Brás, ou nas de tecido das cidades menores, o rolo tem 1,40 m de largura (até os veludos). Obrigada pelas dicas!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pois é, mas tem vários importados que a gente acha com um precinho um pouco mais caro de 1,10 e 1,20. É importante sempre conferir antes e nunca comprar dobrado porque pode ser que você ache que está levando 140 mas é só 120.
      Não confie, Já aconteceu comigo hehehe.

      Delete

Post a Comment

H-SAMA.com: TODOS os comentários serão lidos, respondidos com carinho (pode demorar uns dias então volte pra ver!).
+++
All comments are read and will be up. Come back to see it.