O que não fazer com um cosplayer - ou vulgo REGRAS PRA IR NUM EVENTO COSPLAY

O que não fazer com um cosplayer REGRAS PRA IR NUM EVENTO COSPLAY by hsama on Polyvore featuring art:

Oie, H-Sama aqui! 
Vamos falar de mais uma coisa polêmica? 



Aviso de treta! Não ultrapasse a faixa amarela! Aviso de treta! Não ultrapasse a faixa amarela!Aviso de treta!Aviso de treta! Não ultrapasse a faixa amarela! Aviso de treta! Não ultrapasse a faixa amarela!Aviso de treta!





VAMOS!

Hoje vamos falar do que NÃO fazer com um cosplayer - ou vulgo:
 REGRAS PRA IR NUM EVENTO COSPLAY

Se você nunca foi num evento ou se já foi mas gostaria de saber se você está fazendo alguma coisa errada, dá uma lida.  Sério.
É super importante.




Primeiramente, obrigada por ler.obrigada mesmo.Sinal de que você é uma pessoa de bom coração e que se importa com os sentimentos dos outros.
Obrigada por ser você. <3
De coração.


Ainda que você faça alguma coisa "errada", tudo bem se você não faz por mal, se arrepende e vai se policiar pra não fazer de novo. Não precisa entrar numa fossa, ok?




Mas vamos lá.  *respira fundo*
Como eu disse o assunto é polêmico. #TRETAEntão vamos às regras:

Vai ter gente que não vai concordar, e tudo bem com isso!
É só deixar um comentário dizendo os motivos que você não concorda.
Não precisa brigar, xingar, ficar com raiva de mim nem  cortar relações nem nada. Opiniões diferentes não precisam fazer inimizade ok? Eu estou ACOSTUMADA a ouvir opiniões diferentes (afinal vários anos de H-Sama Blog)

Todos os comentários, bons ou maus vão ser publicados. Sou justa.
Mas não precisa de rage. É um saco ver raivinha...

Eu sinceramente ache que quem não vai concordar é cosplayer iniciante.... E não faz diferença se vc tem 10 cosplays em 2 anos. É iniciante.

 Mas se você é um cosplayer experiente e também não concorda, por favor, deixe um comentário contando a sua experiência.


Mas independente se concordar ou não Qualquer vivência é importante, tenho mil anos de cosplay ou só 2.

Respirou fundo? Vamos.

Vou colocar aqui umas coisas pra NÃO se fazer e os possíveis motivos porque acho que muita gente não sabe os motivos mesmo.






1. REPITA COMIGO: EU NÃO TENHO INTIMIDADE COM O COSPLAYER.Isso é um problema recorrente.

Pelo menos pra mim. E não era.
O cosplayer não é o cosplay. 

E usar cosplay não é consentimento.
Conhecer de internet não é ter intimidade necessariamente!
Sempre trate as pessoas pelo nome que ela se apresenta a você,
não crie apelidos, não chame de tia, amor, não finja um relacionamento que vocês não tem!




Não namoramos.

Não somos melhores amigos.

Não nos conhecemos!

Mas podemos. Quem sabe? 
Vamos nos conhecer?<3


causo:
Não é porque eu estou de Nozomi de Love Live, por exemplo, que eu posso sair agarrando os seios de outras meninas.

"Ah, mas eu estou de brincadeira. H"
Olha, eu ADORO a Nozomi, mas você notou que as meninas amigas dela no desenho NÃO GOSTAM quando ela faz isso? Então, eu também NÃO GOSTO que fiquem me apertando sem autorização.

E isso acontece em TODO EVENTO QUE EU VOU. 

E  não são só Nozomis. Sempre tem alguém apertando o meu bumbum, seios etc. Muitas vezes como elogio, mas gente. Não façam isso. 

É constrangedor pra algumas pessoas.

E assédio sexual.



#sexualharassment


Repare se a pessoa faz/gosta isso, e veja se você tem intimidade  o bastante pra agir assim.

Lógico que eu nem preciso dizer que homens estão proibidos totalmente de "brincadeiras" assim com meninas desconhecidas, né? Acho que vocês já sabem que não podem ficar se esfregando, beliscando, falando besteira, etc, né?

Mas pra quem ainda não entendeu...
Pensa assim: do nada um cara passa a mão no seu saco. "WTF, Que porr@ é essa, meu?" Raiva, Nojo. etc. 
Então é isso que a menina sente.

Antigamente eu via muito menino que confundia garota x personagem, mas hoje eu acho que a ficha caiu e não vejo isso acontecer! Parabéns a todos os envolvidos!
Mil pontos para griffinória.






LÓGICO QUE: se a pessoa for sua conhecida isso tudo muda. Você tem intimidade? Ela é sua amiga? Então provavelmente pode fazer oq ue quiser... mas pergunte caso tenha alguma dúvida.












2. NÃO AGARRE / ENCOSTE NOS COSPLAYERS
Deixe a pessoa  tocar você.

Se quiser um abraço, peça.
Se a pessoa te abraçar de leve - NÃO AGARRE. 
Respeite o limite de cada pessoa.




Motivos:

a. Você não tem intimidade e é uma pessoa estranha.
 #LIMITEinterPESSOAL  #chegapralá





b. Você não sabe se vai estragar a roupa da pessoa. 

Já vi abraços arrancando pedraria, puxando fio, quebrando props, Asas, puxando perucas. Isso também serve pra vida!
Gente, que saco. Abraço é pra ser uma coisa boa e não pra dar raiva.







c. Você pode sujar a pessoa
Minha mãe é mestre em tirar manchas. Mas ela uma vez me mostrou MARCAS DE DEDOS engordurados na minha roupa.
Marcas que pela posição não eram minhas. Ou seja, alguém comeu uma coxinha e carimbou em mim o óleo.

Xinguei você mentalmente aqui em casa. #nojento








d. Você está fedendo ou EU estou fedida / com maquiagem corporal.

Desculpa, eu não quero dizer aqui que todo mundo fede, mas quem nunca foi num evento e sentiu aquele cheiro de cecê? 

Você SABE exatamente do que eu estou falando. Vamos ser honestos! Eu não estou pegando pesado. 
Fedor em eventos é um problema real!


Eu não tenho coragem de falar: "olha, meu filho, eu não quero te abraçar porque você está fedendo".

ou com bafo.
ou melado.
ou sujo.


Nem quero ser obrigada a dizer: "olha, eu não quero te abraçar porque eu estou pingando suor e você vai ficar suja"
Ou "eu não quero que minha maquiagem corporal saia e que pegue em você".

São coisas que não deveria ser necessário dizer.

E olha que constrangimento ser obrigado a falar isso pra 25 pessoas durante um evento... Quando chega na 30ª pessoa qualquer um já está chateado, e a pessoa pensa que o cosplayer é grossa / grosso.



Não estou acusando ninguém mas a carapuça vai servir aqui em muita gente.

Incontáveis pessoas ficam PINGANDO SUOR, comem e não lavam a mão ou simplesmente tem cecê.


Lógico que eu sei que elas não fazem por mal. Mas gente, quem gosta de abraçar alguém desconhecido (ou conhecido) pingando suor?? #bomsenso #higienepessoal

katy perry deodorant concert


causo:
Evento passado um rapaz queria me puxar (!) pegou o meu braço, colocou sob o dele, tipo "vem comigo". Só que ele estava TÃO SUADO que o meu braço escorregou no dele e foi parar no SOVACO DELE. Ele estava tão melado e escorregadio como uma pele de golfinho.


GENTE, MINHA LUVA NUM SO-VA-CO!
Minha mão no sovaco de uma pessoa toda molhada de suro! Sério! Parem.

Moral: Eu fiquei constrangida, com a mão fedida, melada, com nojo, com raiva, e ele, mega constrangido porque eu reclamei.







DICA H-SAMA: De novo, eu não estou acusando ninguém que tem transpiração excessiva, mas é preciso humildade pra reconhecer: Eu fedo!

Geralmente os meninos já sabem que suam muito, mas tem meninas fedidas também. #todomundosua

Antes de  ir a um evento use desodorante de LONGA duração e efeito seco e LEVE O DESODORANTE NA BOLSA - e se você sabe que sua muito, leve uma camisa limpa pra trocar. Não fique fedendo perto das pessoas se você já sabe que fica pingando.

Eu uso o rexona sport ou rexona CLINICAL (é o melhor!)






LÓGICO QUE: se a pessoa for sua conhecida isso tudo muda. Você tem intimidade? Ela é sua amiga? Então provavelmente pode abraçar mesmo suado... mas pergunte antes;














3. REPITA COMIGO: EU NÃO POSSO FICAR COM RAIVA se uma pessoa me pedir pra não TOCAR NELA.
Você não pode ficar com raiva de ser chamado atenção por uma coisa que você fez errado. Começa daí.


Mas em 99% das vezes o cosplayer fala DE BOA e a pessoa mesmo assim fica chateada.Não estou falando que o cosplayer tem direito de ser escrot# como o Gizmo de "A nova Onda do Imperador". 


Só estou dizendo que a pessoa tem o direito de te dizer, numa boa, qual é o limite do espaço pessoal dela, e que você tem que aceitar numa boa.
Às vezes vocês duas são pessoas super maravilhosas, mas que por conta de um toque indevido ou bruto, uma fique chateada com a outra.

ex. Quantos cosplayers eu já vi com a prop (acessório) quebrado e chorando / reclamando que foi uma pessoa que pegou sem autorização, ou que abraçou de um jeito bruto a coisa quebrou?? ou o cosplay ficou enganchado e rasgou??



O sentimento que se tem quando uma pessoa quebra o seu cosplay é igual ao da Cinderella quando as irmãs rasgam as roupas dela.


Você se esforçou tanto!
Trabalhou tão duro para aquele momento.
Gastou tudo o que você pode!

E a pessoa vai e estraga.... e não paga o conserto.



Quantos cosplays deixam de passear na convenção e ficam trancados na área cosplay porque o público não tem educação? NINGUÉM gosta disso.


LÓGICO QUE: se a pessoa for sua conhecida isso tudo muda. Mas pergunte antes caso tenha alguma dúvida.













4. NÃO PULE /PUXE NOS COSPLAYERS. 
#BOMSENSO

Nem sei o que dizer.
Apenas que tenho ódio mortal quando fazem isso e quebram uma coisa minha.

Eu pessoalmente nunca fiz um cosplay de um personagem tão amado assim, mas tenho amigas que sim, e confeço que dá MEDO ver 50 pessoas correndo desenbestadas na sua direção.




[só é fofo nos animês]


Exemplo de cosplay que pode ser danificado se TODO MUNDO for passar a mão / pular / puxar. 

Para e pensa quantas vezes essa pessoa tira fotos numa con de 15 mil pessoas.
Agora imagina todo mundo passando a mão na roupa?




Não, a armadura não é de verdade.
Sim, quebra.
Não, você não é pequenininha / levinha.
Sim, machucou.
Não, não é só fazer outra.






Também NÃO PUXE uma pessoa de kimono pela manga. 
Dá RAIVA. ÓDIO.

Uma das primeiras frases que eu aprendi a falar em japonês é "por favor, me solte":
Hanase, kudasai. Ou pelo menos eu acho que é tipo: fala, sem pegar.




Isso foi em Ruroni Kenshin, as personagens que usavam kimono tinham que dizer para o Sano soltar o kimono delas. Foi com a Yumi Komagata, a Megumi Takani  e até Kaoru Kenshin também.
O Sanosuke não tem noção.
Gato, porém sem noção.

Você não sabe, mas quando você  está de kimono os seus movimentos são super restritos.



Quando você puxa um kimono ele abre, e a pessoa é obrigada a parar senão ele pode abrir completamente (ou seja, ficar nua) ou descosturar (ou seja, estragar completamente)! 

Isso serve pra lolitas, maids e qualquer outra pessoa vivente. não puxe a roupa dela.


[só é sexy nos animes, na vida real as meninas odeiam desde  antes da era Tokugawa]

LÓGICO QUE: se você pedir e a pessoa deixar você a tocar ou brincar com as props dela, tome cuidado, agradeça, seja bacana.












4. NÃO FAÇA PERGUNTAS BABACAS PARA OS COSPLAYERS. 
#BOMSENSO

Não, você não pode perguntar se ela está sem calcinha / sutiã / nua.
Não, não importa se você está curioso.
Não, não faz diferença se é "de boa".
Não interessa mesmo.

Isso é independente da sua idade, mas especialmente, se você é um homem feito e ela uma menina.


Causo: Na primeira vez que eu usei um yukata num festival, um senhor japonês me perguntou se eu estava usando como no Japão. Eu não entendi e abri os braços pra mostrar a ele o kimono e como eu amarrei. Aí ele veio todo bizarro dizendo "não, eu quero saber se é sem nada por baixo, no Japão as meninas usam assim..."

Eu fiquei mega constrangida e saí da fila. Aí ele ficou se desculpando, mas isso é coisa de se perguntar à uma menina? Obvio que não.

(yukata é kimono de verão click aqui para conhecer)

LÓGICO QUE: você pode perguntar coisas normais: como a pessoa fez o cosplay, pedir ajuda pra ensinar, elogiar, ser bacana.














[essa coisa barata?]

6. REPITA COMIGO: NINGUÉM PEDIU A SUA OPINIÃO. você não é comentarista cosplay.
Você não é policial da "polícia do cosplay".
Você não tem capacidade pra dizer se uma pessoa pode ou não fazer X cosplay.


Sim, estou sendo direta. Estou falando com todas as letras pra não ter dúvidas.
Ser direta não é ser grossa:

Você NEM NINGUÉM pode virar pra uma pessoa e falar que o cosplay dela está errado ou que ela está ridícula ou que ela é muito gorda, magra, alta, baixa, velha, nova, pra fazer tal cosplay.
Principalmente se ninguém perguntou.
Principalmente 2 se a sua opinião vai ter comentário negativo.
[Você está super ridícula]




"ai, H, só estou dando a minha opinião, é porque eu jogo muito x..."
Não cara. 
Ninguém quer saber o que você acha. Jogador ou não.
Na moral, de boa.
pára.


LÓGICO QUE: se você a pessoa perguntar o que você acha,- e pela minha experiência, ninguém pergunta a não ser pra cosplayer famoso ou cosmaker, - mas se ela perguntar, tome cuidado com críticas muito duras para não desestimular os novatos e seja sempre bacana.
Você tem uma responsabilidade como Senpai.

A pessoa vai fazer o que? Tirar uma maquina de costurar da bunda e corrigir tudo o que você disse ali? Não. Então, fica na sua.







7. NÃO SEJA UM MAU SENPAI

Senpai significa veterano. 
Uma pessoa que faz qualquer coisa melhor e à mais tempo, tem mais experiência e rank que você.
Todo mundo sabe que senpais são importantes. As pessoas se espelham em você!
Você é um modelo!
E todo mundo gosta de ser notado pelo senpai.
Por isso eu digo e repito:

Você tem uma responsabilidade como Senpai.


Não ignore os novatos.
Não faça cara de nojo.
Não faça comentários maldosos.
Não faça fofoca.
Não tenha ciúmes, você continua sendo legal.
Não deprecie uma pessoa por ela ser novata.
Nem todo mundo tem 20 mil cosplays e Todo mundo começa de um lugar.




LÓGICO QUE:  você não tem que parar tudo o que você está fazendo para dar atenção à pessoa. Ela pode esperar você terminar de falar com uma pessoa pra depois falar com você; Ninguém morre com isso.







[Seleção de posts para cosplayer iniciante - click aqui]












8. NÃO TIRE FOTOS IMPRÓRIAS

Fotos impróprias são fotos sem o consentimento do cosplayer.
Isso significa que você não pode tirar fotos se o cosplayer não deixar.
ou seja, se a pessoa não estiver sabendo, também não pode tirar a foto.



Não tire fotos do cosplayer comendo. A maioria tem vergonha. Pergunte antes.

E de jeito nenhum tire fotos de seios, bumbum etc sem a pessoa ver. (seu creeper)





LÓGICO QUE: isso não se aplica ao concurso ou atividades no palco. Quando a pessoa sobe ao palco ela sabe que está sendo filmada e fotografada e por isso vai fazer o seu melhor para que você goste do que filma! <3










9. NÃO SEJA AQUELA PESSOA ASUSTADORA / CREEPY

Olha, eu sou dessas que quando posa, posa.
Levo cosplay a sério.
Não sou de ter muita vergonha não porque, bem, são anos de cara-de-paudecência.
Também sou super brincalhona e entro no cosplay mesmo... 









São vários os personagens que eu "cosplayio" com frequência: uns cretinos, outros alegres, outros sexies, outros malignos. Aliás, adoro os malignos / assustadores. Até criança já chorou. #tadinha

Mas adoro igualmente os felizes! Nada mais sensacional do que cosplayar princesas Disney e ganhar o abraço de mil pequeninos sorridentes. 



É muito gratificante quando as pessoas acreditam que eu sou o personagem vivo<3 



Porém tudo isso durante a con. E só.




#MagiaDisney





Voltou pra casa, tirou o cosplay, cabou... 
aí eu deixo de ser a personagem e sou só a H.


#Semmagia


Tosca e imperfeita. Como todo mundo normal. E até meio ridicula.


E tudo bem em ser assim.





PROBLEMA: tem gente que não vê limites e é assustador!


NÃO SEJA ASSUSTADOR 1: Tem cara que acha que eu sou a personagem e fica meio que obcecado. Fica agarrando. Quer "tirar casquinha". Fica encarando. Cheirando, Toda hora pega. Até LAMBENDO na convenção.

Tem uns que depois, mandam mensagem todo dia, pede seu telefone, curte toda foto sem cosplay no facebook. Fica mandando indiretas. E até Piadas sexuais. E em 99,9% das vezes são homens comprometidos.
Me sinto muito mal com isso. 

E dependendo do que foi dito eu printo e mando pra namorada / esposa.
Sim. Não me mande putaria porque eu te bloqueio e "te jogo na linha do trem".






causo: Eu tenho mais de MIL fotos online. Sou blogueira, youtuber e sou uma pessoa pública, mas sem brincadeira, um "amigo" do meu namorado de 50 anos que não tem nada a ver com animê, blog etc,  curtiu TODAS as fotos do meu facebook.

TO-DAS.

Sabe quando a sua mãe curte 30 fotos sua em sequência sem nem saber o que é? 
sabe quando ela comenta que você é linda em toda foto?
Então ele curtiu TODAS as mais de mil fotos.
E eu nunca o vi pessoalmente.



Ou ele parou mais de uma hora ou usou um programa para curtir TODAS as minhas fotos de uma vez! E deixou um comentário em várias dizendo que eu era bonita e que ele estava orando por mim e o Adam pra que ele soubesse valorizar o tipo de mulher que eu era.
E eu recebia um barulhinho no celular em cada mensagem.


Lógico que como blogueira eu quero curtida e comentário, não vou ser hipocrita, mas não assim! Eu não quero um senhor obcecado por mim. Não tem nada a ver com o meu trabalho!

De qualquer maneira, fiquei com medo e informei meu namorado.
Ele desmarcou o churrasco que iríamos com ele e a esposa e eu não tenho mais vontade de encontrá-lo pessoalmente. 

Eu hein?! Louco.







NÃO SEJA ASSUSTADOR 2: Tem cara que espera na saída da con (escondido) ou "pra fazer uma surpresa".NÃO FAÇA ISSO! Isso é stalking!
Que coisa de maluco isso! Morro de medo.
Já tive que ser escoltada pela polícia várias vezes #Kowai







NÃO SEJA ASSUSTADOR 3: Tem cara que quer te seguir até em casa "pra ver se está tudo bem com você".
Isso também é assustador, meninos. E o nome disso também é stalker. #kowai
Não faça isso!

Pergunte à menina se ela quer companhia. Geralmente as meninas querem companhia até em casa sim, mas se ela disser que não precisa, não precisa. De boa.







NÃO SEJA ASSUSTADORA 4: Com meninas geralmente o assédio que eu vejo não é sexual, mas parece que ela fica num desespero de adicionar todos os membros da sua familia no facebook. Quer você a siga em todas as mídias sociais, whatsapp, cosplay world e até no amor doce!

Sim, quero ser sua amiga, mas calma.

Dá um tempo pros Senpai te notarem, eles vão e é sensacional quando acontece naturalmente.  <3

Me dá um tempo pra te conhecer? Tenho certeza que você é maravilhosa!
E de repente EU quem não sou uma pessoa tão maravilhosa assim pra você.

Vamos nos conhecer com calma?







LÓGICO QUE: Às vezes uma amizade forte nasce em um segundo e é dificil de explicar.


Então digamos que você me conheceu na convenção, o papo foi legal e eu quero voltar pra casa com você, mas você pra sua casa e eu pra minha... tudo bem.

-  ou quem sabe quero ir pra sua comer uma pizza? Ou eu te chamo pra minha pra ver um filme? Sei lá. Acontece. Tudo bem.

Na dúvida pergunte antes de criar expectativas.
e não fique chateado se a pessoa falar não. Porque tudo bem também. 

Cada pessoa tem o seu ritmo. <3


[oi tudo bem, amizade]














COMO TIRAR FOTOS -legais- COM COSPLAYERS?


Não precisa ficar longe! Não é um meet and greet da Avril Lavigne.
Mas também não precisa abusar! Fica de boa.  Qualquer foto que a pessoa fique confortável e não constrangida pode!!


Ou seja pode abraçar, carregar no colo, tudo de boa!


Mas mode acontecer de você estar constrangendo a pessoa sem saber.

PODE, mas Não precisa, por ex,  pegar na cintura nem abraçar pra tirar foto. Não necessariamente. E especialmente não se você estiver suado ou comendo alguma coisa.
Se o cosplayer propor te abraçar, ok. Se não, não force.


"Mas H, eu não sei como tirar foto sem abraçar"
 Tudo bem, eu também não sabia e me ensinaram!



Aqui vão umas ideias sem agarramento. Não precisa ser só essas:

Olha que bacana. Leve toque. Meigo <3



Cosplayer posando  de boa como o personagem + Você de boa numa foto bacana com um personagem que você gosta (H-Sama +Bruno)



Leve toque /  Meio -abraço. Não puxa capa nem peruca. Dá espaço pra cosplayer posar <3
(Elder + H-Sama)







Você posando de boa e a cosplayer posando de boa. <3
(H-Sama + Muppy Boy )




Eu como público:

Sem encostar <3



Eu + lutador famoso. Próximo porém não em cima. Sem toque <3




Natural e durante uma brincadeira.
Isso foi no banheiro e antes mesmo de vestir o cos e não foi constrangedor!

E DEUS SABE que fotos no banheiro de você se arrumando pode ser o inferno!


Isso não!







Tem mil poses legais que o cosplayer pode te propor!Umas com bastante interação outras não.  Exemplo:


storm cartoon h-sama cosplay

Eu já tirei fotos com bastante interação com as pessoas enquanto outras não.
Isso porque só eu sei se o meu cosplay aguenta, se vai rasgar, se vai sair do lugar etc...



Adoro essa, parece paparazzi real <3


Adoro assim bem brincalhona também. Mas tem que ser com quem eu confie! <3





"Pô H, não pode fazer nada com cosplayer?"
Lógico que pode, basicamente o post todo é só pra dizer uma coisa: respeite o espaço pessoal e os sentimentos dos cosplayers.

Você pode fazer mil coisas, aqui estão algumas super legais MESMO:



Você pedir à pessoa pra dar uma voltinha pra mostrar a roupa.





Você pode pedir mais de uma pose pro cosplayer. Tudo bem tirar várias fotos, sexies, bizarras, engraçadas, desde que a pessoa faça de propósito.






Você pode ser apaixonada por um personagem! 
Sério. Lógico que você não vai constranger o cara, mas se ele deixar...






Você provavelmente não fazia ideia...
Mas eu sou apaixonada por Wolverines. TODOS! #prontofalei
Sempre que vejo um Logan quero tirar foto! Tenho 25mil fotos 



Não pelos caras. É só o cosplay do personagem mesmo.
É como que um jogo, vejo o cosplay, tiro foto.


Eu não tenho ideia de quem sejam essas pessoas. 
E nem sempre a foto fica boa risos <3



 Quem é esse cara? Não sei. É um Wolverine.




Tirei foto com o desenho do Wolverine de Mario Freire. 
#eutenhoproblemas enfim...





Você pode ficar assistindo uma pessoa se transformar no personagem.Seja pra uma foto ou se maquiando - eu acho muito legal ver a mudança.






Você pode mandar beijos e acenar pra pessoa chamando pelo nome do personagem.Geralmente a pessoa retribui. Mas ela pode eu não retribuir. E tudo bem com isso <3





Você pode elogiar com elogios normais e que não ofendem terceiros.Tipo: que gracinha, bonito, bacana, bem feito, perfeito.






Tudo bem ficar com vergonha se um cosplayer mexer com você e você não saber como agir. Ter vergonha é normal. Você não tem que topar toda brincadeira <3





Tudo bem gostar muito de uma pessoa e querer tirar fotos de todos os cosplays que ela faz. Você pode ser uma tomoyo. A maioria fica lisongeada. <3





Mas digamos que você é fã mesmo. TUDO BEM SER FÃ! 
Tipo você vai no evento só pra ver um cosplayer. Você segue o trabalho da pessoa desde sempre. Muito bacana isso e não tem nada de errado! Tem gente que me acompanha e viu o meu crescimento e eu sou forever grata pela pessoa gostar dos meus cosplays desde o início. Eu sempre tento acompanhar e ajudar a pessoa também <3


E lógico eu também sou fã de várias cosplayers. E adoro quando as senpais me notam!
Não vou citar nomes, mas tenho. hehehe * Vermelha *



Você pode dar flores para um cosplayer. Não é muito comum mas é adorável. Eu particularmente adoro. Nem que seja aquela florzinha que caiu no chão no seu caminho.






Você pode dar presentes para o cosplayer que você gosta.
Não gostar de estar apaixonado, gostar de gostar do trabalho como cosplayer.
Eu já dei presentes e já recebi.

Não citarei nomes nem todos os casos mas Eu já dei um rabo de pelúcia para um, e paninhos de prato pra um casal. Já ganhei peruca, maquiagem da boa, recadinhos, fotos, desenhos e comida. Guardo tudo mesmo quando acaba! <3











O QUE ACHARAM? Peguei pesado?
Faltou alguma coisa?

Clica aqui embaixo e deixa um comentário <3







source: reprodução








What?! Not a friend yet?? 
Follow H-SAMA and Let’s BE SOCIAL:
Facebook   |   Youtube   |  Twitter   |   Instagram   |   Pinterest

Comments

  1. Muito bom o post. É bom a pessoa ler, assim evita dor de cabeca pra ambos os lados. Foi tudo bem explicadinho

    ReplyDelete
    Replies
    1. Também acho. Lógico que tem muita gente que é babaca e faz de maldade, mas acho que a maioria não sabe mesmo. :(

      Se não sabe, vamos saber e evitar! <3

      Delete
  2. Eu amei!!! Ainda não fiz nenhum cosplay, porém pretendo fazer ainda esse ano.. Essa postagem está bem recheada de informações.. Deu ate medinho de algumas kkkk e me diverti lendo algumas situações kkk não é nenhum pela situação em si e sim pela forma q vc relatou.. Ao menos pra mim ta perfeito 😊

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olha, se você teve medo é sinal de que a sua cabeça está no lugar certo e você tem uma boa atitude.
      Porque eu também tive medo.
      PORÉM, te afirmo que isso é minoria. A grande maioria das situações que a gente passa é tão maravilhosa que todo mundo que faz cosplay, se apaixona e quer fazer de novo.... tanto é que estou nessa há mais de 10 anos. <3

      Recomendo muito. <3
      Quero que o povo ruim melhore e não que o povo sangue-bom pare de fazer.

      Delete
  3. Está rolando uma conversa também no facebook, se alguém quiser papear, vem!
    https://www.facebook.com/bloghsama/posts/1178377235514518:0

    ReplyDelete
  4. Muito bom... ,uita gente nao conhece limites ou sabe que cosplayers tambem sao gente como eles e sentem as mesmas coisas. Foi uma materia otima e completa!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada!
      Pois é, quis expor um outro lado bem nosso mesmo.
      Porque acho que muita gente não faz por mal, simplesmente não sabe como é agir de uma outra maneira.

      Delete
  5. Já aconteceu vaaaaaarias coisas bizarras, além de cosplay (sou iniciante) faço personagens vivos em festas infantis. Mas na Comic Con do ano passado, fui só um dia de Princesa Jujuba e quase fiquei sem a peruca :/ era compridona, tipo no meu tornozelo e o cara enroscou na mochila. Fiquei super constrangida

    ReplyDelete
    Replies
    1. nossa, que chato. Recebi o relato de uma leitora dizendo que tem gente que até pisa em capas de propósito!!
      affe.

      Delete
  6. Eu amei, você é genial obrigada, tem gente que não sabe se comportar mesmo e acaba prejudicando muito msmo por exemplo, a pessoa pisa de proposito na capa do personagem isso é de amargar.foi oque aconteceu com minha Caroline com o cosplay da Elsa de Fronzen tive que acompanha la durante o evento inteiro para que não chegasse outro engraçadinho e fizesse novamente.

    ReplyDelete
    Replies
    1. eu fiquei um tempo sem saber como responder ao seu comentário...
      AINDA estou chocada com a existência de pessoas assim...
      Fora que sendo capa, além de rasgar existe o risco de MACHUCAR o pescoço de alguém!!! E eles acham graça disso, aff... povo lixo.

      Delete
  7. Sou cosplay (iniciante :3) e odeio quando alguem suado toca em mim tambem, mas aceito na boa... Adorei seu post e seu blog seguirei suas dicas

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Pandinha-chan!! Bem vinda ao clube cosplayer!! <3
      Qual vc está fazendo?

      Delete
  8. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  9. ainda quero fazer um ou ir de yukata alguma dia.
    vc tem pernas bonitas o namorado não fica com ciumes na hora dos cosplay com perna de fora? kkk

    ReplyDelete
  10. Amei esse post!! É tudo verdade!! ahahah ~eu fedo, tu fedes, ele fede~ hauhshuauhsuha
    Sobre a número 4, acredita que já me perguntaram se eu estava sem calcinha / sutiã / nua? Isso foi quando eu estava com cosplay de Setsugen No Ao (Anime Ahimoneta). Não é só porque a personagem fica andando nua que eu vou estar haha eu estava com shorts e sutiã por baixo :p
    Conheci seu canal a pouco tempo, mas já estou fazendo imersão dos seus vídeos! Adorei! *_*

    ReplyDelete

Post a Comment

H-SAMA.com: TODOS os comentários serão lidos, respondidos com carinho (pode demorar uns dias então volte pra ver!).
+++
All comments are read and will be up. Come back to see it.