Cronograma Capilar pra Sereias Relaxadas 💣 TIRO, PORRADA E BOMBA 💣


#CabelodeSereia ?
Verão taí, piscina taí, mar taí e seu cabelo seco que nem palha de milho... bora virar o jogo!



Antes de eu começar deixa eu explicar:
Eu sou relaxada. 
Tenho preguiça até de pentear o cabelo. 
Ser relaxada não é ruim... é só uma coisa que a pessoa é.

Acho que pra ser chic eu poderia chamar de Fushoji. hehehe

Enfim, 
você pode chamar também de Cronograma Capilar pra Iniciantes, 
Ou de Cronograma Capilar LIGHT. Assita ao video pra facilitar!


As pontas ressecadas, os fios quebrando no meio e a falta de brilho nos cabelos podem indicar diversos problemas, os mais comuns são: “ressecamento, desbotamento da cor  e falta de nutrientes”. E isso se resolve com o cronograma!!






- Senta que la vem história! e me dá um like! -




Meu cronograma Light de fazer 
porém Pauleira 💪 nos resultados:

Toda SEGUNDA eu lavo a cabeça e faço hidratação. 

Use o Creme grosso "pauleira" 💪 que você mais gostar. Pode ser de Pacotinho, ampola... Tem que ser Creme Grosso. Massageia. Se ficar melhor pra você faça domingo. 20 min ou o que a descrição do produto mandar. Essa é a hidratação!



Fique 2 dias sem lavar a Cabeça: (TERÇA E QUARTA)


Nesses dias meta óleo do meio pras pontas dos fios. 
Estando seco ele chupa tudo. 
Eu vario com o que tenho aqui em casa: óleo de Argan. Azeite de oliva, coco... 
Na raiz nao. A raíz já tem oleo naturalmente. Escove o cabelo pra distribuir esse óleo natural da raíz pro meio do cabelo. O óleo que você vai passar é do meio pras prontas só pra suprir essa falta!  Essa é a nutrição.


Depois desse 2 dias lave a cabeça de novo. (QUINTA)

Dessa vez mete reconstrução ou creme pra FORÇA / FORTIFICANTE / QUERATINA  compre coisas com esses nomes se puder, se nao puder use um creme caseiro (receita abaixo) e deixa 15min. NUNCA NA RAÍZ.
Deixa 15 minutinhos e  Vem pro whatsapp esperar com a gente. Essa é a reconstrução.


Fique 2 dias sem lavar a Cabeça: (SEXTA E SÁBADO)
e repita o lance do óleo. 
Todo dia em que você não lavar a cabeça  passe óleo nas pontas. Não precisa ser óleo chic como eu falei no vídeo.

Depois de pulado esses 2 dias já é fim de semana de novo. 
Se você começou Segunda, DOMINGO é dia de usar trança ou coque.
Como é o dia que tenho tempo pra me arrumar pra sair eu capricho no visual.


Aí chegou SEGUNDA e você faz tudo de novo.
cabou!


Quem me viu um tempo atrás se surpreende com o tamanhão e volume que o meu cabelo está!! Considerando que eu uso química nas mechas, não está ruim!!


em 2013 ( Abril) x 2016 (Dezembro)
ps. Você como uma pessoa tem volume quando metade do cabelo está preso e ela ainda tem uma cabeça inteira cheiona!




 ♨♨♨ DICA H-SAMA: agora se você PRECISA lavar a cabeça todo dia porque é hultra mega oleoso aí vai a dica suprema: não use shampoo toda vez que você lavar a cabeça. Use vinagre de maçã. 


Seu problema não é sujeira é oleo desregulado. O vinagre balanceia o PH do cabelo. Deixa cabelo oleoso normal, cabelo seco normal. E da brilho. E faz o cabelo crescer. Ou seja. Pode ser usado da raíz às pontas 

Eu não sei essa química ou bruxaria que o vinagre tem mas é sensacional.

Dizem que diferentes vinagres fazem diferentes coisas, nunca testei, acho até que vou tentar, mas dizem que vinagre de arroz também é sensacional pra dar brilho.











RECEITAS CASEIRAS


Eu estava gastando MUITO DINHEIRO com produtos de cabelo, comprando linhas completas e não estava tendo efeito tão bom. Cortei por falta de grana mesmo e o resultado foi sensacional. 


AVISO (aquele blablabla por motivos legais): Não estou te afirmando que vai funcionar 100% com você. Estou dizendo que funcionou comigo, eu fiz, gostei e por isso estou compartilhando.

Eu não ganho nada em compartilhar receitas naturais com você! Faço por prazer em compartilhar. Eu também não sou mestre em química,  nem tenho curso de cabelo!!  Você testa se quiser, sob sua conta e risco. ok? #NãomeProcessaPorqueSouPobre





ANTES DE COMPRAR, ATENÇÃO PRA
REGRA DOS 5 PRIMEIROS INGREDIENTES: 

Você vai ver que toda vez eu repito isso, e isso tem que ser uma coisa pra sua vida! Se um produto diz ter um certo ingrediente, exemplo "máscara de argan" o argan tem que vir nos 5 primeiros ingredientes.

Os ingredientes são colocados na fórmula por ordem de quantidade. Ou seja, quanto mais na frente ele está, mais do ingrediente tem na fórmula.

E estando nos 5 primeiros você sabe que ele vai agir no seu cabelo (também serve pra outros produtos de pele também)

Se a sua "máscara de argan" vem com a lista assim nem compra: "água, glicerina, Lanolina, Pantenol, Acido cítrico, blablabla, blablabla, Palavra-gigantesca-que-você-não-vai-conseguir-ler-em-voz-alta, blablabla e óleo de argan"

Se o "princípio ativo" que está na frente do rotulo não estiver entre os 5 ou 6 primeiros ele NÃO É um principio ativo. Ele é igual à essência artificial de baunília, dá mais cheiro que gosto!!  É bom ter, mas não faz taaanta diferença...

Tem produtos BEM baratos, de empresas pequenas e locais que fazem prdutos ótimos e puros e tem produtos CAROS que o ingrediente vem lá no final. Óleo de Argan é danado pra ter isso. Por isso, Leia os rótulos.

(Pequena História: eu trabalhei com um professor de química que era também responsável por uma fabrica e ele me explicou isso e mudou a minha vida)



Hair changes color depending on location and type of situation (danger, love, sadness):


HIDRATAÇÃO

MAIZENA Poderosa 
colher de sopa de maisena bem cheia 
1 xícara de água 

(Mais barato que essa impossível!)
Essa é o tipo de máscara que SE EU NÃO VISSE Fotos Antes e Depois eu não acreditaria.
Aqui tem como fazer






AZEITE, COCO E MÁSCARA DE HIDRATAÇÃO
1 colher de sopa de Azeite
1 colher de sopa de óleo de coco
4 colheres de sopa RASAS de máscara de hidratação barata (precisa de menos se você tiver cabelos curtos) Aqui eu uso metade do pacote da  Máscara de Argan mais barataque eu achar.

Misture tudo e passe no cabelo por 20 min ou conforme a máscara pedir. O oléo de coco abaixa o frizz!





GLICERINA E MÁSCARA DE HIDRATAÇÃO
Glicerina é outra coisa que ajuda cabelos com frizz. Ela dá peso e preenche cabelos porosos e te deixa bonitona!


1 colher de sopa de Glicerina Bi destilada
1 tampa de Bepantol Derma Solução
2 colheres de sopa de Máscara de Hidratação (ou mais conforme o tamanho e volume do cabelo)




Misture tudo e passe no cabelo por 20 min ou conforme a máscara pedir. Use touca de alumínio, ou senta sob o Sol pra tomar um bronze. :)


Reza a lenda que você não deve usar essa bomba 💣 se o dia estiver seco. Eu não entendo de onde isso saiu. Isso É PARA cabelo seco. Moro no meio do deserto e não dá nada não, mas fica o aviso apenas por desencarbo de conciência pra experimentar em dias de humidade alta.


 ABACATE,  MEL e AZEITE
Essa é tanto hidratação quando nutrição. Ou seja, mata dois coelhos!

1 colher de Sopa de Mel (na falta 2 de acúcar e água)
1 ou 2 colheres de sopa de Azeite de oliva ou outro que você preferir (depende do tamanho do cabelo)
1/2 ou 1 abacate (de novo vai depender do tamanho do seu cabelo)
Misture tudo e passe a pasta na cabeleira, espere 20 min e lave. EU AMO de paixão essa máscara.
Aliás, ela é boa também pro rosto e até pra comer!! 

Ela hidrata e nutre a pele, porém é indicada pra quem tem pele seca ou para pés e mãos, ok? Se você está sofrendo com espinhas no rosto, deixa só nas madeixas...




PRA COMPRAR: Tanto faz a marca. Procure por essas palavras na lista dos 5 primeiros ingredientes da fórmula:
(naturais) algas marinhas, aloe vera, babosa, abacate, mel,
(quimicos) Pantenol, lanolina, glicerina, 





Marc Anthony Oil of Morocco Deep Hydrating Conditioning Treatment: Importada eu já experimentei a Marc Anthony Oil of Morocco Deep Hydrating Conditioning que de argan tem UMA GOTA.

Mas é altamente hidratante por conta dos produtos químicos que tem. É do tipo bomba química 💣. Como tem álcool e silicone eu uso só quando tem uma festa, casamento...

Como ativos ela tem Water (Aqua), Cetyl Alcohol, Behentrimonium Chloride, Cetrimonium Chloride  e Cyclopentasiloxane. (depois disso vem muito emoliente)

Muitos Palavrões! Vamos lá:

Cetyl Alcohol = emoliente, faz a mascara ficar grossinha (controla a viscosidade)
Behentrimonium Chloride = amonia. Serve pra preservar a fórmula e matar micróbios. 
Cetrimonium Chloride = amonia. Serve pra preservar a fórmula e matar micróbios. 
Ou seja tem mais preservante do que Argan.

Cyclopentasiloxane ( D5 ) é um silicone. Ele tem efeito emoliente. Ele NÃO ajuda em nada no tratamento porque tem efeito temporário: ele "encapa" o cabelo e faz parecer que o cabelo está sadio. Não trata, PORÈM dá efeito temporário de cabelo capa de revista. Todo mundo que usa gosta.






INSTANT MOISTURE® DAILY TREATMENT: Importada eu já experimentei INSTANT MOISTURE® DAILY TREATMENT da Paul Mitchell
Também química. Funciona porque é uma bomba emoliente 💣! (emoliente = coisinha que faz ficar molinho. Amolece / Amacia o cabelo)

Tem a mesma coisa que o pacotinho acima! Porém meu cabelo adora!

Ativos: Water/eau/aqua, cetyl alcohol (emoliente), behentrimonium methosulfate (amonia / preservante), isodoecane (emoliente), isohexadecane (emoliente), cetearyl alcohol (glicol ajuda na absorção), stearyl alcohol (viscosidade), hydrolyzed soy protein (proteína de soja), stearalkonium chloride (preservante), 
Tem também: panthenol, glycerin, e manteiga de karite, 







oil spill-looks cool, but bad for the environment!:


NUTRIÇÃO

Pensa assim: Nutrição = óleo. Aqui qualquer máscara com óleos tem função nutritiva, então uma máscara pode ser de hidratação E nutritiva ao mesmo tempo.

Explicando de maneira bem simples: o seu corpo não sabe se você está comendo um bolo com morangos ou uma torta com morangos. 

Tendo morango ele vai absorver os nutrientes. E isso é o importante.
Ter os morangos naturais e de qualidade. (e não só pozinho colorido)

E por isso eu compro a máscara mais barata no momento ou simplesmente uso óleos puros direto no cabelo. Geralmente usar o óleo puro é o mais barato,  rende mais, tem cheirinho bom e você não precisa lavar a cabeça!

É o que eu faço. 

Sabe antes de sair que você passa perfume? Então, eu passo meu perfume e depois o óleo. Virou rotina.




ÓLEOS "DO BÃO"

Pra comprar óleos só tem 2 regras: 

1. Compre óleos puros (sem misturas) ou de marcas que você já conheça e confie nas misturas;
2. Procure no rótulo por essas "palavras-chave":  puro, prensado a frio (cold pressed), extra virgem.

Na dúvida não compre nada caro.


Porque a industria de cosméticos faz os rótulos BEM confusos pra enganar mesmo! A gente pensa que está comprando uma coisa boa por ser mais cara mas é "merda" igual ao óleo bem baratinho da embalagem podrinha.


Pra comprar "merda" tanto faz o preço. E aqui eu falo com todo carinho: Qualquer "merda" é melhor que nada. 



Ou seja, É melhor passar um produto que não seja TÃO BOM do que não passar nada. 

Eu começei comprando "merda" pra testar, me convenci que funciona e daí parti pra produtos melhores e notei a diferença. Por isso hoje eu indico. Eu sempre testo antes de comprar coisas cara. EU JAMAIS compro o mais caro sem fazer testes, vai que meu cabelo não se adapta??



Se você quer fazer o teste e está sem dinheiro, comece por um barato mesmo. 

Não tem problema. Mas lógico que um produto melhor terá melhor resultado.



Fazendo direitinho você também vai ver a diferença. É igual a bolo, se a gente quase nunca assa um bolo a gente compra qualquer farinha, qualquer manteiga... agora se a gente CONHECE a diferença porque está acostumada a fazer bolos, aí você passa a ser exigente, não vai querer mais usar qualquer "merda" nos ingredientes.





"merda" = produtos com pouco do princípio ativo. Óleo vegetal misturado com óleo mineral ou similares pra "render".



ATENÇÃO: Tem muito óleo que vem misturado com óleo mineral ou similares o que não é legal. Em outras palavras: você quer o SUMO do limão, o concentrado,  e não 2 gotas de limão em um litro d'água.
A parada tem que ser concentrada pra dar a "pauleira" 💪 que você quer. Risos.

ps. o óleo mineral "emplastra" o cabelo. Não ajuda em nada, só dá volume no vidro. Parece que você está passando muito óleo, mas não tem quase nada do nutriente.





PRA COMPRAR: Tanto faz a marca. Procure por essas palavras na lista dos 5 primeiros ingredientes da fórmula:
(naturais) manteiga de karite, manteiga de castanha, óleo de coco, óleo de argan, óleo de rícino (esse fede!), óleo ou manteiga de cacau, óleo de amendoas, óleo de alecrim, óleo de qualquer fruta... são alguns exemplos
(quimicos) Vitamina B5 e outras vitaminas puras (mais fácil achar em ampolas)



Se você insiste em comprar máscaras prontas:
mascara-tratamento-capilar-argan-oil-28912.00: Eu não testei mas recomendaria a Máscara de Tratamento Inoar Argan Oil porque ela  é uma das poucas no Brasil que tem argan como ativo! A maioria diz que tem e não tem. Olha os ingredientes dela: AQUA, CETEARYL ALCOHOL, GLYCERIN, PARAFFINUM LIQUIDUM, POLYQUATERNIUM-7, ARGANIA SPINOSA OIL, BEHENTRIMONIUM METHOSULFATE, PARFUM, CYCLOMETHICONE, CETEARETH-20, CETRIMONIUM CHLORIDE, DISODIUM EDTA, CITRIC ACID, CHLOROMETHYLISOTHIAZOLINONE, METHYLISOTHIAZOLINONE, BUTYLPHENYL METHYLPROPIONAL, ALPHA-ISOMETHYL IONONE, COUMARIN, HYDROXYISOHEXYL-3 CYCLOHEXENE CARBOXALDEHYDE, LINALOOL.


EU USO ÓLEO PURO! Não sou fã de marca nenhuma, compro o óleo mais barato que eu achar na farmácia ou internet. Acho que você pode comprar só o óleo puro e ser feliz. Se um dia quiser fazer uma máscara, joga umas colheres do óleo na sua máscara hidratante e já é, mermão!


SUPER SKINNY® SERUM:
Importado eu já experimentei a SUPER SKINNY® SERUM da Paul Mitchell. Ela é uma bomba de brilho química 💣 e mega concentrada. Tem uma caralhada de emolientes e 


Minha mãe que me apresentou. E quem a conhece sabe que ela é negra, tem cabelo alisado e um dos mais lindos que você já viu na vida! As pessoas acham até que é peruca de tão perfeito.

STYLING TREATMENT OIL®: Não sei que magia tem nesse produto que faz o cabelo brilhar na hora e tem um cheiro ótimo. 
Uso antes de sair nesses dias que não lavo a cabeça. Como se fosse um perfume no cabelo, porém ajuda a tratar.

É caro, mas um vidrinho dura mais de um ano.


E pros dias que eu estiver de escova, babylyss ou prancha e quero um cheirinho a mais no cabelo eu uso a STYLING TREATMENT OIL® também da Paul Mitchell . 
Tem óleo de rícino e óleo de gengibre selvagem e um cheirinho bom que pra mim parece de "bala de coca-cola". 


What it is: BC Oil Miracle Finishing Treatments are based on the breakthrough Evaporating Technology, bestowing precious softness & opulent shine without leaving residues on the hair or overburdening it.:
Importado eu já experimentei em salão a OIL MIRACLE da Schwarzkopf, não comprei porque achei cara na época, porém vale porque faz o que promete! (eu sou pão dura, gente)

Ela tem óleo de semente de girassol e óleo de amarula como principios ativos (entre os 5),

DICA H-SAMA: você pode comprar o genério desses dois e misturar uma colher de cada na mão e passar no cabelo.




Bonacure_Oil_Miracle_Light_Finishing_Treatment__3_












Photography by Jennifer Squires Ross:

RECONSTRUÇÃO

A reconstrução serve pro seu cabelo não quebrar por estar fraco. É um remendo numa ponte pra ponte não cair. Os produtos devem: preencher os buracos, selar cutículas, proteger o fio pra não quebrar mais e ou extimula o crescimento de novos fios. Dificilmente um principio ativo faz isso tudo, por isso use coisas diferentes.

Basicamente as máscaras de proteína não são veganas.
Se você não é vegan basta fazer máscaras de ovo... com yogurte puro... com whey... e por aí vai. 



YOGURTE PURÃO
O iogurte tem ácido lácteo que é um poderoso emoliente e é a mesmíssima coisa que tem no meu creme importado que você vai ver lá embaixo. 



MÁSCARA DE OVO e AZEITE
2 Ovos + Azeite ou outro óleo que você gostar. Eu não tenho frescura! Mistura tudo e taca no cabelo! Fica show! É nutritiva e reconstrutora. (tem gente que coloca o yogurte, mel e até maionese aqui)




MÁSCARA DE POTEÍNA / WHEY
2 colheres de sopa  ou 1/2 scoop de proteína de trigo WHEY ou Soja em pó.
4 colheres de Yogurt

Basicamente são os ingredientes ativos do meu creme da Paul Mitchell.
Pra veganizar acho que daria pra trocar o Yogurt por leite de aveia (que também é proteína) e usar a sua proteína de soja em pó.





Gisele Bündchen lensed by Gilles Bensimon:



As receitas veganas são:



ABACATE COM LEITE DE COCO 
Siga a receita da máscara de abacate e adicione 1/2 Copo de Leite de Coco


VINAGRE DE MAÇÃ
RECEITA 1 normalzinha: misture 1 parte de vinagre de maçã com duas partes de água. 

Para minimizar o odor inicial (porque some), adicione algumas gotas de seu óleo essencial favorito. Use como um enxágue final após você lavar os cabelos. Pode ser usado de uma a duas vezes na semana.


RECEITA 2 PAULEIRA 💪 DA H: Joga vinagre puro na cabeça e deixa agir por 10min
Enxague com água, e já era, mermão!


MÁSCARA PAULEIRA 💪 DE CAFÉ
Outra máscara bomba 💣 que é nutritiva e reconstrutiva.

2 colheres de sopa de café
2 colheres de azeite / outro óleo vegetal que você gostar / Bephantol
4 colheres de máscara reconstrutiva ou de hidratação (conforme o tamanho do seu cabelo)

Misture tudo, deixe agir por 20min e seja feliz.


o Café na verdade não ajuda o corpo do fios que você já tem mas estimula a raíz e o couro cabeludo.
Assim o cabelo cresce mais rápido e ajuda o couro cabeludo a fabricar mais cabelinhos novos. Ou seja, ajuda quem está perdendo cabelo ou quem estagnou no crescimento.

Os óleos vegetais vão ajudar cada um do seu jeito e também ajudam no cheirinho.
Já o Bepanthol é uma bomba emoliente 💣. Tem mil ingredientes  (todos sitéticos) de emoliência.



PRA COMPRAR: Tanto faz a marca. Procure por essas palavras na lista dos 5 primeiros ingredientes da fórmula:
(naturais) cafeína (vegan), queratina,
(quimicos) queratina, arginina, ômega 6, pantenol, polímeros de acrilato, niacinamida e proteínas.

Alfa Parf Alta Moda Oil Argan - Máscara Umectante de Nutrição Profunda 300g - Máscara no Extra.com.br:
Brasleiras: Uma das mais baratas é a MÁSCARA OIL ARGAN ALTA MODA É da Alfaparf. Eu pessoalmente nunca usei mas vi um pessoal usando... e eles gostaram. Custa 30 reais e é do grupo Alfaparf, então eu compraria pra testar.

Não achei o site oficial da marca e nem os ingredientes listados! 

TODOS AS RESENHAS QUE EU VI a colocam como "nutrição" Eu discordo.

Achei esta foto na internet. Diz  o rótulo que é de ARGAN OIL mas de argan mesmo deve ter umas gotinhas bem lá no meio, porém ela tem bastante emolientes e proteína de trigo! Então eu a colocaria tanto como hidratante como reconstrutora. Fica a seu critério.






SUPER STRONG® TREATMENT: Importada eu já experimentei SUPER STRONG® TREATMENT da Paul Mitchell

Ela se diz só fortificante mas é também hidratante.

Funciona porque tem proteínas e isso preenche os "buracos" do cabelo danificado. Tem bastante essencias, mas os ativos mesmo são: 

Water/Eau/Aqua, Cetyl Alcohol (emoliente) , Stearamidopropyl Dimethylamine ( condicionador ), Cetyl Esters (emoliente), Hydrolyzed Vegetable Protein PG-Propyl Silanetriol (proteína natural de soja), Lactic Acid (emoliente), PEG-180 (humectante / estabilizante / faz ficar melequinha), Cyclopentasiloxane (emoliente), Dimethicone (silicone emoliente), Phenyl Trimethicone (silicone emoliente), Polyquaternium-59 (amonia / serve de filtro solar), 






ps. olha as tranças que eu falei. Escondem cabelo sujo numa boa! Vai por mim.

 :



Então é isso!
E fica aqui o desafio de você tentar isso por 4 semanas!!




Se você quiser compartilhar alguma técnica que usa, escreva pra gente nos comentários ou me manda em:
 hsamablog@gmail.com




Comments